Partilhar

Corrimento rosado, o que pode ser? Causas e recomendações

Corrimento rosado, o que pode ser? Causas e recomendações

O aspecto da secreção vaginal pode variar de mulher para mulher. No entanto, quando ela sofre alterações é um sinal de que o corpo está passando por uma mudança. Mudanças no cheiro, na consistência e na cor do fluxo podem indicar infecções vaginais como candidíase ou surgir como sintomas de uma doença sexualmente transmissível.

Na presença de corrimento rosado, recomendamos que você consulte o ginecologista assim que possível. Enquanto você espera a sua consulta, o ideal é saber identificar as causas de cada tipo de corrimento, como o rosado. Para esclarecer as suas dúvidas, o umCOMO reuniu todas as informações necessárias para responder à questão: Corrimento rosado, o que pode ser?

Como é o corrimento normal

A aparência exata da secreção vaginal em uma mulher pode variar conforme o seu estado hormonal. Porém, o mais comum é que o corrimento seja incolor ou possua um tom leitoso branco.

O aparecimento do corrimento na calcinha também é normal, já que uma vagina saudável libera secreção, a fim de promover a limpeza da região. Além disso, na vagina existem bactérias naturais e pH ácido que combatem infecções e previnem o acúmulo de corpos estranhos. A quantidade de secreção que o corpo cria todos os dias é outro fator que varia conforme os níveis hormonais da mulher. Mesmo dentro da normalidade o corrimento pode mudar de textura e cor, sendo mais aquoso ou espesso e mucoso.

Já a consistência precisa ser suave e sem grumos. O corrimento normal também pode apresentar odor leve. Durante a ovulação, que ocorre uma vez por mês, a secreção costuma ser mucosa e incolor.

A excitação sexual é outra razão para alterar a secreção, que se torna mais aquosa incolor ou ligeiramente branca. Já antes e depois da menstruação, o corrimento pode ser mais espesso e branco.

Corrimento rosado pode ser gravidez?

Em geral, o corrimento vaginal rosa é um dos primeiros sinais de gravidez. Isso ocorre porque o espermatozoide entrou no óvulo, deslocando-se até ao útero. A secreção cor de rosa significa excesso de muco vaginal com vestígios de sangue.

O aspecto rosado do corrimento é extremamente normal e ele pode aparecer poucos minutos após a relação sexual ou até três dias depois, já que o espermatozoide permanece vivo dentro do organismo feminino por esse período. Ou seja, a fecundação pode se dar até três dias depois do contato íntimo. A secreção cor de rosa pode ainda aparecer depois do parto. Nesse caso, a cor é referente ao revestimento do útero que é derramado após o nascimento do bebê.

No entanto, para que o corrimento rosado seja um sinal do início de uma gestação, é preciso que a mulher apresente outros sintomas, típicos do começo da gravidez:

Sintomas iniciais da gestação

Não é só a secreção cor de rosa que identifica uma gestação, existem muitos outros sinais, sendo que nem todos necessariamente serão apresentados pela mulher. A cólica ou dor abdominal é um deles, já que depois do óvulo ser fecundado, o fluxo sanguíneo na região pélvica aumenta.

As mamas também podem ficar doloridas, pois tornam-se mais sensíveis devido aos hormônios que estimulam as glândulas mamárias, a fim de preparar o corpo para a amamentação. Inchaço abdominal, acne, cansaço, enjoos e vômitos são outros sintomas comuns nas primeiras semanas de gravidez. Tontura, sono, aversão a cheiros fortes e variações de humor também indicam que uma gestação se inicia.

Para certificar-se é possível fazer o teste de gravidez, disponível em qualquer farmácia ou mesmo um exame de sangue. Depois, consulte a ginecologista.

Corrimento rosado com mau cheiro

Seja qual for a cor do seu corrimento, rosado ou não, a presença de mau odor indica que algo está errado. O cheiro desagradável indica que, provavelmente, você está sofrendo de uma infecção vaginal. Contudo, apenas um médico ginecologista pode confirmar a origem do corrimento rosado com mau cheiro e recomendar um tratamento adequado para o seu caso.

Sugestão: Acesse também o artigo O que significa corrimento com sangue para saber mais.

Corrimento rosado antes da menstruação

Muitas mulheres se perguntam se corrimento rosado antes da menstruação é normal. Na verdade, o fluxo vaginal rosa pode indicar nidação e início de gestação, sendo o sinal de que o óvulo fecundado implantou. Contudo, este sintoma pode apenas ser resultado de alterações hormonais no ciclo menstrual.

Caso você apresente corrimento rosado antes da menstruação e sofra de um atraso no período, faça um teste de gravidez após 7 dias para descartar esta possibilidade. Caso contrário, consulte o seu ginecologista para identificar o problema.

Corrimento rosado depois da menstruação

Corrimento rosado depois da menstruação depois da menstruação, o que pode ser? Quando surge após o sangramento menstrual, o corrimento rosado não indica nenhum problema, podendo apenas indicar a presença de vestígios de sangue no útero que necessitam ser expelidos através do corrimento.

No entanto, se você teve relação desprotegida e corre o risco de estar grávida, recomendamos que faça um teste de gravidez para excluir a possibilidade.

Sugestão: Acesse esse artigo e descubra também Menstruação rosa claro, o que pode ser?

Corrimento rosado, o que pode ser? Causas e recomendações - Corrimento rosado depois da menstruação

Corrimento rosado com cólica

Quando surge alguns dias antes da menstruação, o corrimento rosado com cólica pode apenas indicar que o sangramento menstrual se aproxima. Contudo, como mencionado antes, o corrimento rosado também pode ser um indício do início de uma gestação, sendo essencial fazer um teste de gravidez para comprovar que apenas se trata de um sinal normal de que o período está chegando.

Corrimento rosado depois da relação

Quando não é acompanhando de outros sintomas como dor, o corrimento rosado depois da relação não indica qualquer problema, sendo provocado pela rutura dos vasos sanguíneos vaginais. Caso você não sinta qualquer outro desconforto, fique tranquila, caso contrário consulte o seu médico de imediato.

Se você está grávida e apresentou corrimento rosado após a relação sexual, tenha em conta que a os vasos sanguíneos vaginais ficam mais frágeis nessa fase e que podem romper mais facilmente, provocando esse tipo de fluxo. Evite fazer esforços e fique atenta ao corrimento: se ele não desaparecer após algumas horas, consulte o seu obstetra assim que possível.

Corrimento rosado na gravidez

As alterações que ocorrem no corpo da gestante podem explicar o corrimento rosado na gravidez. O corrimento rosado no primeiro trimestre de gravidez é provocado pela implantação, sendo que esse processo de chama sangramento de implantação ou sangramento de nidação. Neste período, que corresponde às primeiras semanas de gestação, o corrimento rosado leve é normal.

Como o colo do útero recebe um fluxo de sangue maior, o útero sangra mais facilmente, podendo provocar um leve sangramento no exame pélvico ou na relação sexual. Isso pode resultar no corrimento rosa.

Se o corrimento rosa na gravidez progredir para sangramento intenso, ele pode indicar gravidez tubária ou até mesmo aborto, por isso fique atenta para a evolução do mesmo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Corrimento rosado, o que pode ser? Causas e recomendações, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Corrimento rosado, o que pode ser? Causas e recomendações

O que lhe pareceu o artigo?
111 comentários
A sua avaliação:
Gab
Hoje eu percebi um corrimento meio rosado transparente, não tive relações recentemente, e falta alguns dias para minha menstruação
A sua avaliação:
Diana Nicolas
Muito obrigada!! Me ajudou
Laos
Obg amei?
A sua avaliação:
Soraia
Agradeço o esclarecimento sobre causas de corrimento rosado.
Viviane
Oi meu nome é Viviane Bom queria tirar uma dúvida minha mestruaçao está atrasada e no 4° dia de atraso fiz xixi e sequei saiu tipo um corrimento rosa claro duas vezes no mesmo dia fiz o teste de gravidez no dia seguinte e deu negativo. Minha mestruaçao estáva prevista para dia 05/03/18 e até hj não veio posso está grávida? Quantos dias após o corrimento rosa posso fazer um
obs:O teste que eu fiz foi o de farmácia
A sua avaliação:
Daniela Lacerda
Me ajudou muito! Estava tentando entender o que está provocando esse tipo de corrimento rosado e fiquei mais tranquila depois de ler a matéria. Obrigada, valeu gente!
Rayane cristina
Ha alguns dias atras , nao me lembro o dia. Certo . tive relaçao com meu marido depois que terminamos fui ao banheiro e ao me limpa saiu um pouco de sangue , achei qie fosse minha mestruaçao chegando , porem no dia seguinte ja nn saiu mais nada depois de uns dias quando eu me limpava saia no papel um cosa bem clarinho .. Oque pode ser ???? Alguem pode me explica . pfv .
Elizangela
Corrimento rosado.tipo só deu p ver quando foi tomar q fui mim Ásia. Aí veio no dedo corrimento bem risada.tambem durante o dia eu sentir um pouco de cólicas....obgd
Rayane
Então eu estou tendo muita dor de estômago e cólica, primeiro tive um sangramento bem escuro aí foi clareando agr está um marrom bem claro estou com medo pode ser gravidez ? São esses msm o efeito da pílula do dia seguinte
Editor umComo.com.br
Oi Rayane! Você pode conferir os efeitos colaterais da pílula do dia seguinte nesse artigo: https://relacoes.umcomo.com.br/artigo/quais-os-efeitos-colaterais-da-pilula-do-dia-seguinte-20152.html
Larissa
Olá gente espero que possam me ajudar, tenho 16 anos e não sou sexualmente ativa, menstruei dia 0
30/08 e a menstruação estava normal quanto ao fluxo e cólicas durou até o dia 03/09, mas 09/09 5 dias depois do fim da menstruação estou tendo corrimento rosa claro, com sangue provavelmente. Queria saber se alguma de vcs já teve algo parecido, pesquisei na internet mas n acho nada mto específico não utilizo Anticoncepcional e ainda sou virgem. Me ajudem se puderem, obrigada!
Camila
voce teve alguma resposta do que pode ser aconteceu comigo

Corrimento rosado, o que pode ser? Causas e recomendações
1 de 2
Corrimento rosado, o que pode ser? Causas e recomendações

Voltar ao topo da página