Outros Saúde na mulher

Menstruação rosa claro, o que pode ser?

Letícia Lima
Por Letícia Lima. 18 outubro 2017
Menstruação rosa claro, o que pode ser?

A menstruação ocorre quando o óvulo lançado pela mulher não foi fecundado. A cor, textura e cheiro da menstruação são indícios que mostram se a saúde íntima da mulher vai bem ou não. Muitas mulheres ficam preocupadas com alterações em seu fluxo menstrual por medo de uma possível gravidez, contudo, essa suspeita nem sempre se confirma. No entanto, é importante saber mais sobre seu fluxo e ciclo menstrual a fim de conhecer melhor seu corpo e os sinais dados por ele, evitando e prevenindo problemas de saúde tão cedo quanto possível. “Menstruação rosa claro, o que pode ser?” é um guia elaborado por umCOMO para tirar suas dúvidas.

Menstruação rosa é normal?

Em geral, a menstruação apresenta uma cor vermelha intensa. A quantidade de fluxo varia conforme o dia e também de mulher para mulher. Por isso, quando a menstruação é vermelho claro e rala, muitas mulheres ficam preocupadas se isso é normal ou não. Em primeiro lugar, umCOMO recomenda que você consulte seu ginecologista sempre que suspeitar que algo não vai bem com sua saúde íntima - este é o profissional ideal para avaliar seu caso.

No entanto, a menstruação pouca e rosada pode ser um sinal de flutuação hormonal, algo normal no corpo de qualquer um. Essa flutuação se dá devido a muitos fatores, além de ciclos normais do próprio corpo. Menstruação pouca e rosada também pode significar que o fluxo menstrual está menos intenso, o que pode ocorrer por diversos motivos, entre eles o estresse - veja como o estresse afeta a menstruação. Tudo isso é normal e não indica que a mulher necessariamente está grávida ou com algum problema de saúde.

Para as mulheres que tomam pílula anticoncepcional, a menstruação clara e rala fora do período de pausa da cartela pode indicar um sangramento de escape. Nesse caso, é preciso procurar seu ginecologista e solicitar uma nova pílula que melhor se adeque às suas necessidades, pois o sangramento de escape pode indicar uma dosagem hormonal insuficiente.

Além do exposto acima, a menstruação rosa pode ser sinal de síndrome dos ovários policísticos, síndrome essa que traz diversos transtornos à saúde feminina. Confira nosso artigo sobre quais são os sintomas dos ovários policísticos e caso apresente alguns dos sintomas indicados, procure seu médico de confiança e faça os exames solicitados (em geral, pede-se um ultrassom e um exame de sangue).

Já a menstruação aguada também pode significar um fluxo mais fraco, o que é normal e varia do corpo de mulher para mulher. Não é necessário se preocupar. No entanto, se a menstruação rosa e aguada aparecer com frequência, é necessário procurar um especialista e realizar exames para obter um diagnóstico preciso.

Tipos de menstruação na gravidez

Algumas mulheres apresentam um sangramento durante a gravidez e o confundem com a menstruação. Isso se trata de assumir algo erroneamente, isso porque não é possível menstruar na gravidez. Logo, não há tipos de menstruação na gravidez. A gravidez ocorre quando o óvulo é fecundado - dessa forma, não é possível que ocorra a menstruação (que é o processo justamente contrário - trata-se da eliminação do óvulo não-fecundado).

No entanto, no período de nidação (quando o óvulo fecundado se fixa ao útero) ocorre um pequeno sangramento que deixa grande parte das mulheres alarmadas e confusas. Contudo, esse sangramento não é rosa claro, e sim marrom ou vermelho escuro (conhecido popularmente como “borra de café”). Ou seja, é a menstruação mais escurecida que pode indicar gravidez, e não a clara. Veja mais informações em nosso artigo “Grávida pode menstruar?”!

Além do mais, a menstruação atrasada não é motivo para pânico. Como foi dito, diversos fatores interferem na menstruação, entre eles o estresse. Também podem atrasar a menstruação: problemas na glândula tireoide, alimentação pobre em nutrientes, infecções, etc. O artigo de umCOMO “como saber se estou grávida?” pode eliminar suas dúvidas quanto a esse tema.

Portanto, fique tranquila e, em caso de dúvidas, compre um teste de gravidez na farmácia mais próxima.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Menstruação rosa claro, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • Observar os ciclos do próprio corpo é muito importante. Baixe um aplicativo do tipo “calendário menstrual” e tenha sua menstruação sob controle.
  • É fundamental ir ao ginecologista ao menos uma vez por ano para realizar os exames de rotina. Não seja negligente com sua saúde, cuide-se!
  • Não tome pílula anticoncepcional sem prévia indicação médica, pois o uso de uma pílula inadequada pode provocar problemas graves de saúde.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
silviane santos gomes viana
estava fazendo relaçoes sexuais com meu esposo quando saiu um liquido pastoso e rosado mais bem pastoso mesmo e como sou tentante sera que posso estar gravida nunca saiu dessa cor as outras vezes e veio antes da menstruação
isabel Rodrigues
Minha Amiga ten uma menstruacao amarelada e so vem 1 dia e nao quer ir so medico o que pode ser?
BRUNA
Olá Bom dia! Gente minha menstruação são 6 dias e desce muito, desde o mês de janeiro anda acontecendo coisas estranhas, por exemplo desceu antes da data . Em janeiro veio dia 12 e dia 13 foi embora e dia 1 fico saindo só restinho e acabo, não desceu mais nada, e eu senti algumas coisas estranhas mais fiz exame não constou gravidez, o médico mando eu esperar descer normalmente ai quando foi em fevereiro eu senti uma cólica super forte quando foi ao banheiro sangrei e parou ok ... dia 7 sangrei pouco dia 8 não sangrei quando foi dia 9 ( tudo de fevereiro ) quando vou ao banheiro fazer xxixi quando me limpo sai um sangue puxando pro rosado. Meus seios estão doendo horrores, dessa vez não fiz teste, mais também não estou na esperança de poder estar gravida . obs: minha mesntruação desce todo dia 20 em 6 meses com meu parceiro esta acontecendo pela primeira vez essas mudanças duas ne por que em janeiro também eu não tomo anticoncepcional não me previno porque ele já tem 30 anos e quer um bebe. Mais já marquei consulta cm o GO pro dia 19.02 pra vê oque realmente tenho queria apenas desabafar...
Menstruação rosa claro, o que pode ser?