Fluxo vaginal

O que é sangramento de escape (spotting) - É possível parar?

O que é sangramento de escape (spotting) - É possível parar?
Imagem: rosa-tv.com

O sangramento de escape, também chamado de spotting, é um fenômeno comum que acontece com frequência no corpo feminino. Pode ocorrer em qualquer mulher, grávida ou não, e pode até estar relacionado com o uso de anticoncepcionais. Existem muitas causas possíveis para o aparecimento do sangramento de escape, podendo ser motivo para preocupações ou algo completamente normal. Nesse texto do umCOMO, você poderá conhecer as causas e a s características dessa situação incômoda. Para identificar a origem do problema e saber se existe necessidade de consultar o seu médico, continue lendo esse artigo que explica o que é o sangramento de escape.

Também lhe pode interessar: Menstruação adiantada pode ser gravidez?

Índice

  1. O que é sangramento de escape?
  2. Causas do sangramento de escape
  3. Características do sangramento de escape
  4. Sangramento de escape na gravidez
  5. É possível parar sangramento de escape?
  6. Quando ir ao médico por sangramento de escape?

O que é sangramento de escape?

O sangramento de escape é um sangramento leve que ocorre no meio do ciclo, ora do período do aparecimento da menstruação. Geralmente, o sangramento não tem grande intensidade mas deixa a mulher desconfortável.

O sangramento de escape indica, geralmente, que existe algo de errado com o corpo da mulher. Apesar de ser um problema comum, é recomendado que procure outros sinais que acompanhem esse sintoma para identificar o que o sangramento significa.

Causas do sangramento de escape

  • Pílula com quantidade hormonal inferior ao necessário: a principal causa do sangramento de escape é a toma de uma pílula demasiado fraca para a mulher. Isso implica que o medicamento não contem hormônios suficientes para o organismo, provocando o sangramento.
  • Pílula do dia seguinte: tomar a pílula do dia seguinte para se proteger contra uma gravidez indesejada pode causar sangramento fora do ciclo menstrual.
  • Pílula interrompida: se você se esqueceu de tomar o anticoncepcional ou não tomou o medicamento no dia e hora correto, pode ter sangramento de escape.
  • Estresse: o estresse pode causar sangramento leve fora da data. Procure relaxar com exercícios e terapia.
  • Síndrome do ovário policístico: as mulheres que sofrem de síndrome do ovário policístico podem ter sangramento de escape várias vezes na sua vida, devido à irregularidade do sue ciclo menstrual.
  • Infecção urinária: as infeções urinárias podem provocar sangramento de escape. Consulte o seu médico para que ele recomende um medicamento antibiótico.
  • Exames ginecológicos: os exames ginecológicos podem provocar uma perda ligeira de sangue. Se fez um papanicolau ou outro exame recentemente, relaxe porque é uma situação comum e normal.
  • Pólipos uterinos: os pólipos uterinos, que nem sempre necessitam de tratamento, podem ser uma causa do sangramento.
  • Problemas na tireoide: as mulheres que sofrem de problemas na tireoide podem aumentar o consumo de selênio, iodo e zinco para prevenir o sangramento.
O que é sangramento de escape (spotting) - É possível parar? - Causas do sangramento de escape

Características do sangramento de escape

O sangue do sangramento de escape é diferente do sangue da menstruação, pois a sua cor é menos viva. Portanto, o sangramento de escape marrom é comum.

Sangramento de escape dura quantos dias?

A duração do sangramento também costuma ser inferior ao período menstrual, podendo até ocorrer em apenas um dia ou durar até 5 dias.

Por vezes, o sangramento de escape apenas mancha a calcinha, nem existindo necessidade de usar absorvente íntimo. Geralmente, o sangramento de escape envolve 2 colheres de sangue enquanto a menstruação ronda as 8 colheres.

Sangramento de escape e cólica

O sangramento de escape não vem acompanhado de cólicas menstruais ou inchaço, pelo que é fácil de diferenciar da menstruação. Saiba mais sobre o tema no artigo: menstruação com borra de café com cólica, o que pode ser?

Sangramento de escape na gravidez

O sangramento de escape é bastante comum no início da gravidez. Existem vários motivos para que ocorra uma ligeira perda de sangue durante a gravidez:

  • Sexo;
  • Nidação;
  • Exames ginecológicos;
  • Reprodução assistida;
  • Miomas ou pólipos;
  • Infecções;
  • Medicação anticoagulante;
  • Início do trabalho de parto.

Seja qual for o motivo, as mulheres grávidas devem consultar um médico imediatamente no caso de sangramento de escape. Só assim será possível confirmar motivo e a gravidade do sangramento. As causas podem ser situações descomplicadas e sem importância para o bem estar da mamãe e do bebê, mas o melhor é consultar um profissional para ficar tranquila.

Sangramento de escape pode ser gravidez?

Não, o sangramento de escape propriamente dito não pode ser considerado gravidez. No entanto, o sangramento fora do período menstrual 2 ou 3 dias após relações sexuais desprotegidas pode ser sim um sintoma de gravidez. Isso pode acontecer quando o óvulo foi fecundado no útero. Nesse caso, o sangramento não é considerado 'de escape'.

Para outros sintomas de gravidez consulte: 10 primeiros sinais de gravidez

O que é sangramento de escape (spotting) - É possível parar? - Sangramento de escape na gravidez

É possível parar sangramento de escape?

O natural é que o sangramento de escape aconteça por um breve período e cesse naturalmente. Mas algumas mulheres se incomodam com isso e existem algumas maneiras de tentar parar:

  • Diminuir o consumo de cigarro, se a pessoa for fumante;
  • Medicamentos específicos receitados por um ginecologista.

Sugestão: Escape menstrual dura quanto tempo?

Quando ir ao médico por sangramento de escape?

A visita ao ginecologista após o sangramento de escape é recomendada, quando:

  • O sangramento de escape excede os 5 dias de duração;
  • O sangramento de escape se repete por mais de três ciclos;
  • O sangramento excessivo acontece após as relações sexuais;
  • O sangramento vaginal surge durante a menopausa.

O médico pode ter de fazer exames de diagnóstico como o papanicolau, ultrassom ou colposcopia para determinar a origem do problema e, se necessário, iniciar um tratamento.

Agora que você já sabe o que o que é o sangramento de escape e o que pode fazer nessa situação, dê uma olhada nesses artigos sobre saúde íntima feminina:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é sangramento de escape (spotting) - É possível parar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
SIMONE
SANGRAMENTO DE ESCAPE TODOS OS DIAS QUERO PARAR
Imagem: rosa-tv.com
1 de 3
O que é sangramento de escape (spotting) - É possível parar?