Remédios caseiros para reduzir o fluxo menstrual
O fluxo menstrual abundante é uma condição comum que muitas mulheres apresentam e que pode gerar um grande incômodo. Conhecida medicamente como menorragia, pode trazer consigo complicações como a anemia quando se trata de fluxos muito abundantes, além de ser um possível sintoma de alguma condição ginecológica subjacente. Se as suas menstruações sempre foram abundantes ou se o problema se apresentou de forma recente, é importante consultar um especialista para determinar as causas desta condição,; ao mesmo tempo, é possível recorrer a algumas alternativas naturais que ajudarão você a diminuir o sangramento. Em umComo.com.br damos a você alguns remédios caseiros para reduzir o fluxo menstrual abundante que poderá aplicar facilmente.
Passos a seguir:
A menorragia caracteriza-se por períodos com sangramentos muito abundantes, o principal sinal de que isto ocorre se manifesta devido à necessidade de mudar o absorvente ou absorvente interno de forma muito frequente, a cada hora ou a cada 2 ou 3 horas, devido ao fluxo excessivo. Além disso, costumam apresentar-se coágulos de sangue com frequência, dores no ventre, cãibras e desconforto.
Uma vez que tenhamos determinado que realmente sofremos desta condição, é oportuno determinar a causa, por isso recomenda-se consultar um ginecologista para uma revisão completa, especialmente se o fluxo abundante começar de forma repentina e sem causa aparente.
A causa mais frequente do sangramento menstrual abundante são os desequilíbrios hormonais nos quais a produção de estrogênio e progesterona não é adequada. Ambos hormônios, quando trabalham de forma equilibrada, ajudam a garantir a correta formação do endométrio que, ao não abrigar um feto, se desprenderá dando lugar ao fluxo menstrual. Mas quando algum dos dois hormônios não trabalha bem, o endométrio pode se formar em excesso, dando lugar a fluxos abundantes.
A falta de progesterona é outra das condições hormonais que pode levar à menorragia. Ambas condições costumam se produzir habitualmente em adolescentes que acabam de começar a menstruar ou em mulheres que estão perto da menopausa.
Outras das causas dos fluxos abundantes são:
- Ausência de ovulação ou anovulação.
- Uso do DIU.
- Condições ginecológicas como endometriose, miomas uterinos, pólipos ou doença inflamatória pélvica.
- Problemas de coagulação.
- Ingestão de medicamentos anticoagulantes ou anti-inflamatórios.
- Problemas de tireoide ou renais.
- Antecedentes de aborto espontâneo ou gravidez ectópica.
Perante estas diversas possibilidades, a recomendação é consultar um ginecologista para determinar a causa da menorragia.
Se você sofre de fluxo menstrual abundante é importante evitar os banhos muito quentes, assim como as compressas quentes, pois as altas temperaturas dilatam os vasos sanguíneos, favorecendo a um sangramento maior. Ao invés disso, recomendam-se as compressas frias aplicadas na zona do ventre durante 15 minutos, o frio ajudará a contrair os vasos sanguíneos e a reduzir o sangramento e a dor.
Pode aplicar as compressas a cada 4 horas.
Um dos remédios caseiros para reduzir o sangramento menstrual abundante mais utilizado consiste em misturar 2 colheres de chá de vinagre de maçã em um copo de água para depois ingerir a bebida. Este ingrediente ajuda a reduzir a fadiga, a irritabilidade e também a quantidade de fluxo, recomenda-se consumir 3 copos ao dia durante todo o ciclo menstrual.
A canela não é só uma planta aromática apreciada e deliciosa, mas também se trata de um ingrediente ideal para reduzir o sangramento menstrual abundante. A melhor forma de utilizá-la é ingerindo-a em infusão; para prepará-la, deverá adicionar dois pauzinhos de canela a uma xícara de água fervendo, deixar em ebulição por 2 minutos e depois retirar e deixar repousar 5 minutos antes de beber. Se não tiver em pau pode adicionar uma colher de chá de canela em pó na água.
Recomenda-se ingerir 2 xícaras desta bebida durante o período.
Como uma das propriedades do alcaçuz é regular a presença de estrogênios em nosso corpo, é considerado um dos remédios caseiros para reduzir o sangramento menstrual abundante mais populares e eficazes. A melhor forma de consumi-lo é em infusão adicionando 20 gramas de raiz de alcaçuz a um litro de água previamente fervida. Deixe repousar a mistura 10 minutos antes de tomar, recomenda-se ingerir 3 xícaras ao dia.
É importante evitar esta planta se você sofre de hipertensão, insuficiência renal ou diabetes.
Leia também: Corrimento marrom claro, o que pode ser?
Outros remédios caseiros para reduzir o fluxo menstrual são:
- Sementes de coentro: prepare uma infusão com uma colher de chá de sementes em duas xícaras de água, deixe ferver até que a água tenha se reduzido pela metade. Tire do fogo, coe e beba, recomenda-se ingerir 2 ou 3 xícaras diárias durante o período.
- Infusão de framboesa: devido ao seu conteúdo de taninos, reforça o útero e reduz o sangramento. Adicione 1 colher de chá de folhas de framboesa a uma xícara de água fervendo, deixe repousar 10 minutos e depois beba. Podem ser ingeridas 3 xícaras ao dia.
Além disso, é recomendável aumentar a ingestão de alimentos ricos em ferro para prevenir a anemia, que pode ocorrer devido à perda abundante de sangue, e de alimentos ricos em magnésio para equilibrar o funcionamento hormonal. Não consumir suplementos destes minerais sem autorização prévia médica.
Leia também: Como fazer a menstruação descer o mais rápido possível
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para reduzir o fluxo menstrual, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.