Os primeiros sinais da gravidez

Pode fazer teste de gravidez menstruada?

Pode fazer teste de gravidez menstruada?

O primeiro sinal de gravidez costuma ser o atraso na menstruação, isso porque geralmente mulheres grávidas param de menstruar. Só que é razoavelmente comum que mulheres grávidas continuem menstruando e que acabem ignorando todos os outros sintomas por pensarem que teste de farmácia positivo e sangramento significam que o teste está errado. Para saber se você está grávida o método mais fácil é o teste de gravidez de farmácia, mas será que se pode fazer teste de gravidez menstruada? Para descobrir essa resposta e outros sintomas da gravidez, leia este artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Quando fazer o teste de gravidez HCG

Índice

  1. Por que mulheres grávidas geralmente param de menstruar?
  2. Posso fazer o teste de gravidez de farmácia mesmo menstruada?
  3. Pode fazer exame de sangue de gravidez menstruada?
  4. Quais são os sintomas da gravidez?
  5. O que devo fazer após a confirmação de uma gravidez?

Por que mulheres grávidas geralmente param de menstruar?

No interior do útero de toda mulher existe um tecido rico em sangue chamado endométrio, a função do endométrio é abrigar e proteger o óvulo fecundado, além de também servir de apoio para que ele possa se manter estável dentro do útero. Quando se menstrua, junto ao sangue é possível observar um tecido grosso também avermelhado, o tecido que observamos é o endométrio, assim que a menstruação acaba o tecido volta a se construir para o caso de uma gravidez, por isso mulheres menstruam todo o mês.

Quando a mulher engravida, o endométrio passa a ter uma função durante a gravidez e, por consequência, a mulher para de menstruar, já que esse tecido antes eliminado agora será indispensável para a gestação e saúde do feto.

É muito comum que mulheres se confundam e pensem que a nidação é uma menstruação, já que a nidação é um corrimento de sangue que muito comumente ocorre logo nos primeiros dias de gravidez, para saber mais e tirar dúvidas, veja quais são os sintomas de nidação.

Posso fazer o teste de gravidez de farmácia mesmo menstruada?

Em situações comuns nas quais houve o atraso na menstruação e a mulher suspeita estar grávida, o ideal é que se espere até 14 dias após o primeiro dia do atraso para realizar o teste. A recomendação dos 14 dias ocorre porque o teste de farmácia mede a quantidade de um hormônio específico na urina e esse hormônio não começa a ser produzido de forma detectável logo nos primeiros dias de gravide, sendo assim, quando a mulher realiza o teste antes desse prazo o resultado do exame pode ser negativo ainda que esteja grávida.

Apesar do tempo recomendado de 14 dias, quando a mulher desconfia que está grávida mesmo menstruada é possível realizar o teste tanto durante e também fazer o teste de gravidez depois da menstruação, afinal, a menstruação não altera o teste de farmácia e o sangue não altera o resultado do teste de farmácia.

Entenda: Quantos dias depois da menstruação posso engravidar?

Pode fazer exame de sangue de gravidez menstruada?

O exame de sangue de gravidez, chamado de beta-hCG, pode sim ser realizado durante a menstruação e o sangramento em nada irá interferir no resultado, ou seja, fazer teste de gravidez menstruada dá positivo apenas quando a mulher está efetivamente grávida.

Leia também: Teste de gravidez caseiro com Coca Cola funciona?

Quais são os sintomas da gravidez?

Os sintomas da gravidez são diversos e apresentá-los ou não depende de cada pessoa e de cada gravidez, ou seja, você pode estar grávida quase sem apresentar sintomas mas também pode ter logo de inícío sintomas que indiquem a gravidez de forma que é difícil negá-la.

Os principais sintomas da gravidez são:

  • Atraso na menstruação;
  • Corrimento de sangue distinto da menstruação;
  • Cólica;
  • Espinhas na pele do rosto;
  • Inchaço nos seios;
  • Vômito e náusea;
  • Sensibilidade a odores;
  • Constipação;
  • Vontade de urinar;
  • Grande produção de gases;
  • Dor de cabeça.

Se você deseja estar grávida e não apresenta os sintomas acima, não se preocupe, pois isso nao quer dizer que não houve a fecundação, apenas que seu corpo está reagindo de forma fora do usual.

Sugestão: Que tipo de corrimento indica gravidez?

O que devo fazer após a confirmação de uma gravidez?

  1. Procure um médico especialista: a gravidez é um processo extremamente delicado e o acompanhamento médico desde o início é extremamente necessário, um médico obstetra fará diversos exames para saber como vai sua saúde e quais são as medidas necessárias para que você tenha uma gravidez tranquila e sem preocupações.
  2. Tome vitaminas: Os exames realizados pelo médico de sua escolha indicará o que está faltando em sua alimentação e poderá tanto recomendar uma dieta mais saudável que supra suas necessidades quando vitaminas que te ajudarão e se manter bem o suficiente para suprir as suas necessidades e também as do bebê.
  3. Procure realizar atividades físicas: Com a evolução da gravidez ficará cada vez mais difícil se movimentar, entretanto, é recomendado que mulheres grávidas realizem atividades físicas suaves para manter o corpo saudável.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode fazer teste de gravidez menstruada?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Fabiana da Silva celestino
Eu misturei duas vezes no mês mesmo assim posso estar grávida
A sua avaliação:
Neila

Posso fazer o teste de gravidez dois dias antes quando desce o sangue??
Indayane Pereira almeida
Preciso saber por favor
Indayane Pereira de Almeida
Ola meu nome er indayane queria saber uma coisa minha mestroacao atrasou 14 dias e minha mestroacao derceu no primeiro dia estaav claro a mestroacao agora está escuro o q vc acha posso está grávida?
Pode fazer teste de gravidez menstruada?