Partilhar
Partilhar em:

É possível menstruação vazar na piscina?

Quem é mulher sabe que tem um período do mês que tudo muda por causa da menstruação. Algumas se tornam mais sensíveis, outras sentem dores e cólicas- os sintomas variam. O que raramente muda é a baixa de confiança que acontece nesse período para a prática de algumas atividades específicas e até vestir determinadas roupas.

Nadar é quase um tabu quando o assunto é menstruação, a roupa de banho pede o uso de absorventes internos ou então, até sem nada. Mas nem todo mundo tem confiança e disposição suficiente para entrar na água "naqueles dias".

Se você já se perguntou alguma vez se é possível menstruação vazar na piscina, atente-se às informações que o umCOMO reuniu sobre o assunto.

Menstruação vazar na piscina é mito?

Além de ser tabu, menstruação vazar na piscina traz à tona alguns mitos e lendas urbanas sobre o tema. Talvez o mais famoso deles seja aquela história de quando você entra na piscina menstruada, a pressão da água acaba servindo como um tampão natural e acaba interrompendo o fluxo. Isso é mito.

Se formos responder a questão "é possível menstruação vazar na piscina" ao pé da letra, a resposta é SIM. Diferente do que dizem por aí, o fluxo menstrual não é interrompido pela pressão da água.

O que acontece é que o fluxo acaba se diluindo na água. A quantidade é tão pequena perante ao volume de água de uma piscina, do mar, e até uma banheira, que é quase impossível que o sangue seja notado.

Outra explicação é o fato da possibilidade de os vasos sanguíneos da região se contraírem com a temperatura da água quando está fria. O que acaba deixando o fluxo mais difícil de sair, mas mesmo assim ele continua ativo.

Como nadar menstruada?

Portanto, como comentado anteriormente, o fato de estar menstruada não deve ser um empecilho para que você entre na água. Se você foi pega de surpresa pela sua menstruação ou não é adepta de absorventes, pode nadar sem medo de que uma nuvem de sangue fique ao seu redor nessa situação. Deixe uma toalha a mão na hora de sair da piscina e pode caminhar tranquilamente para o banheiro. Uma cachoeira de sangue não vai começar a jorrar de você.

Nadar sem absorvente não é indicado por ser anti-higiênico com as outras pessoas que também compartilham a piscina. Mas, saber que o seu sangue não será visível pode acalmar seus nervos em um momento em que você foi pega desprevenida.

Para aproveitar um dia de piscina ou praia menstruada e sem noias, o mais indicado é usar um absorvente interno ou um coletor menstrual. Certifique-se de ter inserido da maneira correta e assim você não terá problemas nem inseguranças com a possibilidade que eles saiam no meio da piscina ou vaze o seu fluxo. E lembre-se de trocá-los de tempos em tempos. No caso do absorvente interno em dias de fluxo intenso, o mais indicado é de no máximo de 4 em 4 horas.

Absorventes externos não são indicados nesse caso pois incham muito com a absorção de tanta água e podem acabar se despedaçando.

Já vimos que você pode nadar no dia em que você quiser, independente de estar menstruada ou não. Mas se mesmo assim você está insegura, aposte em roupas de banho de cores mais escuras. Assim, mesmo se o fluxo vazar fora da piscina, dificilmente alguém perceberá.

Veja também: Menstruada na praia, o que fazer?

Como interromper a menstruação

Se ainda assim você não se sente confortável para nadar menstruada, recomendamos o artigo Como interromper a menstruação imediatamente.

Se deseja ler mais artigos parecidos a É possível menstruação vazar na piscina?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre É possível menstruação vazar na piscina?

1 de 3