Fluxo vaginal

Pode entrar na piscina menstruada?

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 6 abril 2020
Pode entrar na piscina menstruada?

Quem é mulher sabe que tem um período do mês que tudo muda por causa da menstruação. Algumas se tornam mais sensíveis, outras sentem dores e cólicas - os sintomas variam. O que raramente muda é a baixa na confiança que acontece nesse período para a prática de algumas atividades específicas e até vestir determinadas roupas. Nadar é quase um tabu quando o assunto é menstruação, a roupa de banho pede o uso de absorventes internos ou então, até sem nada. Neste post do umCOMO queremos esclarecer: pode entrar nas piscina menstruada, sim! Você só precisa tomar algumas precauções para evitar qualquer situação que possa fazer você se sentir desconfortável. Entenda como entrar na piscina menstruada e bom mergulho!

Índice

  1. O que é e por que ocorre a menstruação?
  2. Pode entrar na piscina menstruada?
  3. Como nadar menstruada
  4. Biquínis menstruais
  5. Como interromper a menstruação

O que é e por que ocorre a menstruação?

A menstruação é a marco do início de um novo ciclo menstrual, ciclo esse que dura aproximadamente 1 mês, variando de mulher para mulher, sendo o normal que o ciclo dure entre 22 e 32 dias.[1]O ciclo menstrual é dividido em duas partes:

  • Fase folicular: essa primeira fase dura do início da menstruação até o momento da ovulação. No início da fase, há baixa taxa de produção dos hormônios estrogênio e progesterona. Após 7 dias, há o desenvolvimento dos folículos uterinos e aumento da produção de estrogênio, até que um dos folículos se torna dominante e libera um óvulo, processo que se finaliza na metade do ciclo menstrual.
  • Fase luteínica: essa fase tem início no momento da ovulação e acaba com o início do próximo ciclo, ou seja, com o início da próxima menstruação. No início da fase luteínica ocorre o período fértil feminino e o folículo que ovulou começa a produzir progesterona. Caso a mulher não engravide, a produção hormonal diminui e o endométrio começa a descamar, ocasionando na menstruação.[2]

Pode entrar na piscina menstruada?

Sim, pode entrar na piscina menstruada. Além de ser tabu, menstruação vazar na piscina traz à tona alguns mitos e lendas urbanas sobre o tema. Talvez o mais famoso deles seja aquela história de quando você entra na piscina menstruada, a pressão da água acaba servindo como um tampão natural e acaba interrompendo o fluxo. Isso é mito.

Menstruação vazar na piscina é mito?

Se formos responder a questão "é possível menstruação vazar na piscina" ao pé da letra, a resposta é SIM. Diferente do que dizem por aí, o fluxo menstrual não é interrompido pela pressão da água.

O que acontece é que o fluxo acaba se diluindo na água. A quantidade é tão pequena perante ao volume de água de uma piscina, do mar, e até uma banheira, que é quase impossível que o sangue seja notado.

Outra explicação é o fato da possibilidade de os vasos sanguíneos da região se contraírem com a temperatura da água quando está fria, o que acaba deixando o fluxo mais difícil de sair, mas mesmo assim ele continua ativo.

Pode entrar na piscina menstruada? - Pode entrar na piscina menstruada?

Como nadar menstruada

Posso ir na piscina menstruada? Essa é uma pergunta muito comum entra as mulheres e que causa ainda bastante discussão. O fato de você estar menstruada não deve ser um empecilho para que entre na água e, se você foi pega de surpresa pela sua menstruação ou não é adepta de absorventes, pode nadar sem medo de que uma nuvem de sangue fique ao seu redor nessa situação.

Veja algumas dicas sobre como entrar na piscina menstruada:

Como entrar na piscina menstruada

  • Deixe uma toalha a mão na hora de sair da piscina: assim, você pode caminhar tranquilamente para o banheiro sem medo de que uma cachoeira de sangue vá começar a jorrar de você.
  • Não use absorvente externo: nadar com absorvente externo não é indicado pois esses incham muito com a absorção de tanta água e podem acabar se despedaçando, podendo também se descolar da roupa de banho e acabarem parando soltos na piscina. Ainda que essa não seja uma boa ideia, saiba que o seu sangue não será visível e que você pode acalmar os nervos se em algum momento for pega desprevenida, além disso, existem outras opções disponíveis.
  • Aposte em roupas de banho de cores mais escuras: mesmo se o fluxo vazar fora da piscina, dificilmente alguém perceberá o sangue em meio a tons escuro. Já vimos que você pode nadar no dia em que você quiser, independente de estar menstruada ou não mas, se mesmo assim você está insegura, as roupas de banho escuras podem te ajudar.
  • Use um absorvente interno ou um coletor menstrual: ao contrário do externo, absorvente interno e piscina são uma boa combinação. Para aproveitar um dia de piscina ou praia menstruada e sem noias, certifique-se de ter inserido da maneira correta e assim você não terá problemas nem inseguranças com a possibilidade que eles saiam no meio da piscina ou vaze o seu fluxo. Lembre-se de trocá-los de tempos em tempos, sendo que, no caso do absorvente interno em dias de fluxo intenso, o mais indicado é de no máximo de 4 em 4 horas. Além de ótimo para ser usado em piscinas e na praia, o coletor menstrual ainda é bom para o meio ambiente pois pode ser utilizado diversas vezes, bastando para isso apenas que se faça a higienização do produto entre os usos.

Agora que você já sabe como nadar menstruada, veja também: Menstruada na praia, o que fazer?

Pode entrar na piscina menstruada? - Como nadar menstruada

Biquínis menstruais

Uma solução mais recente lançada no Brasil, e que requer mais investimento, são os maiôs e biquínis menstruais. Eles são muito parecidos com as calcinhas menstruais, aquelas que já vêm com o um absorvente lavável acoplado e impede que o fluxo vaze, mas adaptadas a uma peça de biquíni.

A tecnologia absorvente, além de ser sustentável (já que produz menos lixo para o planeta), promete conter o fluxo menstrual moderado. Algumas marcas que já estão disponíveis no mercado brasileiro são: Pantys, Herself (foto) e Inciclo.

Pode entrar na piscina menstruada? - Biquínis menstruais
Imagem: Divulgação/Herself

Como interromper a menstruação

  • Anticoncepcionais hormonais: uma das formas de como tomar banho de piscina menstruada é utilizando anticoncepcionais hormonais, afinal, as pílulas fazem com que não tenhamos sangramento no período em que estamos tomando[3]. A possibilidade é muito válida caso você já esteja fazendo uso das pílulas e tenha um dia na praia ou na piscina marcado, bastando para isso não interromper o uso. Vale dizer que essa dica é válida apenas se você já toma o medicamento, afinal, é necessário consultar um médico para saber qual pílula escolher e que não é recomendado fazer uso contínuo de anticoncepcionais sem a pausa mensal meses seguidos. Caso queira começar a tomar pílulas sem pausa para sempre interromper a menstruação, consulte um ginecologista.
  • Buscopan composto: esse remédio é composto pelos princípios ativos butilbrometo de escopolamina e dipirona sódica, normalmente utilizado usualmente para alívio de dores. Ainda que tenha essa como função principal, o Buscopan composto também é um antiespasmódico[4], ou seja, é um remédio que atua na musculatura lisa do corpo[5], impedindo movimentações involuntárias. O Buscopan, entre outros remédios antiespasmódicos, é utilizado no tratamento de cólicas pois, impedindo a movimentação da musculatura lisa do útero, evitando dores. Quando pensamos na diminuição do fluxo menstrual, o remédio também é útil pois causa redução das movimentações uterinas que têm função de fazer a menstruação descer.

Importante: existem remédios cuja função original é interromper hemorragias uterinas evitando que a mulher menstrue e que também podem servir em situações do tipo, entretanto, esses remédios são utilizados por motivo de saúde e não devem ser tomados apenas para interromper o sangramento em um momento de lazer.

Como visto, você pode entrar na piscina menstruada, entretanto, se ainda assim você não se sente confortável para nadar menstruada, recomendamos ver mais dicas no artigo: Como interromper a menstruação imediatamente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode entrar na piscina menstruada?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Referências
  1. RIVERA, A. O. H. El ciclo menstrual. Disponível em: https://www.academia.edu/35156814/El_Ciclo_Menstrual. Acesso em: 24/09/2019.
  2. MONIZ,P. RAFAEL, F. O ciclo menstrual, Curso de Ginecologia Geral para Medicina Geral e Familiar, Edição 1. Arandis, pp.19-22. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/320980357_O_Ciclo_Menstrual. Acesso em: 24/09/2019.
  3. HEILBORN, M. L. CABRAL, C. S. BRANDÃO, E. R. FARO, L. CORDEIRO, F. AZIZE, R. L. Itinerários abortivos em contextos de clandestinidade na cidade do Rio de Janeiro - Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 17(7):1699-1708, 2012. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets/csc/v17n7/08.pdf. Acesso em: 24/09/2019.
  4. Buscopan® Composto. Boehringer Ingelheim. Disponível em: http://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/buscopancompostosol.pdf. Acesso em: 26/09/2019.
  5. Antiespasmodicos y anticolinergicos: belladona y derivados. Consejo General de Colegios Oficiales de Farmacéuticos. Disponível em: https://botplusweb.portalfarma.com/documentos/2012/6/22/52217.pdf. Acesso em: 26/09/2019.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Amo chocolate
Eu sou criança, não uso absorvente interno, posso entrar na piscina sem absorvente?
Imagem: Divulgação/Herself
1 de 4
Pode entrar na piscina menstruada?