Os cistos do ovário

Como tratar os ovários policísticos

Como tratar os ovários policísticos

Os ovários policísticos são uma das síndromes mais comuns nas mulheres. Trata-se de uma alteração hormonal que produz mudanças no ciclo menstrual, cistos nos ovários e diversas alterações que podem desencadear dificuldades para engravidar e outras complicações. Por isso, na umComo.com.br damos todas as informações que você precisa conhecer a respeito deste tema para saber como tratar os ovários policísticos e regular assim seu ciclo. Foto: A.D.A.M

Também lhe pode interessar: Qual é o tamanho normal dos ovários?
Índice
  1. Porquê eu?
  2. Principais sintomas
  3. Como saber se tenho ovários policísticos
  4. Tratamentos

Porquê eu?

Esta síndrome surge devido ao excesso na produção do hormônio androgênio e a alteração do estrogênio e a progesterona. Este cenário desencadeia os sintomas deste padecimento. Quando temos ovários policísticos o que acontece durante o processo da ovulação é que o óvulo não amadurece e é liberado normalmente, mas, em vez disso, fica no ovário formando algumas vezes pequenos cistos na zona. Não se sabe exatamente por que ocorrem estas alterações hormonais mas o aspecto hereditário tem sua parte de influência, assim como o diabetes e a obesidade.

Principais sintomas

Como qualquer alteração hormonal, a síndrome de ovários policísticos se manifesta através de diversos sintomas, tais como: - Ciclos menstruais irregulares, períodos de ausência, com frequência alterada, muito leves ou muito abundantes - Possível desenvolvimento de características masculinas como mudanças na voz, aumento do pelo, diminuição dos seios- O tamanho do clítoris também pode se ver afetado, aumentando - Se sofre de acne, o quadro pode piorar - Presença de manchas em áreas delicadas como as axilas, bicos do seio e a virilha.

Como saber se tenho ovários policísticos

As mudanças hormonais não costumam passar despercebidas, e se você apresenta menstruação irregular ou outros sintomas o melhor é ir imediatamente ao seu ginecologista, que através de diferentes exames poderá tirar uma conclusão sobre seu estado. As formas mais usadas para detectar os ovários policísticos são: - Os exames pélvicos - Análise dos níveis hormonais - Ecografia vaginal- Laparoscopia pélvica - Exames de sangue para determinar os níveis de glucose, a prolactina e as alterações da tiroide

Tratamentos

Se a síndrome é devida a problemas com a glucose ou obesidade, é importante e necessário perder peso pois isso melhora de maneira notável as alterações hormonais, por isso a primeiro coisa será introduzir uma dieta saudável. Os tratamentos mais comuns para esta patologia são: - A administração de pílulas anticoncepcionais para regular os ciclos - A administração de pílulas de progesterona também para regular os ciclos - O uso de diversos medicamentos dependendo do caso particular da cada paciente O melhor é visitar um especialista que irá lhe receitar o tratamento mais conveniente não só para combater esta alteração hormonal mas também para diminuir seus sintomas.

Sugestão: Qual é o tamanho normal dos ovários? - Medidas normais e alteradas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar os ovários policísticos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos

  • Não esqueça de realizar anualmente uma revisão ginecológica e ir ao seu especialista diante de alguma irregularidade em seu ciclo.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
vanessa
Tenho ovário policísticos já faço tratamento desde 12 anos hoje estou com 31 anos e estou bem melhor esse ano pretendo engravidar, já tive 3 cistos o maior do tamanho de uma laranja e outros de tamanho de um limão, me cuido muito porem gostaria de saber o que faço para não sentir tanta dor quando estou perto de menstruar?
Jeralda paz da conceição
nao tenho mais utero e nem ovario ha quase 30 anos e nesses cinco ultimos dias estou sentindo umas pontadas um desconforto do lado esquerdk no pe da barriga, nao sei se é mesmo no local que era o ovario, o que pode ser?
Como tratar os ovários policísticos