Partilhar

Porque tenho dor nos ovários

Porque tenho dor nos ovários
Imagem: eldictamen.mx

São muitas as mulheres que se queixam de dor nos ovários ou na região pélvica. Algumas não identificam em que momento do ciclo menstrual sentem o mal-estar, enquanto que outras associação a condição à ovulação. A dor nos ovários pode ser leve, como uma pontada, ou intensa, gerando muito mal-estar. Se você se pergunta porque tem dor nos ovários, em umComo.com.br explicamos as principais causas deste mal-estar em detalhe. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho cistos nos ovários

Dor nos ovários, o que pode ser?

Os ovários não produzem dor, uma vez que praticamente não têm fibras nervosas sensitivas. Assim, a dor que sente tem origem noutro local do baixo ventre ainda que seja sentida nessa região.

A dor pode ser do tipo pontada muito aguda e bem localizada especificamente nessa região, ou mais espalhada pelo aparelho reprodutor, ao que usualmente se chama dor no ventre. As principais causas da dor nos ovários incluem:

  • Ovulação dolorosa
  • Dor menstrual
  • Síndrome menstrual
  • Menstruações irregulares
  • Doença Inflamatória Pélvica
  • Endometriose
  • Ovários policísticos
Porque tenho dor nos ovários - Dor nos ovários, o que pode ser?

Dor no período fértil - ovulação dolorosa

É comum que durante a ovulação, altura do ciclo menstrual em que ocorre libertação de um óvulo não fecundado marcando o início do período fértil, sintamos dor na região dos ovários, chamada de ovulação dolorosa. Geralmente, esta dor é sentida como uma fisgada aguda que nos gera mal-estar durante algumas horas ou inclusive um dia inteiro.

Na maior parte dos casos, a ovulação dolorosa não é um motivo de preocupação, mas se você sente uma dor muito intensa que te deixa incapacitada, você deve consultar o seu ginecologista.

Dor durante a menstruação

Outra das razões da dor nos ovários é a própria menstruação. Embora algumas mulheres afirmem que "os ovários doem", o que ocorre realmente é que apresentam contrações nos músculos do útero que se tornam incômodos e que, muitas vezes, podem nos deixar bastante irritadas e combalidas.

Este tipo de mal-estar pode ser aliviado com analgésicos, com o exercício físico (incluindo uma caminhada em ritmo leve) ou com recurso a calor (por exemplo uma almofada de sementes ou uma toalha aquecidas). Em casos em que o desconforto é muito incapacitante, consulte o seu Ginecologista ou Médico de Família e discuta a possibilidade de iniciar a toma da pílula anticoncepcional.

As mulheres que sofrem de menstruações irregulares também costumam apresentar dor nos ovários durante os períodos. Nestes casos, a dor é bastante mais forte e intensa, sendo uma causa importante de consulta ginecológica.

Causas menos frequentes

Outra causa possível de dor no baixo ventre é a doença inflamatória pélvica em que há inflamação crónica dos ovários, trompas de Falópio e útero.

A doença inflamatória pélvica tem uma etiologia pouco conhecida mas, usualmente, começa com uma infecção sexualmente transmissível que, após tratamento e cura, deixa como sequelas uma inflamação crônica daquelas estruturas. Para fazer este diagnóstico, é necessário consultar um ginecologista.

Outra das causas da dor nos ovários é a endometriose, uma condição que muitas vezes se apresenta completamente assintomática, mas que para algumas mulheres se manifesta com vários sintomas, entre eles fortes dores em todo o ventre que muitas vezes podem ser na região próxima dos ovários. Pode estar associada a infertilidade.

Os cistos nos ovários são outra das causas da dor nesta região. Em casos menos frequentes, a dor nos ovários pode ser explicada pela presença de tumores benignos ou malignos.

Porque tenho dor nos ovários - Causas menos frequentes

Dor durante a relação sexual

A dor durante a relação sexual, cujo termo médico é dispareunia, pode ter múltiplas causas incluindo todas as que foram explicadas até agora. Alterações anatômicas como o prolapso (descida) do útero ou da bexiga, por vezes em consequência do parto, síndrome de intestino irritável ou até algum grau de incompatibilidade entre o tamanho da sua vagina, o tamanho do pênis do parceiro e a posição que estão praticando - conhecida como dispareunia da penetração profunda - podem provocar esta dor.

Para resolver este problema, procure relaxar e não ficar tensa na hora das relações. A dor só melhorará se você mantiver relações de livre vontade com um parceiro que te respeita e no qual você confia. Converse com ele sobre esse incômodo e experimente posições alternativas às que, normalmente, provocam dor.

Se isto não for suficiente, você deve procurar ajuda médica do seu Ginecologista a fim de excluir outras hipóteses.

Dor após a relação sexual

Embora seja mais raro, pode surgir dor após a relação sexual, principalmente após o orgasmo, estando geralmente relacionada com a contração intensa do útero durante o orgasmo. Esta dor não tem, na maioria dos casos, nenhum significado patológico.

Dor nos ovários e gravidez

Outra dúvida muito frequente é em relação à dor nos ovários durante a gravidez.

É comum que as mulheres experienciem dores ováricas ligeiras durante a gravidez provocadas por:

  • Primeiros dias de gravidez (pelas alterações que o corpo sofre para se adaptar ao novo estado);
  • Estiramento de músculos e ligamentos do útero e abdômen para comportar o bebé;
  • Acumulação de gases;
  • Constipação;
  • Dor abdominal no final da gestação (geralmente são contrações de posicionamento do bebé).

Esteja atenta para a existência de febre e/ou perda de sangue. Na presença destes sintomas, consulte o médico de imediato porque pode estar ocorrendo:

  • Gravidez ectópica;
  • Aborto espontâneo;
  • Aborto séptico;
  • Fibroma ou miomas uterinos.

Leia também: Pontadas no ovário esquerdo são normais ou gravidez?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque tenho dor nos ovários, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Porque tenho dor nos ovários

93 comentários
Roseli
Tenho um cisto no ovário direito 36mm É não mestrou mais ..retirei o ovário esquerdo .útero..e às trompas tem 9 anos .e agora apareceu esse cisto ..tenho 47 anos e sinto muitas dores nas costas e na barriga ..não consigo ter relações porque dói muito.. queria retirar o ovário..já tirei quase tudo ..é possível ?
Dessa
Nao menstru a 8 anos por conta da injecao de 3 meses q eu tomava e nao estou tomando nada a 11 meses agira to sentindo umas pontadas no ovario esqerdo sera q pode ser a mentruacao qerendo descer?
Dessa
Tenho 8 anos sem menstruar ja tenho 11 meses sem tomar nada agora to sentindo pontadas do lado esqerdo acho q é no ovario oq pode see? E nao menstruei ainda
A sua avaliação:
Rosinha
Tenho uma dor na região do ovário esquerdo chega ate doer minhas costa e minhas perna ... Sera que pode ser um cisto ?? Li que causa esses sintomas .. Já marquei meu medico mas tenho medo alguem já passou por isso e era grave ?
Jose Antonio
Dor nas trompas, pode ser sinal de gravidez?
Tatiana
A minha mãe tem dores nos ovários,mas nós não sabemos ao certo o que poderá ser ela diz que é umas dores agudas perto do ventre...O que poderá ser?
Editor umComo.com.br
Oi Tatiana! Você conferiu as informações do texto?
A sua avaliação:
Larissa
Estou a quase dois dias c dor no ovario esquerdo...principalmente qdo apalpo! Minha ovulação acabou! Ainda faltam uns 10 dias p menstruação descer! O que pode ser?
Editor umComo.com.br
Oi Larissa! Por favor, leia as informações do artigo.
A sua avaliação:
luciav vidal
Tenho dôres nos ovarios ,nâo tenho mais menstruaçâo,tenho endometriose,qual remèdio caseiro adequado..obrigada
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Luciav! Nesse artigo poderá encontrar remédios caseiros para tratar a endometriose de forma natural: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-a-endometriose-de-forma-natural-14096.html
A sua avaliação:
Andrea
tenho um cisto volumoso septado em regiao do anexo esquerdo medindo 91mm de volume era menor a nos atrás me indicaram cirurgia e eu não quis fazer agora cresceu e doi tenho 47 anos o que eu faço
A sua avaliação:
cleonicia
senti muita dor lado esquerdo do meu ventre, como se fosse no ovario. menstruei e logo em seguida comecou as dores isso foram dois dias de dores constantes. tomava ibuprofeno aliviava mais nao parava totalmente.

Porque tenho dor nos ovários
Imagem: eldictamen.mx
1 de 3
Porque tenho dor nos ovários

Voltar ao topo da página