Partilhar

Porque tenho dor nos ovários

Porque tenho dor nos ovários
Imagem: eldictamen.mx

São muitas as mulheres que se queixam de dor nos ovários ou na região pélvica. Algumas não identificam em que momento do ciclo menstrual sentem o mal-estar, enquanto que outras associação a condição à ovulação. A dor nos ovários pode ser leve, como uma pontada, ou intensa, gerando muito mal-estar. Se você se pergunta porque tem dor nos ovários, em umComo.com.br explicamos as principais causas deste mal-estar em detalhe. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como saber se tenho cistos nos ovários

Dor nos ovários, o que pode ser?

Os ovários não produzem dor, uma vez que praticamente não têm fibras nervosas sensitivas. Assim, a dor que sente tem origem noutro local do baixo ventre ainda que seja sentida nessa região.

A dor pode ser do tipo pontada muito aguda e bem localizada especificamente nessa região, ou mais espalhada pelo aparelho reprodutor, ao que usualmente se chama dor no ventre. As principais causas da dor nos ovários incluem:

  • Ovulação dolorosa
  • Dor menstrual
  • Síndrome menstrual
  • Menstruações irregulares
  • Doença Inflamatória Pélvica
  • Endometriose
  • Ovários policísticos
Porque tenho dor nos ovários - Dor nos ovários, o que pode ser?

Dor no período fértil - ovulação dolorosa

É comum que durante a ovulação, altura do ciclo menstrual em que ocorre libertação de um óvulo não fecundado marcando o início do período fértil, sintamos dor na região dos ovários, chamada de ovulação dolorosa. Geralmente, esta dor é sentida como uma fisgada aguda que nos gera mal-estar durante algumas horas ou inclusive um dia inteiro.

Na maior parte dos casos, a ovulação dolorosa não é um motivo de preocupação, mas se você sente uma dor muito intensa que te deixa incapacitada, você deve consultar o seu ginecologista.

Dor durante a menstruação

Outra das razões da dor nos ovários é a própria menstruação. Embora algumas mulheres afirmem que "os ovários doem", o que ocorre realmente é que apresentam contrações nos músculos do útero que se tornam incômodos e que, muitas vezes, podem nos deixar bastante irritadas e combalidas.

Este tipo de mal-estar pode ser aliviado com analgésicos, com o exercício físico (incluindo uma caminhada em ritmo leve) ou com recurso a calor (por exemplo uma almofada de sementes ou uma toalha aquecidas). Em casos em que o desconforto é muito incapacitante, consulte o seu Ginecologista ou Médico de Família e discuta a possibilidade de iniciar a toma da pílula anticoncepcional.

As mulheres que sofrem de menstruações irregulares também costumam apresentar dor nos ovários durante os períodos. Nestes casos, a dor é bastante mais forte e intensa, sendo uma causa importante de consulta ginecológica.

Causas menos frequentes

Outra causa possível de dor no baixo ventre é a doença inflamatória pélvica em que há inflamação crónica dos ovários, trompas de Falópio e útero.

A doença inflamatória pélvica tem uma etiologia pouco conhecida mas, usualmente, começa com uma infecção sexualmente transmissível que, após tratamento e cura, deixa como sequelas uma inflamação crônica daquelas estruturas. Para fazer este diagnóstico, é necessário consultar um ginecologista.

Outra das causas da dor nos ovários é a endometriose, uma condição que muitas vezes se apresenta completamente assintomática, mas que para algumas mulheres se manifesta com vários sintomas, entre eles fortes dores em todo o ventre que muitas vezes podem ser na região próxima dos ovários. Pode estar associada a infertilidade.

Os cistos nos ovários são outra das causas da dor nesta região. Em casos menos frequentes, a dor nos ovários pode ser explicada pela presença de tumores benignos ou malignos.

Porque tenho dor nos ovários - Causas menos frequentes

Dor durante a relação sexual

A dor durante a relação sexual, cujo termo médico é dispareunia, pode ter múltiplas causas incluindo todas as que foram explicadas até agora. Alterações anatômicas como o prolapso (descida) do útero ou da bexiga, por vezes em consequência do parto, síndrome de intestino irritável ou até algum grau de incompatibilidade entre o tamanho da sua vagina, o tamanho do pênis do parceiro e a posição que estão praticando - conhecida como dispareunia da penetração profunda - podem provocar esta dor.

Para resolver este problema, procure relaxar e não ficar tensa na hora das relações. A dor só melhorará se você mantiver relações de livre vontade com um parceiro que te respeita e no qual você confia. Converse com ele sobre esse incômodo e experimente posições alternativas às que, normalmente, provocam dor.

Se isto não for suficiente, você deve procurar ajuda médica do seu Ginecologista a fim de excluir outras hipóteses.

Dor após a relação sexual

Embora seja mais raro, pode surgir dor após a relação sexual, principalmente após o orgasmo, estando geralmente relacionada com a contração intensa do útero durante o orgasmo. Esta dor não tem, na maioria dos casos, nenhum significado patológico.

Dor nos ovários e gravidez

Outra dúvida muito frequente é em relação à dor nos ovários durante a gravidez.

É comum que as mulheres experienciem dores ováricas ligeiras durante a gravidez provocadas por:

  • Primeiros dias de gravidez (pelas alterações que o corpo sofre para se adaptar ao novo estado);
  • Estiramento de músculos e ligamentos do útero e abdômen para comportar o bebé;
  • Acumulação de gases;
  • Constipação;
  • Dor abdominal no final da gestação (geralmente são contrações de posicionamento do bebé).

Esteja atenta para a existência de febre e/ou perda de sangue. Na presença destes sintomas, consulte o médico de imediato porque pode estar ocorrendo:

  • Gravidez ectópica;
  • Aborto espontâneo;
  • Aborto séptico;
  • Fibroma ou miomas uterinos.

Leia também: Pontadas no ovário esquerdo são normais ou gravidez?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque tenho dor nos ovários, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Porque tenho dor nos ovários

O que lhe pareceu o artigo?
93 comentários
Roseli
Tenho um cisto no ovário direito 36mm É não mestrou mais ..retirei o ovário esquerdo .útero..e às trompas tem 9 anos .e agora apareceu esse cisto ..tenho 47 anos e sinto muitas dores nas costas e na barriga ..não consigo ter relações porque dói muito.. queria retirar o ovário..já tirei quase tudo ..é possível ?
Dessa
Nao menstru a 8 anos por conta da injecao de 3 meses q eu tomava e nao estou tomando nada a 11 meses agira to sentindo umas pontadas no ovario esqerdo sera q pode ser a mentruacao qerendo descer?
Dessa
Tenho 8 anos sem menstruar ja tenho 11 meses sem tomar nada agora to sentindo pontadas do lado esqerdo acho q é no ovario oq pode see? E nao menstruei ainda
A sua avaliação:
Rosinha
Tenho uma dor na região do ovário esquerdo chega ate doer minhas costa e minhas perna ... Sera que pode ser um cisto ?? Li que causa esses sintomas .. Já marquei meu medico mas tenho medo alguem já passou por isso e era grave ?
Jose Antonio
Dor nas trompas, pode ser sinal de gravidez?
Tatiana
A minha mãe tem dores nos ovários,mas nós não sabemos ao certo o que poderá ser ela diz que é umas dores agudas perto do ventre...O que poderá ser?
Editor umComo.com.br
Oi Tatiana! Você conferiu as informações do texto?
A sua avaliação:
Larissa
Estou a quase dois dias c dor no ovario esquerdo...principalmente qdo apalpo! Minha ovulação acabou! Ainda faltam uns 10 dias p menstruação descer! O que pode ser?
Editor umComo.com.br
Oi Larissa! Por favor, leia as informações do artigo.
A sua avaliação:
luciav vidal
Tenho dôres nos ovarios ,nâo tenho mais menstruaçâo,tenho endometriose,qual remèdio caseiro adequado..obrigada
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Luciav! Nesse artigo poderá encontrar remédios caseiros para tratar a endometriose de forma natural: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-a-endometriose-de-forma-natural-14096.html
A sua avaliação:
Andrea
tenho um cisto volumoso septado em regiao do anexo esquerdo medindo 91mm de volume era menor a nos atrás me indicaram cirurgia e eu não quis fazer agora cresceu e doi tenho 47 anos o que eu faço
A sua avaliação:
cleonicia
senti muita dor lado esquerdo do meu ventre, como se fosse no ovario. menstruei e logo em seguida comecou as dores isso foram dois dias de dores constantes. tomava ibuprofeno aliviava mais nao parava totalmente.

Porque tenho dor nos ovários
Imagem: eldictamen.mx
1 de 3
Porque tenho dor nos ovários

Voltar ao topo da página