Porque tenho dor nos ovários
São muitas as mulheres que se queixam de dor nos ovários ou na região pélvica. Algumas não identificam em que momento do ciclo menstrual sentem o mal-estar, enquanto que outras associação a condição à ovulação. A dor nos ovários pode ser leve, como uma pontada, ou intensa, gerando muito mal-estar. Se você se pergunta porque tem dor nos ovários, em umComo.com.br explicamos as principais causas deste mal-estar em detalhe. Continue lendo!
Dor nos ovários, o que pode ser?
Os ovários não produzem dor, uma vez que praticamente não têm fibras nervosas sensitivas. Assim, a dor que sente tem origem noutro local do baixo ventre ainda que seja sentida nessa região.
A dor pode ser do tipo pontada muito aguda e bem localizada especificamente nessa região, ou mais espalhada pelo aparelho reprodutor, ao que usualmente se chama dor no ventre. As principais causas da dor nos ovários incluem:
- Ovulação dolorosa
- Dor menstrual
- Síndrome menstrual
- Menstruações irregulares
- Doença Inflamatória Pélvica
- Endometriose
- Ovários policísticos
Dor no período fértil - ovulação dolorosa
É comum que durante a ovulação, altura do ciclo menstrual em que ocorre libertação de um óvulo não fecundado marcando o início do período fértil, sintamos dor na região dos ovários, chamada de ovulação dolorosa. Geralmente, esta dor é sentida como uma fisgada aguda que nos gera mal-estar durante algumas horas ou inclusive um dia inteiro.
Na maior parte dos casos, a ovulação dolorosa não é um motivo de preocupação, mas se você sente uma dor muito intensa que te deixa incapacitada, você deve consultar o seu ginecologista.
Dor durante a menstruação
Outra das razões da dor nos ovários é a própria menstruação. Embora algumas mulheres afirmem que "os ovários doem", o que ocorre realmente é que apresentam contrações nos músculos do útero que se tornam incômodos e que, muitas vezes, podem nos deixar bastante irritadas e combalidas.
Este tipo de mal-estar pode ser aliviado com analgésicos, com o exercício físico (incluindo uma caminhada em ritmo leve) ou com recurso a calor (por exemplo uma almofada de sementes ou uma toalha aquecidas). Em casos em que o desconforto é muito incapacitante, consulte o seu Ginecologista ou Médico de Família e discuta a possibilidade de iniciar a toma da pílula anticoncepcional.
As mulheres que sofrem de menstruações irregulares também costumam apresentar dor nos ovários durante os períodos. Nestes casos, a dor é bastante mais forte e intensa, sendo uma causa importante de consulta ginecológica.
Causas menos frequentes
Outra causa possível de dor no baixo ventre é a doença inflamatória pélvica em que há inflamação crónica dos ovários, trompas de Falópio e útero.
A doença inflamatória pélvica tem uma etiologia pouco conhecida mas, usualmente, começa com uma infecção sexualmente transmissível que, após tratamento e cura, deixa como sequelas uma inflamação crônica daquelas estruturas. Para fazer este diagnóstico, é necessário consultar um ginecologista.
Outra das causas da dor nos ovários é a endometriose, uma condição que muitas vezes se apresenta completamente assintomática, mas que para algumas mulheres se manifesta com vários sintomas, entre eles fortes dores em todo o ventre que muitas vezes podem ser na região próxima dos ovários. Pode estar associada a infertilidade.
Os cistos nos ovários são outra das causas da dor nesta região. Em casos menos frequentes, a dor nos ovários pode ser explicada pela presença de tumores benignos ou malignos.
Dor durante a relação sexual
A dor durante a relação sexual, cujo termo médico é dispareunia, pode ter múltiplas causas incluindo todas as que foram explicadas até agora. Alterações anatômicas como o prolapso (descida) do útero ou da bexiga, por vezes em consequência do parto, síndrome de intestino irritável ou até algum grau de incompatibilidade entre o tamanho da sua vagina, o tamanho do pênis do parceiro e a posição que estão praticando - conhecida como dispareunia da penetração profunda - podem provocar esta dor.
Para resolver este problema, procure relaxar e não ficar tensa na hora das relações. A dor só melhorará se você mantiver relações de livre vontade com um parceiro que te respeita e no qual você confia. Converse com ele sobre esse incômodo e experimente posições alternativas às que, normalmente, provocam dor.
Se isto não for suficiente, você deve procurar ajuda médica do seu Ginecologista a fim de excluir outras hipóteses.
Dor após a relação sexual
Embora seja mais raro, pode surgir dor após a relação sexual, principalmente após o orgasmo, estando geralmente relacionada com a contração intensa do útero durante o orgasmo. Esta dor não tem, na maioria dos casos, nenhum significado patológico.
Dor nos ovários e gravidez
Outra dúvida muito frequente é em relação à dor nos ovários durante a gravidez.
É comum que as mulheres experienciem dores ováricas ligeiras durante a gravidez provocadas por:
- Primeiros dias de gravidez (pelas alterações que o corpo sofre para se adaptar ao novo estado);
- Estiramento de músculos e ligamentos do útero e abdômen para comportar o bebé;
- Acumulação de gases;
- Constipação;
- Dor abdominal no final da gestação (geralmente são contrações de posicionamento do bebé).
Esteja atenta para a existência de febre e/ou perda de sangue. Na presença destes sintomas, consulte o médico de imediato porque pode estar ocorrendo:
- Gravidez ectópica;
- Aborto espontâneo;
- Aborto séptico;
- Fibroma ou miomas uterinos.
Leia também: Pontadas no ovário esquerdo são normais ou gravidez?
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque tenho dor nos ovários, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.