Partilhar

Como saber se tenho cistos nos ovários

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se tenho cistos nos ovários

Os cistos nos ovários são uma espécie de bolsas que contêm líquido no seu interior e que se formam na superfície ou dentro de um dos ovários ou em ambos. São muitas as mulheres que ao longo da sua vida podem apresentar cistos nos ovários em alguma ocasião e, na maioria dos casos, estes não apresentam um problema grave de saúde e tendem a desaparecer espontaneamente ao fim de um tempo. No entanto, é importante ir ao ginecologista se se manifestarem sintomas para descartar que estes tenham risco de derivar em malignos ou sejam consequência direta de algum tipo de transtorno na ovulação ou doença. Neste artigo de umComo vamos lhe explicar como saber se tem cistos nos ovários e mostramos as suas causas, sintomas e formas de tratamento.

Também lhe pode interessar: Porque tenho dor nos ovários

Causas dos cistos nos ovários

Pode-se distinguir entre vários tipos de cistos nos ovários, mas na maioria das vezes, estes fazem parte de um processo normal do ciclo menstrual. Neste caso, recebem o nome de cistos funcionais e originam-se da seguinte forma: todos os meses, os ovários aumentam de tamanho e dentro dos mesmos cresce um folículo, o qual libera o óvulo no momento da ovulação; no entanto, quando esse folículo continua crescendo, produz-se o que se denomina cisto funcional e deste há dois tipos:

  • Cistos foliculares: ocorre quando o folículo não se rompe e não chega a liberar o óvulo, provocando que se forme um cisto cheio de líquido. No geral, estes costumam desaparecer depois de 2 ou 3 ciclos menstruais por si mesmos.
  • Cistos de corpo lúteo: ocorre uma vez liberado o óvulo, fechando-se a abertura por onde este saiu e acumulando líquido dentro do folículo. Apesar de costumar desaparecer por si mesmo em poucas semanas, pode acontecer o caso de continuar crescendo mais, o que poderia causar sangramento ou torção no ovário.

É importante esclarecer que os cistos funcionais devem ser diferenciados dos tumores no ovário e daqueles cistos que são consequência de algum tipo de condição associada a desequilíbrios hormonais, como pode ser o caso da síndrome de ovário policístico, ou outras doenças, como a endometriose.

Como saber se tenho cistos nos ovários - Causas dos cistos nos ovários

Sintomas dos cistos nos ovários

Para responder à questão de como saber se tenho cistos nos ovários, primeiro é importante referir que em muitas vezes estes são pequenos e não causam sintomas significativos, por isso poderia não ser consciente da sua presença. Por este motivo é que é tão importante se submeter às revisões ginecológicas periódicas e oportunas em cada caso.

Um cisto ovárico origina sintomas com mais frequência quando cresce de tamanho, se rompe, causa hemorragia, se bate ao manter relações sexuais ou origina torção das trompas de Falópio. Quando se manifestam, os sintomas de um cisto ovárico podem ser os seguintes:

  • Dores abdominais constantes, as quais podem chegar a se estender para outras partes como as costas ou as pernas.
  • Inflamação abdominal e sensação de peso.
  • Dores pélvicas antes e durante a menstruação.
  • Irregularidades na menstruação.
  • Dores durante as relações sexuais.
  • Sensibilidade nas mamas.
  • Náuseas ou vômitos.
  • Pressão na zona do reto ou na bexiga.
Como saber se tenho cistos nos ovários - Sintomas dos cistos nos ovários

Quando ir ao médico?

Se tem os sintomas anteriores, será conveniente consultar o médico o mais cedo possível. Será motivo de urgência especialmente qualquer dor grave abdominal que não para ou sinais como sangramento anormal, tonturas, fraqueza, sudoração, aumento da frequência respiratória ou perda de peso sem razão aparente.

Para diagnosticar cistos nos ovários, o especialista irá realizar um exame físico pélvico e, além disso, pode solicitar a realização de diferentes exames para saber que tipo de cisto é e qual é o tratamento mais apropriado. Normalmente, o exame que serve para confirmar o diagnóstico é a ecografia, mas a este também podem adicionar outros como a tomografia computadorizada, a ressonância magnética ou os estudos de fluxo. Além disso, podem ser necessários exames de sangue para comprovar se existe a possibilidade de câncer de ovários.

Como saber se tenho cistos nos ovários - Quando ir ao médico?

Tratamento dos cistos nos ovários

O tratamento dos cistos nos ovários pode ser muito diferente de uma mulher para a outra, já que se determinará com base na idade da paciente, no tamanho e características que apresentar o cisto, bem como o quadro de sintomas que esteja provocando.

Geralmente, os cistos funcionais dos quais falamos no primeiro parágrafo, muitos não precisam de um tratamento específico, já que costumam desaparecer de forma espontânea ao fim de umas semanas (entre 8 e 12). Além disso, será necessário um rastreamento médico para comprovar que o cisto não cresce e, por fim, desaparece. Aquelas mulheres que apresentarem cistos ováricos com frequência, o médico pode lhes recomendar a ingestão de anticoncepcionais orais com o objetivo de prevenir o aparecimento de novos, ainda que este método não reduza o tamanho dos que já existem.

Agora, quando um cisto de ovário não é funcional ou cresce consideravelmente, persiste depois de 2 ou 3 ciclos menstruais ou afeta mulheres que se encontram na menopausa ou pós-menopausa, o especialista considerará a opção de cirurgia para o extrair de forma definitiva. As técnicas que podem ser utilizadas para isso são a laparoscopia e a laparotomia.

É muito importante ir ao ginecologista de forma periódica e que se realize todos os exames necessários para, assim, saber se existem cistos ováricos que não originam sintomas e que poderiam implicar em um verdadeiro risco de malignidade.

Como saber se tenho cistos nos ovários - Tratamento dos cistos nos ovários

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho cistos nos ovários, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como saber se tenho cistos nos ovários

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
elitania matos
Inregulares 7,60
aline
ola, eu tenho cisto no ovario ele esta medindo 7,3 x4,1 x 2,9 cm com volume de 46,0 cm ... esta muito acima do normal ?
A sua avaliação:
cristiane
Nao tenho nenhum sintoma porém não cconsigo engravidar outra vez o ha????
A sua avaliação:
Andreia Godoi
sinto umas pontadas no útero e quando eu me apoio na perna do lado onde doi (esquerdo),começa a doer um pouco,tanto faz eu ta menstruada ou não , o que eu tenho?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Andreia! Se você está sentindo esses desconfortos, então o melhor é mesmo consultar o seu médico ou ginecologista para ser realizado um diagnóstico adequado. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
PATRICIA
O QUE FAZER PRA QUEM TEM CISTO NO OVARI DIREITO E O ESQUERDO ESTA CRESIDO I E O QUE DOI MAS COMO TRANTA

Como saber se tenho cistos nos ovários
1 de 5
Como saber se tenho cistos nos ovários

Voltar ao topo da página