Partilhar

Por que sinto fisgadas nos ovários

Por Sara Viega. Atualizado: 26 março 2018
Por que sinto fisgadas nos ovários

Alguns desequilíbrios do aparelho reprodutor feminino podem provocar a condição que nós normalmente chamamos de fisgadas ou dores nos ovários. Este é um sintoma que muitas vezes está relacionado com o processo de ovulação e o ciclo menstrual, no entanto, não é algo que devemos ignorar, já que pode ocorrer devido a outro tipo de problemas ou condições de maior gravidade. Antes de mais nada, é fundamental ir ao ginecologista de forma regular para realizar os exames oportunos e consultá-lo com urgência se sentir dores na zona pélvica muito intensas ou que não desaparecem. Continue lendo este artigo de umComo e informe-se sobre quais são as causas que podem responder à pergunta de por que sinto fisgadas nos ovários.

Também lhe pode interessar: Porque tenho dor nos ovários

Dor ou fisgadas nos ovários

Em primeiro lugar, é conveniente esclarecer que a dor nos ovários não existe como tal, e é quando parece que estes órgãos doem, realmente se faz referência a essa dor que se localiza mesmo embaixo do umbigo e a pélvis, que costuma ser provocada por determinados desequilíbrios ou transtornos associados ao aparelho reprodutor feminino. Além disso, esta dor pode se manifestar de forma diferente e com diferentes intensidades em cada mulher, pois pode ir desde leves fisgadas intermitentes até dores mais agudas que durem horas. Também é possível que as fisgadas nos ovários ou as dores apareçam em um momento em concreto do mês e, depois, desapareçam de forma espontânea.

De seguida, mostramos para você quais podem ser as causas que expliquem por que você sente fisgadas ou dores nos ovários. É importante que permaneça atenta a esta condição e consulte o seu médico caso o desconforto se apresente com intensidade, não pare ou esteja acompanhado de outros sintomas.

Por que sinto fisgadas nos ovários - Dor ou fisgadas nos ovários

Durante a ovulação

Muitas mulheres têm fisgadas nos ovários ou dores durante a ovulação, o que se conhece como ovulação dolorosa ou dor de ovários intermenstrual. Esses incômodos geralmente aparecem na metade do ciclo, mas também podem ocorrer antes ou depois da ovulação.

No geral, sentem-se incômodos na parte baixa do ventre e só em um lado, em função do ovário que tenha liberado o óvulo, ou em ambos. As causas do seu aparecimento encontram-se no crescimento do folículo que influencia na superfície do ovário e/ou na irritação dos tecidos inflamados, devido à erosão que provoca o folículo ao expulsar o óvulo. Na grande maioria dos casos, estas dores temporárias são normais e não constituem um motivo de preocupação, mas se se apresentarem de forma prolongada ou com muita intensidade, o conveniente é consultar o seu ginecologista.

Por que sinto fisgadas nos ovários - Durante a ovulação

Dores ou fisgadas nos ovários na menstruação

Uma das causas mais comuns das fisgadas ou dores nos ovários são as cólicas menstruais, condição denominada medicamente como dismenorreia. Há muitas mulheres que sentem este tipo de dor nos dias anteriores à menstruação ou durante a mesma, e por vezes, está acompanhada de outros sintomas, como inflamação abdominal, dores de cabeça, sensibilidade nos seios, mal-estar generalizado, irritabilidade, mau humor, entre outros.

Caso as suas menstruações sejam muito dolorosas, aconselhamos a consultar seu médico e a seguir suas indicações. Além disso, pode tratar de reduzir a cólica colocando em prática os conselhos que indicamos a você no artigo Como aliviar a dor menstrual com remédios naturais.

Além disso, existem mulheres que têm a menstruação irregular e que, devido a isso, sofrem dores nos ovários muito intensas. Perante isso, é fundamental ir ao ginecologista para determinar a causa e, se preciso, seguir o tratamento receitado. Em alguns casos, prescreve-se a ingestão de anticoncepcionais orais com o objetivo de regular a menstruação.

Por que sinto fisgadas nos ovários - Dores ou fisgadas nos ovários na menstruação

Sintoma de gravidez

Durante as primeiras semanas de gravidez, é normal que a mulher sinta fisgadas, dores ou cãibras na região dos ovários, pois o corpo começa a passar por certas mudanças hormonais e vai se preparando para a gestação. Se, além disso, perceber ausência do ciclo, sensibilidade nos seios, inflamação abdominal, cansaço, fadiga ou náuseas, será conveniente fazer um teste de gravidez e ir ao ginecologista para esclarecer as suas dúvidas e se certificar de que está tudo bem.

É muito importante prestar atenção a todos os sintomas que aparecerem, pois existe um tipo de gravidez, a gravidez ectópica, que supõe um grande perigo para a saúde da mulher e que deve ser interrompido. Neste caso, o que acontece é que o feto não se desenvolve no útero, mas fica alojado fora deste e pode implicar em graves complicações, como a ruptura de uma trompa de Falópio. Além das dores na zona da pélvis, podem apresentar sintomas como dores lombares, sangramentos vaginais anormais e mal-estar.

Dica: Acesse também o artigo e descubra - Fisgadas na vagina, o que pode ser?

Por que sinto fisgadas nos ovários - Sintoma de gravidez

Cistos nos ovários

Sofrer de ovários policísticos é outra das condições que podem fazer com que uma mulher sinta fisgadas ou desconforto nos ovários com frequência. Conhecido como síndrome de ovários policísticos (SOP), trata-se de um transtorno originado por um desequilíbrio significativo dos hormônios sexuais femininos que provoca altos níveis de andrógenos, cistos nos ovários e menstruações irregulares ou ausentes.

Quando se sofre deste transtorno, é essencial iniciar o tratamento oportuno o mais cedo possível, já que como a ovulação não acontece com normalidade e os óvulos maduros não se liberam como devem, a mulher pode sofrer com problemas de fertilidade e complicações para ficar grávida. Consulte o seguinte artigo para saber quais são os sintomas dos ovários policísticos.

Por que sinto fisgadas nos ovários - Cistos nos ovários

Endometriose

A dor de ovários ou localizada na parte baixa do abdômen é um dos principais sintomas da endometriose, uma condição que ocorre quando as células do endométrio crescem fora do útero e provocam a formação de nódulos que sangram. Também costumam aparecer outros sinais e sintomas como dor nas relações sexuais, alterações menstruais, problemas para ficar grávida, etc.

Não é uma condição fácil de diagnosticar, por isso perante a manifestação destes sintomas, é importante ir ao seu médico e fazer os exames oportunos. O médico decidirá qual é o tratamento adequado em função das particularidades de cada caso em concreto.

Por que sinto fisgadas nos ovários - Endometriose

Outras possíveis causas das fisgadas nos ovários

Além das causas mencionadas anteriormente, outras condições que poderiam originar a condição de fisgadas ou dores nos ovários e que convém ter em conta são as seguintes:

  • Doença inflamatória pélvica: infecção que afeta os órgãos sexuais femininos e que, na grande maioria de casos, está causada por doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorreia ou a clamídia.
  • Câncer de ovários: desconhecem-se os fatores que causam o câncer nos ovários, mas pode provocar sintomas como ovários aumentados, dores pélvicas, inchaço do abdômen, vontade frequente de urinar, anemia, aumento de peso, entre outros.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que sinto fisgadas nos ovários, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Por que sinto fisgadas nos ovários

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
ana
sinto uma fisgada na vagina tenho 56 anos e isso esta acontecendo ja alguns dias ,do nada vem aquela fisgada que é forte ,por favor oque poderia ser

Por que sinto fisgadas nos ovários
1 de 7
Por que sinto fisgadas nos ovários

Voltar ao topo da página