Partilhar

Por que sinto dores nos seios na menstruação

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 24 agosto 2020
Por que sinto dores nos seios na menstruação

Cerca de 70% das mulheres em idade fértil apresentam dores nos seios ou mastalgia durante o ciclo menstrual. Estas dores podem ser realmente incômodas e estarem inclusive acompanhadas de inflamação e de uma grande sensibilidade que até a simples fricção com o sutiã cause dor. A causa desta doença encontra-se nas mudanças hormonais que o corpo da mulher sofre durante este período do mês, que além disso podem gerar outros sintomas físicos e psicológicos. No entanto, é importante prestar atenção à duração dos incômodos, pois se perdurarem depois da menstruação terminar, é muito provável que sejam consequência de outras condições que convém revisar com um especialista. Neste artigo do umCOMO vamos lhe explicar por que sente dores nos seios na menstruação e indicar-lhe algumas recomendações para aplicar e sentir alívio.

Também lhe pode interessar: Por que sinto fisgadas nos ovários

Dores nos seios antes da menstruação: mudanças hormonais

Durante o ciclo menstrual as mulheres podem passar por uma série de sintomas físicos e emocionais, e dentro do primeiro conjunto, encontra-se a dor nos seios. Trata-se de uma dor que, no geral, costuma aparecer entre 5 e 7 dias antes da chegada da menstruação, e com esta os incômodos vão diminuindo ou desaparecem por completo.

Mudanças hormonais

Os principais responsáveis pelas dores nos seios são as mudanças hormonais que o corpo feminino passa durante o ciclo menstrual. As dores costumam aparecer no momento em que os níveis de estrogêneos e progesterona alcançam os seus picos mais elevados. Os primeiros costumam fazê-lo até metade do ciclo e os segundos uma semana depois dos estrogêneos. Além disso, os seios são das partes mais afetadas por contarem com receptores de estrogêneos e progesterona, pelo que estes hormônios se concentram neles e, por conseguinte, os incômodos sentem-se de uma forma mais intensa.

Além de sentir dor nos seios antes da menstruação, também se pode notar como eles aumentam de tamanho, incham, inflamam e tornam-se muito mais sensíveis ao tato

Caraterísticas da dor nos seios

  • Trata-se de uma dor cíclica, ou seja, que se repete com cada ciclo menstrual, aparecendo uns dias antes de chegar a menstruação.
  • Costuma ser bilateral e afetas os dois seios, embora possa ser mais intenso em um deles.
  • A sua intensidade é variável e depende de cada mulher. É possível que haja mulheres que apenas sentem um leve incômodo e, outras que podem chegar a sofrer de dores mais intensas e sensação de tensão nos seios.

Agora que já sabe por que sente dores nos seios na menstruação, é importante referir que este é um dos sintomas comuns quando se sofre da chamada síndrome pré-menstrual. Por isso, estas dores podem estar acompanhadas de outros incômodos, como retenção de líquidos, inflamação abdominal, dores de cabeça, mal-estar, aumento do apetite, irritabilidade, tristeza, ansiedade, entre outros.

Por que sinto dores nos seios na menstruação - Dores nos seios antes da menstruação: mudanças hormonais

Como aliviar a dor nos seios pré-menstrual

Quando a dor nos seios é consequência das mudanças hormonais que ocorrem no corpo feminino furante o ciclo menstrual, há uma série de medidas que se podem adotar para tentar reduzi-las e evitar que sejam tão intensas. Tome nota dos seguintes conselhos para aliviar a dor nos seios pré-menstrual com sucesso:

  • Usar um sutiã que seja do tamanho adequado e usar um sutiã desportivo para fazer exercício.
  • Fazer exercício físico nas semanas anteriores à menstruação permite diminuir a intensidade dos sintomas da síndrome pré-menstrual.
  • Seguir uma dieta saudável baixa em gorduras e sal, uma vez que este último ingrediente favorece a retenção de líquidos. Para assegurar o seu bem-estar, leia o artigo O que comer durante a menstruação.
  • Evite o consumo excessivo de café, chá, refrescos, chocolate e laticínios.
  • Evite situações que gerem estresse, nervosismo e ansiedade.
  • Aumente o consumo de alimentos ricos em vitaminas B1 e B6, pois este nutriente vai ajudar a aliviar a dor nos seios antes da menstruação. Descubra quais são as principais fontes alimentares no artigo Alimentos ricos em vitamina B.

Remédios caseiros para a dor nos seios

  • Aplique compressas quentes na zona com dor durante uns 10 ou 15 minutos.
  • Realize massagens nos seios com um pouco de óleo de prímula.
  • Coloque sobre os seios umas gazes embebidas em vinagre de maçã, deixando atuar durante uns 15 minutos.
  • Tome alguma infusão anti-inflamatória e calmante, como o tomilho, alecrim ou dong quai.

Consulte também o nosso artigo com mais tratamentos naturais para a dor nos seios.

Por que sinto dores nos seios na menstruação - Como aliviar a dor nos seios pré-menstrual

Causas da dor nos seios associadas ao ciclo menstrual

Até agora falamos das causas da dores nos seios com a menstruação, mas a que se pode dever este incômodo quando não está associado ao ciclo menstrual e perdura no tempo? De seguida, explicamos-lhe outras condições que podem causar dor nos seios em uma mulher em qualquer momento:

Quando consultar o médico por dor nos seios

É muito importante permanecer atenta aos sintomas e mudanças que sentir nos seus seios e consulte o médico ou ginecologista o quanto antes nestas situações:

  • Quando apalpar protuberâncias novas ou incomuns, que não desaparecem depois da menstruação.
  • A dor nos seios não desaparece depois da menstruação.
  • A dor nos seios é intensa e não consegue aliviá-la de nenhuma forma.
  • Os mamilos segregam líquido, sangue ou pus.
  • Suspeita que pode sofrer de mastite durante a lactação.

Qualquer alteração no aspeto dos seios deve ser visto por um médico especialista, por isso é fundamental submeter-se a todas as revisões ginecológicas oportunas e, além disso você mesma deve realizar um auto-exame da mama, seguindo as indicações do nosso artigo.

Por que sinto dores nos seios na menstruação - Quando consultar o médico por dor nos seios

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que sinto dores nos seios na menstruação, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Por que sinto dores nos seios na menstruação

O que lhe pareceu o artigo?

Por que sinto dores nos seios na menstruação
1 de 4
Por que sinto dores nos seios na menstruação

Voltar ao topo da página