Detetar câncer de mama

Quais são os sintomas do câncer de mama

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os sintomas do câncer de mama
Imagem: mulher.starmedia.com

O câncer de mama é produzido quando as células do tecido mamário se dividem de forma mais rápida do habitual, e esta alteração causa o aparecimento de um nódulo ou tumor na glândula mamaria. A infiltração destas células pode ser de diferentes níveis, de forma que, quando falamos de câncer de mama pode ser: um crescimento localizado ou disseminado linfaticamente ou através de grandes vasos. A população alvo são as mulheres, ainda que os homens também possam desenvolver este tipo de câncer. Atualmente, é uma doença com grandes conotações que precisa de prevenção e diagnóstico rápido, por isso, em umComo.com.br, queremos explicar-lhe quais são os sintomas do câncer de mama.

Também lhe pode interessar: Como identificar um nódulo na mama

Passos a seguir:

1

Em estádios iniciais de câncer de mama, não há aparecimento de sintomas clínicos. Devido a esta etapa silenciosa, é importantíssimo que a mulher participe de programas de triagem ou autoexames mamários, vá ao controle de ginecologia e realize as provas complementares para a prevenção, como a mamografia. Voltamos a referir, a prevenção do câncer é fundamental!

2

À medida que o tumor cresce, aparecem nódulos que anteriormente não existiam, costumam se apresentar com forma irregular que, na maioria de casos, não doem. São detectados através do apalpamento e podem ser encontrados na mama ou na axila.

3

Outras mudanças que podem ser desenvolvidas com o aparecimento do câncer de mama são a mudança de tamanho, forma e/ou textura de alguma das mamas.

4

É possível que haja mudanças com relação ao mamilo, como por exemplo a retração do mesmo ou afundamento.

5

Podem aparecer alterações a nível da pele da mama: úlceras, mudança de cor ou franzido(de pele de laranja).

6

Pode ser notada uma menor mobilidade em um dos seios ao levantar os braços.

7

A nível geral e em etapas mais avançadas, podemos encontrar dor óssea, dor na mama, inchaço de um braço ou a perda de peso.

8

Todos estes sintomas podem vir de forma individual ou combinados entre eles, permitindo antever a possibilidade da existência de um tumor na mama. É por este motivo que as agências de saúde pública insistem na auto-exploração das mamas e na importância dos controles médicos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas do câncer de mama, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Consulte o seu médico, caso detecte alguma possível evidência.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: mulher.starmedia.com
Quais são os sintomas do câncer de mama