Leucemia sintomas

Quais são os sintomas da leucemia

Quais são os sintomas da leucemia
Imagem: cienciados.com

A leucemia, conhecida também como câncer no sangue, apresenta-se quando glóbulos brancos anômalos proliferam na medula óssea acumulando-se tanto nesta região como no sangue. Trata-se do tipo de câncer mais comum na infância, ainda que também possa ocorrer em adultos. Esta condição conta com determinados sinais que podem alertar a respeito da necessidade de visitar um especialista, por isso em umComo explicamos quais são os sintomas da leucemia.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas de câncer de tiroide
Passos a seguir:
1

Existem quatro tipos de leucemia, e ainda que todos tenham sintomas similares o tratamento e prognóstico pode variar em cada um.

  • Leucemia linfoide aguda: caracteriza-se pelo aumento de glóbulos brancos do tipo linfócitos.
  • Leucemia mieloide aguda: neste caso o aumento de glóbulos brancos deve-se a uma maior presença de mielócitos.
  • Leucemia linfoide crônica: também se caracteriza pelo aumento de linfócitos, sendo esta o tipo de leucemia mais comum nos adultos.
  • Leucemia mieloide crônica: neste tipo de câncer aumenta-se a presença de granulócitos ou neutrófilos anômalos no sangue.
2

Os sintomas da leucemia mais comuns são:

  • Fadiga e cansaço, produzido normalmente pela diminuição de plaquetas.
  • Perda de apetite e/ou perda de peso repentina.
  • Febre esporádica e sem causa aparente.
  • Aparecimento de manchas roxas sem motivos.
  • Sangramento abundante e fácil que se apresenta normalmente na boca, nariz ou reto. Se tivermos alguma ferida ou lesão, a mesma sangra em abundância.
  • Dor óssea e estomacal.
  • Anemia.
  • Protuberâncias que não apresentam dor em zonas como as axilas, o pescoço, a virilha ou o estômago.
  • Sensação de saciedade e dor embaixo das costelas.

Nem sempre aparecem todos os sinais mencionados anteriormente, pois dependendo do tipo e do estágio da doença os sintomas podem variar.

3

Os sintomas da leucemia podem ser confundidos com sinais de várias doenças e condições, muitas delas de simples cura como é o caso da anemia. No entanto, a presença destes sinais indica que algo não anda bem com nossa saúde e que é importante procurar um médico.

4

Se você suspeitar da presença de leucemia procure seu médico. Um exame de sangue dará as primeiras pistas da origem dos sintomas. Uma posterior análise de medula óssea, caso o especialista o considere oportuno, será necessário para o diagnóstico definitivo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da leucemia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Paulina Honigman
Pode o aumento repentino dos Linfocitos, em 2 meses, dever-se a problemas emocionais? meu marido foi internado repentinamente numa CTI, o que me abalou muito. Passou de 18.000, para 23 mil. Agradeço vossa atenção Paulina
Aline Rozalino
Estou muito preocupada porque meu filho de 16 anos está com perda de peso, dor no estomago, cansaço excessivo, indisposição e uma inflamação na gargante que vai e volta em pequenos intervalos. Fiz exame de sangue e os Linfócitos estão acima de 57,8% e a ref passa de 3.900. Marquei a consulta medica mas acho que não deve ser algo fácil de resolver...
glaucia da silva brito
que Deus estenda sua mao sobre todos que sofre e perde todo dia o direito de viver saudavelmente Jesus ele e medico dos medicos.glaucia de aguas compridas
Ceiça Santos
Meu linfócitos típicos é 53% 3710 mm3,tenho varios sintomas relacionado com dores que sobe do pescoço direcionando pra cabeça isso acontece do lado esquerdo,(sangramento repentino pelo nariz isso começou em março de 2015),dores estomacais...fiz exame pelo sus e só irei retornar pra avaliação no inicio de 2016,será q tem possibilidades de eu ter leucemia.Por favor me ajudem!!! Estou muito preocupa.
Imagem: cienciados.com
Quais são os sintomas da leucemia