Quais são os sintomas da leucemia
A leucemia, conhecida também como câncer no sangue, apresenta-se quando glóbulos brancos anômalos proliferam na medula óssea acumulando-se tanto nesta região como no sangue. Trata-se do tipo de câncer mais comum na infância, ainda que também possa ocorrer em adultos. Esta condição conta com determinados sinais que podem alertar a respeito da necessidade de visitar um especialista, por isso em umComo explicamos quais são os sintomas da leucemia.
Passos a seguir:
Existem quatro tipos de leucemia, e ainda que todos tenham sintomas similares o tratamento e prognóstico pode variar em cada um.
- Leucemia linfoide aguda: caracteriza-se pelo aumento de glóbulos brancos do tipo linfócitos.
- Leucemia mieloide aguda: neste caso o aumento de glóbulos brancos deve-se a uma maior presença de mielócitos.
- Leucemia linfoide crônica: também se caracteriza pelo aumento de linfócitos, sendo esta o tipo de leucemia mais comum nos adultos.
- Leucemia mieloide crônica: neste tipo de câncer aumenta-se a presença de granulócitos ou neutrófilos anômalos no sangue.
Os sintomas da leucemia mais comuns são:
- Fadiga e cansaço, produzido normalmente pela diminuição de plaquetas.
- Perda de apetite e/ou perda de peso repentina.
- Febre esporádica e sem causa aparente.
- Aparecimento de manchas roxas sem motivos.
- Sangramento abundante e fácil que se apresenta normalmente na boca, nariz ou reto. Se tivermos alguma ferida ou lesão, a mesma sangra em abundância.
- Dor óssea e estomacal.
- Anemia.
- Protuberâncias que não apresentam dor em zonas como as axilas, o pescoço, a virilha ou o estômago.
- Sensação de saciedade e dor embaixo das costelas.
Nem sempre aparecem todos os sinais mencionados anteriormente, pois dependendo do tipo e do estágio da doença os sintomas podem variar.
Os sintomas da leucemia podem ser confundidos com sinais de várias doenças e condições, muitas delas de simples cura como é o caso da anemia. No entanto, a presença destes sinais indica que algo não anda bem com nossa saúde e que é importante procurar um médico.
Se você suspeitar da presença de leucemia procure seu médico. Um exame de sangue dará as primeiras pistas da origem dos sintomas. Uma posterior análise de medula óssea, caso o especialista o considere oportuno, será necessário para o diagnóstico definitivo.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas da leucemia, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.