Partilhar
Partilhar em:

Por que as plaquetas ficam baixas

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (887 votos)
25 comentários
96 vezes partilhado
 
Por que as plaquetas ficam baixas

As plaquetas são responsáveis pela correta coagulação do nosso sangue, permitindo que ele circule sempre de forma adequada pelo nosso corpo, coagulando quando é preciso parar uma hemorragia e prevenindo ao mesmo tempo a formação de coágulos desnecessários, que possam obstruir artérias importantes.

Um nível normal de plaquetas varia entre 150.000 e 450.000, mas esta contagem pode ser reduzida por causa de determinadas doenças, colocando em risco a nossa saúde. No seguinte artigo do umCOMO vamos lhe explicar por que as plaquetas ficam baixas.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas das plaquetas baixas
Instruções:
1

A descida anormal de plaquetas é conhecida medicamente como trombocitopenia. Esta condição pode causar um sangramento anormal e, em casos bem mais graves, quando as plaquetas atingem um nível inferior a 10.000 por milímetro cúbico, desencadear hemorragias internas que podem colocar em risco a vida do paciente.

O primeiro passo para evitar que isto ocorra é consultar um hematologista se tivermos uma contagem de plaquetas baixa, pois é importante descobrir a causa desta condição.

2

Uma das causas mais comuns de plaquetas baixas nos países com clima tropical, chuvas abundantes e propensão às águas paradas é a infecção causada pela dengue, a chikungunya ou o zika vírus, que causam sintomas idênticos como febre, dor de cabeça, fraqueza, dores musculares e perda de apetite.

Outras doenças bacterianas ou infecciosas como o HIV também podem causar uma contagem baixa de plaquetas.

3

A deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico são dois dos motivos frequentes para as plaquetas baixarem. Nestes casos basta realizar uma alteração na alimentação e hábitos do paciente para aumentar a contagem até um nível normal. Para isso, recomenda-se sempre contar com a assessoria de um médico.

4

Doenças como a anemia aplástica, a cirrose hepática, a mielodisplasia ou a leucemia fazem com que a medula óssea não produza plaquetas suficientes, levando a uma descida na sua contagem e fazendo com que o paciente sofra de trombocitopenia. Para diagnosticar estas doenças é indispensável o seguimento médico.

Da mesma forma, certos tratamentos médicos como é o caso da quimioterapia, também fazem com que as plaquetas desçam.

5

Aqueles que sofrem de determinados transtornos também são propensos a ter plaquetas baixas já que estas são descompostas no baço ou no fígado. Este é o caso de pacientes com:

  • Trombocitopenia imune ou não imune produzida por medicamentos.
  • Púrpura trombocitopênica imune ou idiopática.
  • Coagulação intravascular disseminada.
6

Aumentar o número de plaquetas é possível, mas os resultados dependerão da origem da descida, algo que é indispensável saber para agir de forma adequada. Nos casos de doenças bacterianas ou infecciosas, o tratamento específico em cada caso fará com que aumentem os níveis de plaquetas para eliminar a trombocitopenia.

Se o problema for uma deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico devem ser feitas as alterações adequadas na alimentação. Em casos de problemas na medula óssea, leucemia, transtornos, descida de plaquetas por causa de medicação e cirrose hepática, as indicações de um especialista, que oferecerá alternativas dependendo do caso de cada paciente, deverão ser seguidas à risca.

7

8

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que as plaquetas ficam baixas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (25)

Escrever comentário sobre Por que as plaquetas ficam baixas

25 comentários
Ione Ferreira Evangelista
Gostaria de saber mais detalhes referente a baixa das Plaquetas, tenho uma filha de 16 anos com Purpura Trombocitopênica idiopática, desde de quando ela tinha 5 anos, aos 7 foi feita a retirada do Baço, e dos 7 aos 12 vida normal.Quando veio a primeira menstruação as plaquetas desabaram novamente, e ate hoje o máximo que ela chega e 20 mil, há mais ou menos uns 6 meses as plaquetas oscilando entre 10 e 5, fez pulso terapia com corticoide, tomou outros mendicamentos dentro dessa mesma Internação e teve alta com 20 mil. 15 dias depois teve a queda para 10 mil e agora esta com 5 mil. Não tem sagramento, tem vida normal, mas estou desesperada. Ha quatro meses esta tomando imunossupressor sem sucesso. Estou desesperada...Ela faz acompanhamento. Não sei o que fazer onde levar. As médicas não sabem mais o que responder.Tudo que é exame foi realizado, todos os exames o resultado é normal, que não justifica as plaquetas tão baixas. Por favor me de uma resposta, para acalmar meu coração de mãe.
A sua avaliação:
salome silva
bom dia!uma ppessoa muito querida pra mim esta com as plaquetas baixas 64000 ,consigo conttrolar so com alimentacao
Sara Viega
Oi Salome! É importante que siga sempre as recomendações do seu médico para normalizar os valores das plaquetas. Enquanto isso pode conferir essas dicas para baixar as plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/o-que-fazer-se-tenho-as-plaquetas-baixas-336.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-baixar-as-plaquetas-2426.html
Isabel
uma adolescente 15 anos com plaquetas em 747 o que pode ser e o que pode acontecer? e gostaria de saber se é possível baixar só com cuidados na alimentação ja que todos os outros exames estão bom. muito obrigada.
Sara Viega
Oi Isabel! Não custa tentar sempre métodos naturais, mas é importante seguir também as indicações do seu médico. Para além disso, neste artigo encontrará alguns remédios naturais para conseguir baixar as plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-baixar-as-plaquetas-2426.html
Bruna souza
Olá minhas plaquetas estão baixas 139 mil..Só plaquetas..tem algum problemas??obrigada
Sara Viega
Oi Bruna! Esse valor está um pouco abaixo dos valores considerados normais, por isso é importante consultar o seu médico e mostrar o resultado dos exames para saber o que deve fazer. Enquanto isso, pode conferir algumas dicas para aumentar as plaquetas nestes artigos: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-subir-as-plaquetas-13.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html Obrigada pelo comentário e continue a acompanhar-nos!
Katiana sousa
Oi as plaquetas do meu filho 135.000 e o leucograma deu 9.880,o resto ta tudo ótimo, ele faz uso de ritalina de 10mg e risperidona de 1 mg sera que interferiu?
Rita F. S.Sousa
Boa tarde, gostaria de saber porque aumenta a hemoglobina glicada, sendo que a hemoglobina das série está dentro do normal 13, 2 para minha idade e peso, posso resolver isso com alimentação. Esta 5,8, pode me responder por favor , estou ficando pré - diabética.
Kelly
Minha plaquetas deu 129 .e eu estou grávida de 19 semana estou com medo de perder meu bebê......
Zilda
Após o diagnóstico trombocitopenia. Minha filha sente mal após comer.
Rosangela
Plaquetas 147 é baixa? Tem algum problema?
Isabel
Boa tarde estou gestante de 34 /35 semanas e deu plaquetas. Estou bem nervosa. Nunca deu nenhuma alteração nos meus exames.
Sara Viega
Oi Isabel, você deve consultar o seu médico e mostrar o resultado dos exames feitos.

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Maquiagem
Tratamentos de Pele
Aulas de Zumba
Por que as plaquetas ficam baixas
1 de 5
Por que as plaquetas ficam baixas