Como subir as plaquetas


Como subir as plaquetas

As plaquetas desempenham um papel importante no nosso corpo, uma vez que trabalham no processo de coagulação do sangue. Uma contagem normal de plaquetas vai de 150.000 a 450.000, mas determinadas doenças podem fazer que o seu número diminua drasticamente, aumentando o risco de hemorragias se a contagem for inferior a 10.000, por isso é importante estar atento à nossa saúde e acorrer ao médico perante qualquer situação atípica. Se as suas plaquetas tiverem baixado explicamos-lhe algumas estratégias para aumenta-las.

Instruções
  1. As plaquetas baixas podem ser causadas por infeções graves, doenças como a Dengue, patologias do Baço, anemia hemolítica, deficiência de vitamina K, e por doenças mais graves como a leucemia ou pelo resultado de um tratamento de quimioterapia, o importante é manter a situação controlada e tentar na medida do possível subi-las.

  2. Em princípio, durante uma descida das plaquetas é muito importante manter-se hidratado, não só bebendo água mas também consumindo bebidas hidratantes que contenham sais minerais como é o caso do Gatorade e Aquarius, bem como as bebidas de soro líquidas.

    Imagem: vivabem.band.uol.com.br

  3. Os citrinos e os vegetais como a cenoura e o aipo são conhecidos por fornecerem uma grande quantidade de vitaminas, é-lhes atribuída a propriedade de subir as plaquetas, claro que tudo dependerá da origem da descida das plaquetas, mas em casos de Dengue funcionam bastante bem.

  4. Se a origem da baixa contagem de plaquetas é a anemia é importante consumir alimentos ricos em ferro como o espinafre, as lentilhas, a carne magra, o fígado e suplementos de ferro. Deve esforçar-se para melhorar a sua dieta e consumir alimentos que gerem uma importante entrada de vitaminas e minerais.

  5. Outros alimentos importantes para subir as plaquetas são a goiaba e o pimento vermelho, na América Latina é normal junta-los num suco, a grande quantidade de vitaminas de ambos ajuda o nosso corpo a produzir mais plaquetas.

  6. O repouso é muito importante perante uma descida de plaquetas, deve evitar qualquer esforço e descansar muito, isto ajudará no processo de recuperação.

  7. Estas são apenas algumas sugestões, mas se está padecendo de alguma doença que tenha afetado a sua contagem de plaquetas é importante que fale com o seu especialista sobre os quais os alimentos ou medicamentos que pode ingerir para subi-las, porque dependendo da patologia poderá ou não obter resultados satisfatórios.

  8. Se deseja ler mais artigos parecidos a como subir as plaquetas, recomendamos que entre na nossa categoria de A Saúde e o Sangue ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.
Conselhos
  • Se tem uma contagem de plaquetas baixa deve visitar o seu médico imediatamente.
  • Os valores das plaquetas não são um jogo, mante-los dentro dos valores normais é muito importante para o funcionamento do nosso corpo.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como subir as plaquetas:


109 comentários


26-11-2014 disse:
Olá. Meu namorado tem as plaquetas baixas, pois já teve púrpura, ele já toma remédio controlado, mas eu queria realmente algo a mais para poder aumentar as plaquetas dele, que as vezes ficam a 9.000
28-11-2014 disse:
Olá Vanessa, para além das dicas que demos acima, existem alguns alimentos que podem favorecer o aumento das plaquetas. Pode ver quais são nesse link: http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html Muito obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! ;)
21-11-2014 disse:
As medidas das plaquetas de 60.000 é pro il. ante?
14-11-2014 disse:
minha namorada esta gravida mas as plaquetas estao em 65,000 qual o risco que ela corre?
07-11-2014 disse:
Estou com plaquetas baixas, estou 86.000, o que devo fazer ? pois estou preocupado.
07-11-2014 disse:
Olá Jorge, para além destas dicas para subir as plaquetas, nesse link pode ver uma lista de alimentos que ajudam a subir as plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
25-10-2014 disse:
AS INFORMAÇÕES, FORAM MUITOS IMPOODAIR ARTONIRTANTES, PARA MEU POSICIONAMENTO A RESPEITO; MUITO GRATO. ODAIR ARTONI
28-10-2014 disse:
Olá Odair, obrigada pelo seu comentário!
17-10-2014 disse:
olá fiz um exame de sangue e as plaquetas do meu sangue estava baixa 126.00 o que pode estar acontecendo?
21-10-2014 disse:
Olá Cosme, pode ver as causas das plaquetas baixas nesse link: http://saude.umcomo.com.br/articulo/por-que-baixam-as-plaquetas-3222.html Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
14-10-2014 disse:
Eu faço quimioterapia e minhas plaquetas estão em 68000 perguntei ao medico ele desse que não podia fazer nada que tipo de medico e esse? só que ele e residente.
13-10-2014 disse:
meu marido esta com hepatite c crônica e esta com as plaquetas baixas tem remédio para as levantar as plaquetas
07-10-2014 disse:
Gostei muito desse esclarecimento sobre as plaquetas, pois tive câncer de mama fiz quimioterapia e radioterapia e tomo tamoxefeno todos os dias e estou muito preocupada pois minhas plaquetas já tem uns três meses que estão baixa, por favor me ajudem dando dicas de chás, sucos e outros alimentos. Agradecida desde já.
07-10-2014 disse:
Olá Acacildes, muito obrigada pelo seu comentário! Nesse link poderá encontrar uma lista com os melhores alimentos para subir as plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
05-10-2014 disse:
tomar chá de pariri também ajuda a subir as plaquetas
07-10-2014 disse:
Olá Claúdio, sim o chá de pariri também pode ajudar a subir as plaquetas. Obrigada pelo comentário :)
Vídeos em destaque
DIY Desenhos de natal Aulas de Matemática Experiências