Que procura? ¿Como subir as plaquetas? Não procure mais! Aqui tem a resposta

Como subir as plaquetas

Como subir as plaquetas

As plaquetas desempenham um papel importante no nosso corpo, uma vez que trabalham no processo de coagulação do sangue. Uma contagem normal de plaquetas vai de 150.000 a 450.000, mas determinadas doenças podem fazer que o seu número diminua drasticamente, aumentando o risco de hemorragias se a contagem for inferior a 10.000, por isso é importante estar atento à nossa saúde e acorrer ao médico perante qualquer situação atípica. Se as suas plaquetas tiverem baixado explicamos-lhe algumas estratégias para aumenta-las.

Instruções
1

As plaquetas baixas podem ser causadas por infeções graves, doenças como a Dengue, patologias do Baço, anemia hemolítica, deficiência de vitamina K, e por doenças mais graves como a leucemia ou pelo resultado de um tratamento de quimioterapia, o importante é manter a situação controlada e tentar na medida do possível subi-las.

2

Em princípio, durante uma descida das plaquetas é muito importante manter-se hidratado, não só bebendo água mas também consumindo bebidas hidratantes que contenham sais minerais como é o caso do Gatorade e Aquarius, bem como as bebidas de soro líquidas.

Imagem: vivabem.band.uol.com.br

3

Os citrinos e os vegetais como a cenoura e o aipo são conhecidos por fornecerem uma grande quantidade de vitaminas, é-lhes atribuída a propriedade de subir as plaquetas, claro que tudo dependerá da origem da descida das plaquetas, mas em casos de Dengue funcionam bastante bem.

4

Se a origem da baixa contagem de plaquetas é a anemia é importante consumir alimentos ricos em ferro como o espinafre, as lentilhas, a carne magra, o fígado e suplementos de ferro. Deve esforçar-se para melhorar a sua dieta e consumir alimentos que gerem uma importante entrada de vitaminas e minerais.

5

Outros alimentos importantes para subir as plaquetas são a goiaba e o pimento vermelho, na América Latina é normal junta-los num suco, a grande quantidade de vitaminas de ambos ajuda o nosso corpo a produzir mais plaquetas.

6

O repouso é muito importante perante uma descida de plaquetas, deve evitar qualquer esforço e descansar muito, isto ajudará no processo de recuperação.

7

Estas são apenas algumas sugestões, mas se está padecendo de alguma doença que tenha afetado a sua contagem de plaquetas é importante que fale com o seu especialista sobre os quais os alimentos ou medicamentos que pode ingerir para subi-las, porque dependendo da patologia poderá ou não obter resultados satisfatórios.

8
Se deseja ler mais artigos parecidos a como subir as plaquetas, recomendamos que entre na nossa categoria de A Saúde e o Sangue.
Conselhos
  • Se tem uma contagem de plaquetas baixa deve visitar o seu médico imediatamente.
  • Os valores das plaquetas não são um jogo, mante-los dentro dos valores normais é muito importante para o funcionamento do nosso corpo.

Comenta, opina, pergunta sobre como subir as plaquetas

Nome
Email (não será publicado)
 
Enviar comentário
Avise-me quando alguém comentar este artigo
Avisei-me quando publicarem mais artigos nesta categoria: A Saúde e o Sangue e na Newsletter

55 comentários

Sara Viega Disse: 15-04-2014 Obrigada pelo seu comentário, siga os conselhos acima e veja ainda que alimentos deve comer para subir as plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html.
Usuário anônimo Disse: 14-04-2014 Tenho plaquetas baixas há mais de 20 anos e nunca precisei de regime nenhum. Descobri essa situação quando fui operado de câncer. Pratiquei esporte (judô), andava de bicicleta, etc. O tempo de coagulação sempre foi alto. Tenho 87 anos.
Sara Disse: 07-04-2014 Olá Lucy, desde já agradeço o seu comentário. Se já experimentou estes métodos acima e as plaquetas continuam baixas, o mais recomendável é consultar o seu médico.
Sara Disse: 07-04-2014 Olá Paulo, muito obrigada pelo comentário. Ainda bem que ajudamos e as melhoras!
Paulo Cesar Disse: 05-04-2014 Olá Sara obrigado pelas dicas. Acabei de pegar dengue, minhas plaquetas foram a menos de 70mil. Já estou em tratamento, que no caso é simplesmente hidratação, e medicamentos sintomáticos. Adorei a dica do creme com os legumes citados. A dengue trás uma inapetência, e náusea. Para mim um creme assim desce melhor. Um grande abraço, Paulo
Regina Disse: 30-03-2014 Olá, tenho hepatite c cronica,fiz tratamento com interferon pegs por 3 vzs e nada . O genotipo é 3 A. agora apareceu manchas vermelhas pelo corpo que cossão, e queima, Um medico clinico geral disse que seria : PURPURA TROMBOCITOPENICA.Oque devo fazer?
Lucy Disse: 29-03-2014 olá! O meu ultimo exame deu 136.000 plaquetas. Antes, 150.000. Vou fazer novos, pois terei que fazer uma cirurgia para retirar a vesícula. O que fazr?
Usuário anônimo Disse: 22-02-2014 nada haver
Sara Disse: 11-02-2014 Humberto muito obrigada pelo comentário, confira também o nosso artigo com alimentos que ajudam a subir as plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html.
HUMBERTO Disse: 08-02-2014 muito Obrigado pelas informações principalmente quanto a alimentos necessários para elevar as plaquetas,no entanto peço-lhes mais informações complementares. att. Humberto Rodrigues
sara Disse: 04-02-2014 minha teve tumor no cérebro foi operada passou por radioterapia agora e so a qumio o problemas e a quedas de plaquetas que é constante o que fazer para diminuir as internaçoes para as transfuzoes de plaquetas?
Sara Disse: 04-02-2014 Lucia obrigada pelo comentário, experimente algumas dicas que damos nestes artigos http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html e http://saude.umcomo.com.br/articulo/o-que-fazer-se-tenho-as-plaquetas-baixas-336.html.
Sara Disse: 04-02-2014 Renato muito obrigada pelo seu comentário. Confira os nossos artigos com dicas para subir as plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/o-que-fazer-se-tenho-as-plaquetas-baixas-336.html
Renato  Disse: 03-02-2014 olá,, estou fazendo tratamento de plaquetas a varis anos, quando descobri estava muito baixa... o que fazer? dicas de alimentação e vitaminas? por favor... Obs.: faço academia, tem algum problema?
Lucia Disse: 01-02-2014 olá,, estou fazendo tratamento de plaquetas baixas a 4 meses,, quando descobri estava em 23 mil agora esta em 107 mil... o que fazer??? me deem dicas por favor,,,.....
Sara Disse: 31-01-2014 Simone obrigada pelo comentário e pela dica :)
simone Disse: 31-01-2014 Hilda, tenho uma sugestão: você procurou um reumatologista para ver se pode ser auto-imune? Boa sorte!
Hilda Disse: 30-01-2014 tenho plaquetas baixas retocoliti e agora deu uma cirrose eja fis todos os exames o ultimo foi o dopper e nao descobremn nada o porque essa cirrosestou desesperada ja gastei o q nao tenho e agora oque eu fasso
Leticia Disse: 29-01-2014 Para quem tem Púrpura manter as plaquetas em alta é um verdadeiro desafio, meu tratamento havia parado há mais de seis meses e esse mês voltei a sentir os sintomas da baixa de plaquetas, fui fazer um exame e eis que estão na casa dos 20 mil, manter a alimentação saudável ajuda muito além de ter um bom médico e um bom tratamento. Desejem-me sorte!
Sara Disse: 14-01-2014 Jose muito obrigada pelo comentário :) Valeu!
jose elson almeida alves Disse: 13-01-2014 Fiquei muito satisfeita com as infoomaçoes sobre plaqueas, pois as minhas estao baixas com 142.000 como subir
Niomara Silva Disse: 12-01-2014 Minhas plaquetas estão em 124.000 mil tenho muitas tonturas e desmaios não sei a causa e nem os médicos dizem o q pode ser.
Sara Disse: 30-12-2013 Simone muito obrigada por partilhar conosco essas informações. Diomar pode também ver o nosso artigo sobre que alimentos ajudam a subir as plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html. Um Feliz 2014.
Simone Disse: 30-12-2013 Oi Diomar, Minha mãe também está em quimio. Primeiro, você precisa saber o nível de ferro de sua mãe. A minha, por exemplo, teve que tomar muitas transfusões, então, embora haja anemia, ela não é causada por falta de ferro no organismo (pelo contrário, ela tem em excesso), mas pelo remédio que destrói as hemácias que ela produz. O consumo de ferro e vitamina C, para minha mãe, por exemplo, não é benéfico. Agora, se a ferritina de sua irmã estiver baixa, suco de couve, acerola e uva é ótimo para evitar a anemia. Também, comer fígado de boi e vitamina C. Para plaquetas, pelo que li, cenoura é boa , embora não haja nenhum alimento específico para o aumento das plaquetas. Para a imunidade, minha mãe come shitake. Boa sorte e feliz 2014.
diomar mariz Disse: 29-12-2013 minha irmã esta fazendo tratamento de quiomioterapia,plaquetas ficam baixas todas vezes que ela toma o temadol e tambem esta com anemia.Gostaria de uma orientaçao a respeito de quais frutas e verduras que podera ajudar a subir as plaquetas e tb a anemia.
cristiane  Disse: 08-12-2013 eu sou Cristiane o meu cunha esta com lepsespiro a do em as do rato como eu posso vc pra ajudar a subir aspraquetas dele nesse casa o que comer e beber
Simone Disse: 05-12-2013 Boa tarde, Passei por um ano muito estressado por conta da leucemia aguda de minha mãe. Nos últimos três meses, fiz 3 hemogramas e o número plaquetas desceu de 157 mil, para 141 mil e ontem 127 mil. Há três anos atrás quando tive dois abortamentos espontâneos (antes das gestações de meus dois filhos), tinha FAN reagente, CH50 alto e Proteína S funcional baixa. Sempre tive leucopenia (total) e aftas. Desta vez, há uma discreta neutropenia que se manteve estável. Às vezes tenho dor no estômago e semana passada, dor na panturrilha. Há um mês atrás senti muito cansaço e perdi uns 2Kg sem motivo aparente. Não sei que tipo de especialista procurar: hematologista, reumatologista, gastro enterologista ou oncologista? A baixa das plaquetas pode ser meramente decorrente do estresse? Preciso saber a que tipo de profissional recorrer. A Sra. poderia me ajudar? Desde já, agradeço a atenção.
Sara Disse: 04-12-2013 Renata obrigada pelo comentário :)
Renata Disse: 03-12-2013 Muito obrigada por ter feito esse artigo. Se não fosse por ele, eu não teria como cuidar do meu marido corretamente. Sucesso.
José Alves Disse: 02-12-2013 Boa tarde Sara, Faço exames preventivo anualmente, como estou viajando e impossibilitado de mostrar os resultados ao meu médico, gostaria de um auxilio se puder, minhas plaquetas ano passado era 191 e agora esta 173 gostaria de saber se essa diminuição é de preocupar e teria que ser investigada com urgência ou pode aguardar uma nova consulta em 1 mês é quando retornaria a cidade de origem para mostras os exames. muito obrigado,
Sara Disse: 29-11-2013 Mario obrigada pelo seu comentário. Veja este nosso artigo sobre que alimentos sobrem as plaquetas, encontrará a informação relativa a que tipos de vitaminas tomar. http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html
silvania Disse: 28-11-2013 as plaquetas da minha filha deu 276 é normal? preciso muito saber!!!
mario francisco dos Santos Disse: 25-11-2013 minhas plaquetas gira em torno de 70 a 110 tenho problemas no fígado, tenho um hematologista e endocrinologista que me acompanha a anos faço regime, quero saber vitamina que possa tomar para ver que aumente, se
mario francisco Disse: 25-11-2013 Quero saber como faço para aumentar minhas plaquetas.
adriana nascimento Disse: 10-11-2013 olá ! mim ajudem estou desesperada ha mais ou menos 4 dias minha filha començou cm vomito e diarreia, levando para emergencia ,foi diagnosticada pela medica que ela estaria muito desidrata,dificultando seu recebimento de soro ,foi feito um exame de sangue ,no qual um resultado deu que suas plaquetas estavam 39,1 em um exame que levou cerca de 15 min para dar esse resultado ,porem a medica nao acreditou no resultado e solicitou um outro, porem os enfermeiro nao consegui colher outra amostra pois devido a desidrataçao dela ficaria mais dificio entao eles fizerao cm o mesmo sangue que em menos de 5 min o resultado saiu cm 46,1 ela mim deu alta e mandou q eu procura-se um hematologista e mi orientou que se aparece-se manchas roxa q deveria procura cm urgencia uma outra emergencia mais adaptada. so q estou cm muito medo minha bebe so tem 10meses essa doença é muito graves ela ja ficou enternada outra vez cm 2 meses cm pneomunia se fosse genetica como elas disseram no teria dado nos exames feito na quela epoca? mim ajudem o q fazer
claudia mara do monte Disse: 03-11-2013 adorei essa s informações ? pois minhas plaquetas abaixaram muito estava em suspeita de leocemia ! isso me a pavorou !
Lilian Rocha Sales Disse: 26-10-2013 Me ajudem a minha plaqueta estar extremamente baixa,apenas 242 e eu estou grávida e quero que por favor que me respondam se o meu caso ainda tem solução?Obrigada.
joao bosco de lima Disse: 16-10-2013 boa tarde tenho hepatiti c gora descobri que minhas plaquetas estao bachas eu bebo cerveja sera que faiz mal o que devo fazer me ajudem porfavor der de ja agradess ?????plaqueta baixa mata??????
fabiana Disse: 30-09-2013 minha filha nasceu com a plaqueta baixa oque posso fazer para subir
Sara Viega Disse: 09-09-2013 Vitória em primeiro lugar obrigado pelo seu comentário. Esse não parece ser um valor alarmante, no entanto deve comunicar todos esses acontecimentos ao seu médico e ele saberá como a ajudar.
Vitória Disse: 27-08-2013 Olá, fiz exames de hemograma a 2 semanas e minhas plaquetas estavam 149 mil e a pouco mais de 2 meses atras estavam em 172 mil, umas duas semanas antes de realizar esse exame eu tive muito gripada e com muita tosse e dor de garganta, tomei muitos remédios e 2 xarope anti alérgico, também sofro de ansiedade e estive muito tempo tendo crises fortes, na noite anterior de fazer o exame eu tomei algumas gotas de clonazepam e na hora do exame fiquei muito nervosa pq a menina não axava minha veia e fez uns 4 furos e eu fui ficando muito tensa. Será que tudo isso tem algo a ver pois os linfócitos estão ótimos.
janaina  Disse: 20-08-2013 olá tenho plaquetas muitos baixa de 39,000mil,por motivos da minha gestaçao com oito meses.
Grazielle Disse: 12-08-2013 Estou gravida de 31 semanas,minhas plaquetas deram 118.000/mm³!Devo me preucupar?!
Administrador Umcomo.com.br Disse: 29-07-2013 Olá Paula, muito obrigado pelo comentário! Valeu!! :)
paula Disse: 27-07-2013 achei muito legal esse documentario tira muitas duvida
paula Disse: 27-07-2013 minhas plaquetas estão em 33 isso é muito baixo oque posso fazer.
rosangelafeles30@hotmail.com Disse: 19-07-2013 e quando as plaquetas estão com 380 milhões?oque acontece
edilene viana Disse: 14-07-2013 bom dia minha mae tem plaquetas baixas,descobrimos a pouco q ela tinha mais so faz baixar ela esta com 59 agora.
adriana morelis Disse: 21-06-2013 boa noite minhas plaqueta estão 13900 e estou gravida de 32 semanas tá muito baixa?
Usuário anônimo Disse: 19-06-2013 por no tirou minha duvida
Ciete Leal Disse: 07-05-2013 Eu quero saber se agregação de plaquetas tem cura e também plaquetas baixas....
Sara Disse: 24-04-2013 Sim Marina, essa é uma contagem muito baixa.
marina Disse: 20-04-2013 minha plaqueta esta de 95.090 e muito baixa?
carloseduardolouzada Disse: 16-04-2013 Fiz um tratamento para Hepatite C, devido a este tratamento minhas plaquetas ficaram baixas, qual seria a sugestaõ para que as plaquetas sobem pois ja bebo muita agua e sais minerais, gostaria de uma orientação mais profunda obrigado
Usuário anônimo Disse: 09-04-2013 eu quero nomi das alimentos