Partilhar
Partilhar em:

O que fazer se tenho as plaquetas baixas

Passo a passo
Dificuldade: Baixa
Avaliação: 4,7 (1994 votos)
69 comentários
262 vezes partilhado
 
O que fazer se tenho as plaquetas baixas

Quando um exame de sangue indica que a nossa contagem de trombócitos ou plaquetas é muito baixa é normal ficarmos preocupados e é sinal que o nosso corpo não está bem. Os níveis normais de plaquetas variam entre 150.00 e 450.000 cumprindo uma função fundamental, participam no processo de coagulação de sangue, por isso é importante descobrir a causa da sua alteração. Em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos para que saiba o que fazer se tem as plaquetas baixas.

Também lhe pode interessar: Como baixar as plaquetas
1

As plaquetas baixas podem dever-se a infecções graves, doenças como a Dengue, condições do baço, anemia hemolítica, deficiência de vitamina K, e a condições mais graves como a leucemia ou ao resultado de um tratamento de quimioterapia, o importante é manter a situação controlada e tratar na medida do possível de subi-las.

Devido à diversidade de causas que podem levar a este quadro, a opinião de um especialista torna-se imprescindível para determinar a causa deste quadro.

2

Não deve deixar passar a situação, mas sim tentar resolvê-la com conselhos ou remédios caseiros, embora existam receitas para subir as plaquetas e alimentos que o podem ajudar a subir o seu conteúdo, identificar a causa da descida é fundamental.

A opinião de um médico é fundamental, pois se a contagem de plaquetas baixa para menos de 10.000, um cenário possível em casos de dengue ou infeções graves, poderá sofrer uma hemorragia e agravar o quadro de forma severa.

3

Se após uma análise de sangue os valores das suas plaquetas tiverem sido inferiores aos valores considerados normais, a primeira coisa que deve fazer é consultar o seu médico ou hematologista para determinar a origem dessa descida.

No nosso artigo por que baixam as plaquetas poderá descobrir as condições que normalmente originam esta situação, no entanto lembre-se que é impossível de fazer qualquer diagnóstico sem que o seu médico o avalie e examine.

4

Assim que tiver o seu diagnóstico é importante melhorar a sua dieta e consumir alimentos que contenham uma grande quantidade de vitaminas e minerais que ajudem na formação de plaquetas. Descubra quais são os melhores alimentos para subir as plaquetas.

Em determinados casos, como quando se sofre de dengue, o repouso também ajudará a melhorar esta condição e a favorecer a recuperação.

5

Nunca se automedique sem conhecer a razão da descida de plaquetas. Em casos de dengue por exemplo a medicação inadequada, como é o caso das aspirinas ou os anti-inflamatórios, pode fazer com que o quadro se agrave de forma significativa, ou mesmo ocorrer outro tipo de infecções, por isso mantenha-se sempre atento ás indicações do seu médico.

6

Além de uma correta alimentação e de consultar um especialista, existem outras sugestões que podem ajuda-los a subir as suas plaquetas e melhorar a sua saúde. No nosso artigo como subir as plaquetas damos-lhe vários conselhos sobre este tema.

7

As plaquetas ou trombócitos cumprem um papel fundamental na nossa saúde e a alteração dos seus valores no sangue é um sinal de que alguma coisa não está funcionando da melhor forma. Para conhecer mais sobre este tema, consulte o nosso artigo O que são as plaquetas e para que servem.

8

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a O que fazer se tenho as plaquetas baixas, recomendamos que entre na nossa categoria de A Saúde e o Sangue.

Conselhos
  • Lembre-se da importância de consultar um médico se as suas plaquetas estiverem muito abaixo ou acima do valor normal.
Relacionados
Comentários (69)

Escrever comentário sobre O que fazer se tenho as plaquetas baixas

Muito útil
69 comentários
carolina
Oi. Minha filha esta com as plaquetas em 20900 isso é um resultado ruim? É o primeiro exame de plaquetas ainda estou meio perdida
Flaviana
Minhas plaquetas estão 264 estão normais tenho 37anos
Norma
Se minhas plaquetas estão baixas o q devo fazer para resolver o problema?. E a partir de qual valor, devo mim preocupar e procurar o médico?
neusa dalacorte
queria saber se pode dar enjou cansaso
Givanilda santos
Meu tio está hospitalizado com plaquetas muito baixas o valor referente está de apenas 20 .então o médico solicitou internação imediata para tomar sangue e repor plaquetas . o caso dele é gravíssimo e estou muito preocupada com a situação dele.e preciso muito saber quais são as reais chances dele.preciso de uma resposta de um especialista de área.
francinelly
plaquetas de 147 e normal
Ana Claudia
Minha filha de 1ano fez um exame de sangue e constatou uma baixa de plaquetas, esta em 130,000 isso é muito grave?? Ela não se alimentava mto bem, teve uma febre q durou 3 dias poucos dias antes do exame e tomou dipirona enquanto apresentava febre. Porem sem nenhum outro sintoma. Esta nascendo dentes nela. Tem dificuldade de ganhar peso e sempre foi assim. Apresentou sempre boa saúde. Pode ser leucemia??
Diana
No meu hemograma minhas plaquetas deram 15.000/mm3 está normal?
Paulo Roberto Vieira
Tenho plaquetas baixas em média 70.000 há pelo menos 10 anos. Tenho 62 anos e desde que descobri já procurei vários(inúmeros) especialistas, que após várias solicitações de exames e indicações nada descobrem, dizendo que em virtude de minha coagulação ser muito boa, não é motivo de preocupação. Me sinto muito insatisfeito com a informação me passada e continuo preocupado. No aguardo, lhes envio um grande abraço.
merces
fiz,exames tenho 143 o meu medico do centro de saude simplesmente disse que esta um pouco baixa, nao receitou nada,nem disse mais nada.gostaria de saber se alem de alimentos que ajudam existe algum tipo de acompanhamento medico.

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
DIETA | Remédios Caseiros
Top 10
O que fazer se tenho as plaquetas baixas
1 de 5
O que fazer se tenho as plaquetas baixas