Partilhar

Porque as plaquetas aumentam

Porque as plaquetas aumentam

Nossas plaquetas têm uma função muito importante no corpo, sendo parte fundamental no processo de coagulação do sangue, o que nos ajuda a evitar hemorragias em caso de feridas e lesões, e a permitir a correta fluidez do sangue em todo o nosso organismo. Uma contagem normal de plaquetas vai de 150.000 a 450.000, no entanto, determinadas condições podem fazer com que a quantidade suba, colocando em risco nossa saúde. Em umComo.com.br explicamos por que as plaquetas aumentam em nosso sangue.

Também lhe pode interessar: Alimentos para aumentar as plaquetas
Passos a seguir:
1

O incremento no número das plaquetas é conhecido medicamente como trombocitose. Quando a contagem é muito elevada o paciente corre o risco de que os coágulos de sangue obstruam os vasos sanguíneos, podendo produzir sérios problemas de saúde como um acidente vascular cerebral (AVC), um infarto do miocárdio ou uma trombose nas extremidades.

2

Algum tipo de infecção, como os vírus ou bactérias, são a causa mais comum do aumento de plaquetas no sangue. Normalmente é suficiente com diagnosticar o tipo e origem da infecção para aplicar o tratamento indicado, voltando à normalidade (na maior parte dos casos) em poucas semanas.

3

Uma dieta pobre, pouco equilibrada ou baixa em nutrientes pode ser também a causante do incremento de plaquetas, bem como a anemia ferropênica ou anemia por deficiência de ferro. Trata-se de uma reação do corpo, pois diante da diminuição de glóbulos vermelhos derivada da ausência de ferro, o corpo produz mais plaquetas.

4

As plaquetas altas podem dever-se também à Síndrome Nefrótica, uma doença causada por diversos transtornos que produz danos renais. Na mesma o paciente apresenta proteína na urina, enquanto no sangue conta com baixos níveis de proteína e alto nível de colesterol e triglicerídios. Para diagnosticá-la é necessário uma série de exames realizados por um médico.

5

Uma alta contagem de plaquetas poderia ser um indicador de presença de tumores. Cancros como o de ovário, pulmão ou seio apresentam esta condição conhecida como trombocitose paraneoplásica. Atualmente muitos investigadores médicos estudam a relação entre os tumores e a alta contagem de plaquetas, que atualmente se desconhece.

6

Outras condições como os traumatismos profundos ocasionados por algum acidente, ou a pouco habitual doença de Kawasaki, podem ocasionar que se eleve a contagem de plaquetas no sangue.

7

Se depois de uma análise de sangue completo os resultados mostram uma alta contagem de plaquetas, superior a 450.000, deve-se ir a um médico para uma revisão. completa. Só um especialista é capaz de realizar um diagnóstico correto e pesquisar a causa da ascensão de plaquetas em nosso sangue.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque as plaquetas aumentam, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Porque as plaquetas aumentam

36 comentários
A sua avaliação:
Vinícius
Boa noite, eu tenho uma dúvida sobre uma das imagens usadas.
Por que na primeira imagem há glóbulos vermelhos e não plaquetas?
Cleonice
Estou muito aflita ...meu bebe d 2 meses estava cm penelmonia e descobri q as plaquetas dele estava 530 pq o sangue dele só estava guagulando.... É perigoso. Agora q saiu do hospital esta cm 470
Monica laura de souza
Fiz o exame de sangue de minha filha, as plaquetas dela está em 544,00 está muito alto pela idade dela, ela tem 2 anos e 10 meses, e uma dúvida ela tomou mamadeira antes de fazer isso alterar em alguma coisa?
A sua avaliação:
lucia de fatma soares luz
Estou com 453 de plaquetas se o normal é ate 400 a medica recomendou tomar aguá com limão,comer mamão papaia ,comer uva e fazer caminhada tenho 50 anos.
A sua avaliação:
priscila
fia exame e minhs plaquetas deram 672.000 mais ou menos isso é ruim
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Priscila! Esse valor está acima dos valores considerados normais, você deve ir no médico e mostrar os resultados.
Raquel
Boa noite minha filha tem 7anos e as plaquetas dela deu 45. 000 estão altas pra idade dela?
Elizeth
Minha mãe teve um infarto e ainda continua com plaquetas altas tem alguns alimentos e chá que pode ser consumido pra ajudar baixar.. Obgd
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Elizeth! Para além de seguir as indicações do médico, confira estes conselhos para baixar as plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-baixar-as-plaquetas-2426.html
walter
Plaquetas acima de 450mil porque ficam tão altas?Quando retirado sangue 470ml baixam, mais não chegam ao normal
Ana paula
Maravilhoso artigo, consegui sanar minhas duvidas, obrigado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana! Que bom saber isso, muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
MARIA DO DESTERRO TEOTONIO DA SILVA
ola bom dia me chamo maria do desterro e tenho um pergunta meu filho tem apenas sete anos ja teve anemia ficou enternado chegou a tomar sangue pois tao forte era a anemia depois do tratamento fizemos de novo os exame nao estava mas com a anemia ai depois de mas seis mes fiz de novo ai deu a anemia forte plaquetas muito altas deu 750 fiquei com medo mas o unico remedio que medico passou foi um tal de..... suplam ...estou com medo de perde meu filho me ajudem por favor////// SOU DE PATOS NO ESTADO DA PARAIBA FICO GRATE SE TE UM RESPOSTA PRA MIM OBRIGADO MEU TELEFONE E 83 XXX-XXX-XXX
natalia
De a ele bananas com inhame ou cara. Isso ajudara a subir as plaquetas e essas frutas tem vários benefícios

Porque as plaquetas aumentam
Porque as plaquetas aumentam

Voltar ao topo da página