Como baixar as plaquetas
As plaquetas têm uma função muito importante no corpo, influenciando o processo de coagulação do sangue, o que nos ajuda a evitar hemorragias em caso de feridas e lesões, e a permitir a correta fluidez do sangue em todo o nosso organismo. Uma contagem normal de plaquetas vai de 150.000 a 450.000, no entanto certas condições podem fazer com que as plaquetas subam, pondo em risco a nossa saúde. Em umComo.com.br damos-lhe algumas recomendações para que saiba como baixar as plaquetas de modo a ter uma contagem normal.
Passos a seguir:
Se depois de uma análise ao sangue o resultado indica um crescimento da contagem de plaquetas, é fundamental recorrer a um hematologista para descobrir a causa deste resultado. São várias as razões pelas quais as plaquetas sobem, e conhecê-las é fundamental para aplicar o tratamento mais indicado.
Estas sugestões indicam como baixar o nível de plaquetas altas até uma recontagem norma, mas sob nenhuma circunstância são substitutas de um tratamento médico profissional. Antes de consumir as plantas medicinais ou remédios naturais que se indicam, é bom consultar um médico.
Uma das melhores plantas para baixar as plaquetas e levá-las de novo a um nível normal é o ginkgo biloba, pois devido ao seu elevado conteúdo de antioxidantes e terpenoides, previne a formação de coágulos reduzindo a viscosidade do sangue.
No entanto, esta poderosa planta medicinal não se deve tomar sem antes consultar um médico, uma vez que pode influenciar no efeito de determinados medicamentos.
O ginseng, além de ser uma excelente opção para combater o cansaço e obter energia, é também indicado para reduzir as plaquetas altas devido ao seu efeito anticoagulante e o seu grande teor de antioxidantes. Tal como o ginkgo biloba, deve consultar o médico antes de ser ingerido com este propósito.
O alho é um popular remédio caseiro para diminuir a quantidade de plaquetas no sangue graças ao seu conteúdo em alicina, que funciona como um vasodilatador e anticoagulante. Para que os seus efeitos sejam adequados deve ser consumido de preferência cru.
Existem outros alimentos que funcionam como anti-agregantes de plaquetas evitando a formação de coágulos, entre eles podemos destacar a cebola crua, o abacaxi, o kiwi, a soja e as uvas pretas, que convém adicionar à dieta para baixar os níveis de plaquetas no sangue.
Os alimentos ricos em vitamina k não são recomendados para pacientes com as plaquetas altas, pois podem afetar a função dos medicamentos anticoagulantes e promoverem a agregação de plaquetas. Deve evitar o consumo de brócolis, espinafres, alface, couve, verduras de folha verde e carne de vaca. Não se deve esquecer que a dieta influencia de forma importante o nosso estado de saúde.
Sugestão: Quais os sintomas das plaquetas baixas - O que pode ser?
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como baixar as plaquetas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.