Partilhar
Partilhar em:

Quais são os sintomas das plaquetas baixas

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (8589 votos)
124 comentários
747 vezes partilhado

As plaquetas ou trombócitos cumprem uma função muito importante no processo de coagulação do sangue, sendo necessário manter um nível adequado para estarmos saudáveis. Os níveis normais de plaquetas no sangue de uma pessoa adulta oscilam entre as 150.000 e as 450.000 por mililitro cúbico, quando os mesmos baixam dos 150.000 é o momento de prestar atenção para detectar a causa desta descida, que pode ser o reflexo de várias condições médicas. Em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os sintomas das plaquetas baixas e o que fazer se a sua contagem não for a mais adequada.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas das plaquetas altas
Instruções:
1

A condição em que a nossa contagem de plaquetas é muito mais baixa que o habitual é conhecida como trombocitopenia.

As causas da descida das plaquetas podem ser muito variadas e indicarem diferentes doenças, por exemplo:

  • Infecções significativas.
  • Patologias virais como a dengue, a chikungunya ou o vírus zika.
  • Condições como a cirrose hepática ou a anemia plástica.
  • O uso de certos medicamentos.
  • A deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico.
  • Em casos mais graves uma descida de plaquetas pode corresponder a doenças graves como a leucemia ou a mielodisplasia, no entanto será sempre necessária uma revisão médica exaustiva para encontrar a origem desta condição.
2

Uma vez que as causas de uma descida da contagem de plaquetas são muito diversas, é importante não se alarmar até ter os resultados na mão e ter consultado um hematologista. Este é o especialista indicado para descobrir a que se deve a diminuição de plaquetas no sangue.

3

Os sintomas das plaquetas baixas podem variar ligeiramente de um paciente para outro, no entanto os sinais mais comuns são:

  • Fadiga e o cansaço generalizado. Este acontece quando a descida de plaquetas é ligeiramente inferior a 150.000. A fraqueza e a falta de apetite são também sinais comuns numa primeira fase.
  • Quando a descida de plaquetas de maior, é comum apresentar hematomas com facilidade perante qualquer golpe ligeiro. Os hematomas são frequentes e evidentes, inclusive quando não recebemos nenhum golpe na zona afetada.
  • Perante uma contagem baixa de plaquetas outro sinal claro é que a pele começa a apresentar pequenas erupções, idênticas a uma dermatite, normalmente nos braços, costas e torso, embora possam estar ao longo de todo o corpo. Os pacientes com dengue, chikungunya ou vírus zika costumam apresentar estes sinais.
  • Em casos mais graves, em que a contagem de plaquetas é de 10.000 ou menos, corre-se um risco elevado de sofrer uma hemorragia interna, por isso é comum que quando as plaquetas cheguem a este número haja um sangramento na boca, nariz e gengivas. Nestes casos a hospitalização é necessária para estabilizar o paciente e aumentar as plaquetas.

É importante destacar que dependendo da causa da descida de plaquetas podem existir sintomas adicionais. Quando os níveis são apenas ligeiramente baixos, é possível não apresentar nenhum sintoma, pelo que o paciente desconhece que conta com as plaquetas baixas, algo muito comum em situações de infecção leve.

4

Existem várias alternativas para subir as plaquetas, mas a eficácia das mesmas dependerá da razão que levou à sua descida. Por exemplo, perante casos de dengue, infecções leves, anemia ou deficiência de vitamina B, é muito simples aumentar a contagem de plaquetas, mas se sofrer uma leucemia ou se enfrentar uma quimioterapia, pode ser mais difícil.

5

Se tem as plaquetas baixas deve consultar um hematologista ou o seu médico para determinar a causa desse resultado. Além disso, convidamos você a consultar estes artigos que podem ser do seu interesse:

6

7

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas das plaquetas baixas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (124)

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas das plaquetas baixas

124 comentários
Zulmar Francisco Medeiros
Fiz exame e foi detectado que estava com plaquetas em 64.000 , fiz apenas alimentação mais adequada apôs 90 dd estava com 163.000 , fiz novo exame apôs 8 meses , baixou para 113.000. que pode ser, anteriormente ter baixa a 1ª vez , sempre foi dentro das normalidades. ??
A sua avaliação:
dayse daniella
ola boa noite !! minha filha tem 15 anos fiz dois exames e as plaquetas dela deram a contagem de 131.000/mm,e VPM...11,3/mm e tinha uma obs; leucócitos sem alteraçao morfológiacas ...e TROMBOCITOPENIA
FIZ O segundo exame no dia 07/12 e os resultados foram 131 x10/mm e MPV...11,00 fL... entao gostaria de saber se é serio :??
A sua avaliação:
Yara
Plaquetas com 80 mil pode ser grave?
A sua avaliação:
maria
Quero receber informações sobre a queda de plaquetas, pois me encontro com elas baixa
A sua avaliação:
Neuza branas
To com minhas plaquetas á 11.000 já fiz exame de medula e alguns outros ainda não achamos a causa não tenho anemia fiz uma refuçao de estômago a trez anos mas á um ano que estou complaquetas baixas esse mês 11.000 minha médica hematoma fizemos exame da mérito foi descartada leucemia agora vai me encaminhar uma junta médica tenho um pouco de aumento de baço estacionado,sem resposta estou muito preocupada,não sinto nada do quando bato em qualquer lugar a pele fica com ematoma na hora gostaria de uma resposta o ki fazer
A sua avaliação:
rosana correa
o que siguinifica piaquetas 65
A sua avaliação:
glaucia arruda leite
minha plaqueta e sempre 100 isto significa baixa qual o tipo de doença sao tenho cirrose hepatica diabete transtorno bipolar , gostaria de saber se tem haver com lupus erimatoso pq tive a 5 anos e causa de procurar alqum medico especial como reumatologia obrigado glaucia ,,,resp
A sua avaliação:
paulo cesar lacerda
tenho um cliente que trabalhou cerca de 36 anos no cargo de mecânico de maquinas de fiação de industria têxtil, sendo acometido de baixo índice de plaquetas no sangue. lidava com graxa, oleos minerais e benzina. Pergunta-se: Se o trabalho de mecânico exposto aos agentes quimicos citados provoca ou não a redução das plaquetas?
A sua avaliação:
Fernando Maia
Tenho só um rim de nascença, tenho 76 anos, creatinina a 2.02, as plaquetas a 133, e gostaria de saber como subilas!!!! Cumprimentos
Vanessa Queiroz rodrigues
Fiz exames e deu plaquetas baixas no exame mais meu médico não soube me esplica o que é o que devo fazer.sou diabética e hipertensão.

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Maquiagem
Tratamentos de Pele
Aulas de Zumba
1 de 3