PARTILHAR

Quais são os sintomas das plaquetas baixas - o que pode ser?

Quais são os sintomas das plaquetas baixas - o que pode ser?

As plaquetas ou trombócitos cumprem uma função muito importante no processo de coagulação do sangue, sendo necessário manter um nível adequado para estarmos saudáveis. Os níveis normais de plaquetas no sangue de uma pessoa adulta oscilam entre as 150.000 e as 450.000 por mililitro cúbico, quando os mesmos baixam dos 150.000 é o momento de prestar atenção para detectar a causa desta descida, que pode ser o reflexo de várias condições médicas. Em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os sintomas das plaquetas baixas e o que fazer se a sua contagem não for a mais adequada.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas das plaquetas altas
Passos a seguir:
1

A condição em que a nossa contagem de plaquetas é muito mais baixa que o habitual é conhecida como trombocitopenia.

As causas da descida das plaquetas podem ser muito variadas e indicarem diferentes doenças, por exemplo:

  • Infecções significativas.
  • Patologias virais como a dengue, a chikungunya ou o vírus zika.
  • Condições como a cirrose hepática ou a anemia plástica.
  • O uso de certos medicamentos.
  • A deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico.
  • Em casos mais graves uma descida de plaquetas pode corresponder a doenças graves como a leucemia ou a mielodisplasia, no entanto será sempre necessária uma revisão médica exaustiva para encontrar a origem desta condição.
Quais são os sintomas das plaquetas baixas - o que pode ser? - Passo 1
2

Uma vez que as causas de uma descida da contagem de plaquetas são muito diversas, é importante não se alarmar até ter os resultados na mão e ter consultado um hematologista. Este é o especialista indicado para descobrir a que se deve a diminuição de plaquetas no sangue.

3

Os sintomas das plaquetas baixas podem variar ligeiramente de um paciente para outro, no entanto os sinais mais comuns são:

  • Fadiga e o cansaço generalizado. Este acontece quando a descida de plaquetas é ligeiramente inferior a 150.000. A fraqueza e a falta de apetite são também sinais comuns numa primeira fase.
  • Quando a descida de plaquetas de maior, é comum apresentar hematomas com facilidade perante qualquer golpe ligeiro. Os hematomas são frequentes e evidentes, inclusive quando não recebemos nenhum golpe na zona afetada.
  • Perante uma contagem baixa de plaquetas outro sinal claro é que a pele começa a apresentar pequenas erupções, idênticas a uma dermatite, normalmente nos braços, costas e torso, embora possam estar ao longo de todo o corpo. Os pacientes com dengue, chikungunya ou vírus zika costumam apresentar estes sinais.
  • Em casos mais graves, em que a contagem de plaquetas é de 10.000 ou menos, corre-se um risco elevado de sofrer uma hemorragia interna, por isso é comum que quando as plaquetas cheguem a este número haja um sangramento na boca, nariz e gengivas. Nestes casos a hospitalização é necessária para estabilizar o paciente e aumentar as plaquetas.

É importante destacar que dependendo da causa da descida de plaquetas podem existir sintomas adicionais. Quando os níveis são apenas ligeiramente baixos, é possível não apresentar nenhum sintoma, pelo que o paciente desconhece que conta com as plaquetas baixas, algo muito comum em situações de infecção leve.

Quais são os sintomas das plaquetas baixas - o que pode ser? - Passo 3
4

Existem várias alternativas para subir as plaquetas, mas a eficácia das mesmas dependerá da razão que levou à sua descida. Por exemplo, perante casos de dengue, infecções leves, anemia ou deficiência de vitamina B, é muito simples aumentar a contagem de plaquetas, mas se sofrer uma leucemia ou se enfrentar uma quimioterapia, pode ser mais difícil.

A média normal de plaquetas no sangue de um adulto deve variar entre 150.000 a 350.000 para cada microlitro. Você consegue encontrar esse valor no exame de sangue representado pela sigla VR. Mesmo assim, é preciso que um médico interprete os resultados para chegar ao diagnóstico correto.

5

Se tem as plaquetas baixas deve consultar um hematologista ou o seu médico para determinar a causa desse resultado. Além disso, convidamos você a consultar estes artigos que podem ser do seu interesse:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os sintomas das plaquetas baixas - o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
167 comentários
jose pereira
m plaqueta desceu tive hepatite c curei me sera isso
Osvaldo danin rossendy
Eu já estive nessa situação de plaquetas baixas, 70000, foi diagnosticado no posto de saúde municipal, aqui em Porto Velho Ro, às 20: 00hs , senti um mal estar no corpo, durante o dia no meu trabalho, dava vontade de dormir, resumindo ...estava com " dengue clássica ".Após ser medicado e dada alta por boltade 01:00 da manhã, a receita foitomar bastante sucos de fruta e água.Obs. engraçado que cheguei no posto dirigindo e com muita tontura e moleza no corpo.
A sua avaliação:
marina ribeiro cardoso pereira
fazer uso durante 4 meses de medicamento anticoagulante (Eliquis) podem provocar diminuição do número de plaquetas?
Sonia
recebi hoje o valor das analises clinicas e o valor das plaquetas é de volume plaquetario medio 11.0 deverei consultar a medica de familia?
rosangela maria jovelli
Sonia ja foi ao medico??? tem que ir urgente!!11 mil é caso de ir sim.
Ana Cristina Silva
A minha plaqueta em 17 de maio de 2017 o resultado foi de 85.000 e 7 depois eu repeti o exame e o resultado foi de 82.000 é motivo para preocupação.
Zulmar Francisco Medeiros
Fiz exame e foi detectado que estava com plaquetas em 64.000 , fiz apenas alimentação mais adequada apôs 90 dd estava com 163.000 , fiz novo exame apôs 8 meses , baixou para 113.000. que pode ser, anteriormente ter baixa a 1ª vez , sempre foi dentro das normalidades. ??
A sua avaliação:
dayse daniella
ola boa noite !! minha filha tem 15 anos fiz dois exames e as plaquetas dela deram a contagem de 131.000/mm,e VPM...11,3/mm e tinha uma obs; leucócitos sem alteraçao morfológiacas ...e TROMBOCITOPENIA
FIZ O segundo exame no dia 07/12 e os resultados foram 131 x10/mm e MPV...11,00 fL... entao gostaria de saber se é serio :??
A sua avaliação:
Yara
Plaquetas com 80 mil pode ser grave?
A sua avaliação:
maria
Quero receber informações sobre a queda de plaquetas, pois me encontro com elas baixa
A sua avaliação:
Neuza branas
To com minhas plaquetas á 11.000 já fiz exame de medula e alguns outros ainda não achamos a causa não tenho anemia fiz uma refuçao de estômago a trez anos mas á um ano que estou complaquetas baixas esse mês 11.000 minha médica hematoma fizemos exame da mérito foi descartada leucemia agora vai me encaminhar uma junta médica tenho um pouco de aumento de baço estacionado,sem resposta estou muito preocupada,não sinto nada do quando bato em qualquer lugar a pele fica com ematoma na hora gostaria de uma resposta o ki fazer
A sua avaliação:
rosana correa
o que siguinifica piaquetas 65
A sua avaliação:
glaucia arruda leite
minha plaqueta e sempre 100 isto significa baixa qual o tipo de doença sao tenho cirrose hepatica diabete transtorno bipolar , gostaria de saber se tem haver com lupus erimatoso pq tive a 5 anos e causa de procurar alqum medico especial como reumatologia obrigado glaucia ,,,resp
A sua avaliação:
paulo cesar lacerda
tenho um cliente que trabalhou cerca de 36 anos no cargo de mecânico de maquinas de fiação de industria têxtil, sendo acometido de baixo índice de plaquetas no sangue. lidava com graxa, oleos minerais e benzina. Pergunta-se: Se o trabalho de mecânico exposto aos agentes quimicos citados provoca ou não a redução das plaquetas?
A sua avaliação:
Fernando Maia
Tenho só um rim de nascença, tenho 76 anos, creatinina a 2.02, as plaquetas a 133, e gostaria de saber como subilas!!!! Cumprimentos
Vanessa Queiroz rodrigues
Fiz exames e deu plaquetas baixas no exame mais meu médico não soube me esplica o que é o que devo fazer.sou diabética e hipertensão.
reginaldo
Oi meu nome e Reginaldo tenho 34 anos estou muito preocupado com minha saúde descobrir que tenho plaquetas baixa e já ate chegou a 9.000 de plaquetas, descobrir em 2014 e ate agora faço tratamento no hemoam da minha cidade, o medico passa o remédio tomo e sobi as plaquetas dou uma pausa e desse isso e muito grave.
reginaldo magalhaes
O meu médico mandou fazer a retirada do meu baço, quero saber qual as consequências da retirada do baço, o que pode acarreta depois da retirada para minha saúde, vou fica normal ou isso pode me prejudica em quê?
Carlos
Ele é o órgão que retira de circulação as hemácias e as plaquetas velhas, armazena o ferro subtraído das hemácias e produz anticorpos , da para viver sem baço , mas voce consequentemente sera mais suscetíveis a infecções do que com ele , ele protegeria mais voce das infecções , faça o possível para eles nao tirarem o baço, pois e muito importante na nossa vida
Mônica
Boa tarde, gostaria de saber se a baixa das plaquetas pode estar relacionada também a menopausa. Pergunto porque tenho 52 anos e minhas plaquetas estão 107. Levei um susto. Não tenho nenhum sintoma, pelo contrário: me exercito todos os dias, corro, faço musculação e spinning. Não me sinto fadigada. O meu único desconforto mais recente é tonteira e dor de cabeça, que podem estar relacionados a menopausa.
Katrine
Plaquetopenia pode levar a queda de cabelo?
melinda hills
Quero saber os sintomas de plaquetas baixas.sinto muita sonolência desânimo erupções pelo corpo.
Marcelo
Sangramento na gengiva, dores nas articulações, sangramento na urina, dor de cabeça, cansaço
Quais são os sintomas das plaquetas baixas - o que pode ser?
1 de 3
Quais são os sintomas das plaquetas baixas - o que pode ser?

Voltar ao topo da página ↑