O que pode ser nariz sangrando
Com certeza que já lhe aconteceu alguma vez começar a sangrar do nariz nada. E quando isso acontece questionamos se existe algum motivo para que isso tenho acontecido. Os sangramentos esporádicos são bastante comuns e na maioria dos casos ocorrem por causas banais, pode até ser devido a um resfriado comum. Mas, por vezes este sangramento também pode significar um problema de saúde mais sério, como pressão arterial elevada. É normal se sentir assustado quando isto acontece, mas normalmente sangrar do nariz não significa um problema muito sério. Continue lendo este artigo de umComo e saiba mais sobre o que pode ser nariz sangrando.
Passos a seguir:
O sangramento nasal, chamado também de epistaxe, significa que há um sangramento no interior do nariz, que ocorre geralmente em apenas uma das narinas. O sangramento do nariz pode ser de dois tipos, dependendo do local onde vem o sangramento:
- Sangramento anterior - estas são as hemorragias nasais mais frequentes, que ocorrem em um vaso sanguíneo na parte dianteira do nariz, que é uma zona mais maleável. Este tipo de sangramento nasal também é normalmente mais fácil de controlar.
- Sangramento posterior - este tipo de sangramento nasal é menos comum de acontecer, sendo mais frequente em pessoas idosas. O sangramento posterior ocorre em uma artéria localizada na parte de trás do nariz, que é mais dura. O sangramento posterior é mais difícil de controlar e precisa normalmente de internação.
O nariz é composto por vasos sanguíneos muito pequenos, principalmente na sua parte dianteira, por isso é fácil estes se romperem e ocorrer sangramento. O sangramento nasal pode ocorrer devido ao simples ato de se assoar ou em casos de resfriados ou alergias. Normalmente o sangramento do nariz ocorre devido à entrada de ar seco, que vai secar as membranas nasais e deixá-las mais propensas a infecções e hemorragias, e o ato de cutucar o nariz com o dedo. Mas outras causas podem estar na origem do sangramento do nariz:
- Sinusite aguda ou crônica;
- Uso excessivo de descongestionantes;
- Rinite;
- Infecção das vias respiratórias superiores;
- Objeto estranho no nariz;
- Uso de cocaína e anticoagulantes;
- Cirurgias nasais ou perinasais;
- Exposição a químicos irritantes como a amônia;
- Espirros repetidos;
- Traumas no nariz.
Além destas causas de hemorragia nasal, outras menos comuns incluem leucemia, pólipos nasais, tumor nasal, hemofilia, telangiectasia hemorrágica hereditária e púrpura trombocitopênica idiopática (PTI).
A maioria dos sangramentos nasais é resolvida e controlada sem ser necessária a intervenção médica. Caso o seu nariz comece sangrando, deve se sentar ereto e inclinado para a frente, de forma a que o queixo encoste no peito, assim conseguirá evitar engolir sangue e impedir que este escorra para as vias aéreas. Com os dedos polegar e indicador comprima o nariz por cerca de 5 minutos, certifique-se que as narinas ficam bem fechadas e respire pela boca. Após esse tempo, deixe de comprimir o nariz com os dedos lentamente. Na maioria dos casos este tempo é suficiente para parar o sangramento, mas caso não seja suficiente deverá comprimir o nariz por mais dez minutos. Para além disso, também pode aplicar compressas frias ou mesmo gelo no dorso do nariz.
Se após estes procedimentos continuar sangrando do nariz, embeba um algodão em descongestionante nasal e coloque na narina. Normalmente estes procedimentos são suficientes para estancar o sangramento, mas se ainda assim o seu nariz continuar sangrando, mantenha o nariz comprimido e consulte um médico.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode ser nariz sangrando, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.