Hemorragia

Que fazer se o nariz sangrar

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 23 novembro 2017
Que fazer se o nariz sangrar

Todo mundo já sangrou alguma vez o nariz, especialmente quando éramos crianças, e muitas vezes não sabemos como agir diante deste tipo de hemorragias nasais ou epistaxe, que é como se conhece medicamente. Podem ser diversos os motivos pelos quais o nariz sangra, desde pancadas ou até pode ser causado por medicamentos e, em geral, não costuma se tratar de algo grave. Em qualquer dos casos, é necessário saber como devemos nos colocar e o que fazer se sangrar do nariz para parar a hemorragia.

Também lhe pode interessar: O que pode ser nariz sangrando

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, se lhe sangra o nariz ou está sangrando o de outra pessoa, deverá se sentar para prevenir tontura e inclusive um possível desmaio. Além disso, será necessário que incline a cabeça para frente para não engolir o sangue e respire pela boca, em vez de fazer pelo nariz. É importante manter a cabeça acima da altura do coração.

2

A seguir, deverá pegar seus dedos indicador e polegar para apertar a zona macia do nariz para tratar de cortar a hemorragia nasal ou epistaxe. Deverá manter o nariz pressionado durante ao menos 5 minutos ou inclusive 10 se continuar sangrando; não fique comprovando a cada momento se seu nariz parou de sangrar, a pressão deve ser constante.

3

É importante que se sangrar do nariz não tente parar a hemorragia inserindo algodões, lenços, etc. já que correria ao risco de não poder tirá-los ou, ao esticar, arrancar o coágulo formado, voltando assim a sangrar.

4

Como resposta ao que fazer se o meu o nariz sangra, também devemos dizer que nunca deverá assoar o nariz, uma vez que poderia aumentar a hemorragia e piorar a situação. E, sobretudo, lembre-se que não deve jogar a cabeça para trás ou o sangue poderia baixar pela garganta.

5

Por outro lado, devemos destacar que aplicar algo frio sobre a ponta do nariz também pode ser benéfico para parar o sangramento do nariz. Deste modo, poderá colocar compressas frias ou uma bolsa de gelo sempre recoberta por um pano ou gaze -para evitar que o gelo entre em contato direto com a pele-, com o objetivo de que os vasos sanguíneos se estreitem e pare a hemorragia.

6

Uma vez que o nariz já não sangra, deverá limpar cuidadosamente o sangue seco que tenha você ficado no rosto, com a ajuda de uma gaze molhada em água ou água oxigenada. Do mesmo modo, não deverá fazer nada que possa provocar uma nova hemorragia nasal, como assoar o nariz, mexer constantemente ou fazer esforço.

7

Caso passados uns 15 ou 20 minutos a hemorragia não cesse e continue sangrando pelo nariz, deverá dirigir-se a um centro médico para receber assistência. Além disso, se seu nariz sangra de forma frequente, deverá comentar com seu médico para procurar as possíveis causas e comprovar que não existe nenhum problema.

Dica: Confira também esse artigo para saber como curar ferida no nariz com métodos eficazes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Que fazer se o nariz sangrar, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Que fazer se o nariz sangrar