Partilhar

Como curar ferida no nariz - métodos eficazes!

Como curar ferida no nariz - métodos eficazes!

Você tem uma ferida no nariz? Certamente é algo super incômodo, já que essa é uma zona muito sensível do nosso corpo, podendo provocar mal-estar, espirros constantes, prurido e dor, entre outros sintomas. Quer seja uma ferida dentro do nariz ou fora, você necessita saber como curá-la e evitar que piore ou mesmo que infeccione. Caso exista dor, sangramento fácil ou infecção, você deve consultar um médico o mais rápido possível. Geralmente, o tratamento é feito com antibióticos, pomadas cicatrizantes, férulas nasais, entre outros métodos.

Se você tem este problema e está se perguntando sobre como curar ferida no nariz, continue a leitura deste artigo do umCOMO e encontrará a resposta para cada tipo de lesão no nariz.

Também lhe pode interessar: A surdez súbita tem cura?

Curar uma ferida no nariz rápido

Se você tem uma ferida nasal, deve tratá-la o mais rápido possível para evitar que piore e que se infeccione. Estes são os primeiros cuidados para curar uma ferida no nariz rápido:

  1. Lave as mãos com água quente e sabão neutro por, no mínimo, 20 segundos.
  2. Se você tem sangramento nasal, interrompa-o.
  3. Não incline a cabeça para trás, a cabeça deve estar reta e ligeiramente inclinada para a frente para diminuir a hemorragia.
  4. Coloque um pouco de papel ou gaze no orifício sem chegar a colocá-lo dentro e evitando tampar o buraco.
  5. Lave o sue nariz com água e sabão ou com um produto desinfetante adequado, como a clorexidina ou o iodo. Se a ferida se encontra dentro do nariz, uso um cotonete para lavar bem a zona. Deixe secar ao ar livre.
  6. Aplique o medicamento ou pomada receitado pelo médico para curar e cicatrizar a ferida nasal. Use outro cotonete para aplicar, se necessário.
  7. Evite tocar mais na ferida até o próximo tratamento ou até visitar o médico.
  8. Se não melhorar, se sangrar de novo ou se você sentir inflamação ou infeção na zona, visite o médico o mais rápido possível.
Como curar ferida no nariz - métodos eficazes! - Curar uma ferida no nariz rápido

O que causa ferida no nariz?

As feridas podem surgir dentro ou fora do nariz, possuindo causas diversas. Contudo, para que você entenda o que está acontecendo com você e comentar melhor o seu caso com o médico, é importante saber quais são. As causas das feridas no nariz são as seguintes:

Causas de uma ferida no nariz por dentro

  • Arranhado: se você tem um resfriado ou uma alergia no nariz, sabe que o nariz costuma arder muito, além de ter mucosidade constante. Isso faz com que seja possível arranhar e fazer uma pequena lesão nesta zona.
  • Secura nasal: quer seja pela secura ambiental, por um resfriado ou pelo uso inadequado de gotas e descongestionantes nasais, a secura no nariz é uma das principais causas das feridas no nariz.
  • Piercing: ter um piercing no nariz pode ser bom a nível estético, mas não deixa de ser uma ferida que necessita ser curada. Além disso, a presença de um objeto no conduto nasal pode criar pequenas lesões quando você se assoa, se coça ou coloca a joia.
  • Infecção: as infecções bacterianas, fúngicas ou virais no nariz podem produzir estas marcas e lesões.
  • Rinite alérgica: uma alergia e inflamação, sobretudo persistentes, podem ser a causa de lesões no interior dos canais e nos orifícios nasais.
  • Fragilidade capilar: a debilidade dos capilares, as terminações mais pequenas das veias que estão por todo o nosso corpo, são uma causa do sangramento e lesões do nariz.
  • Fratura interna: um acidente ou uma pancada podem provocar uma fratura nasal interna. Não esqueça que, se este tipo de lesão for provocado por agressão ou por maus tratos, é essencial visitar o médico e procurar ajuda.

Causas de ferida no nariz por fora

  • Vestibulite nasal: é uma infecção que produz crostas na entrada dos orifícios nasais, podendo se estender para dentro ou para fora. Normalmente, é produzida pela bactériaStaphylococcus.
  • Herpes nasal: como acontece no caso anterior, pode afetar a entrada do nariz ou crescer para dentro ou para fora do mesmo. Produz dor e crostas e o incômodo e o aspecto são muito semelhantes ao do herpes labial.
  • Pancadas e fraturas do nariz: se sofremos uma pancada no nariz, como uma cotovelada ou uma queda de bicicleta, o nariz pode fraturar e até criar uma lesão externa.
  • Arranhado: uma arranhadela nesta zona do rosto pode ser uma consequência da coceira excessiva ou até mesmo por um pet. Embora não seja grave, deve ser desinfectado o mais rápido possível.
  • Ferida no nariz graças ao óculos: É possível que apareça uma marca na zona de apoio do óculos quando você os usa por muitas horas ou caso eles apertem.
Como curar ferida no nariz - métodos eficazes! - O que causa ferida no nariz?

Sintomas de uma ferida no nariz

Se você suspeita que pode ter uma lesão no nariz mas não tem certeza, confira quais são os sintomas de uma ferida no nariz interna:

  • Sangramento
  • Inflamação
  • Prurido
  • Incômodo e dor
  • Descarga nasal constante
  • Lacrimejamento ocular
  • Desvio do septo nasal

Em alguns casos de pequenos cortes ou lesões próximas dos orifícios nasais, é até possível ver a lesão com a ajuda de um espelho pequeno. Caso a ferida seja externa, é muito mais fácil de identificar.

Como tratar ferida interna no nariz

As lesões dentro do nariz são as mais comuns e, por vezes, são mais complicadas de tratar. Se são pequenas, podem até curar sozinhas, já que o tecido das mucosas cicatriza mais rapidamente que o resto da pele. Contudo, se você deseja saber como curar uma ferida no nariz interna, estes são os melhores métodos:

  • Interrompa o sangramento nasal: caso exista hemorragia nasal, é essencial detê-la antes de iniciar o tratamento da lesão. Use as dicas do início do artigo para isso.
  • Pomadas intranasais: algumas pomadas cicatrizantes, hidratantes e nutritivas ajudam a tratar uma lesão dentro da via nasal, tendo até um aplicador especial que facilita o seu uso. Você pode aquirir estas pomadas na farmácia, normalmente sem necessidade de receita médica. Não esqueça de seguir sempre as recomendações de uso na embalagem.
  • Pomadas antibióticas: se o médico achar necessário, receitará antibiótico oral ou tópico em formato de creme ou pomada. Siga as instruções sobre a dose e o tempo de duração do tratamento.
  • Outros medicamentos: o médico pode receitar mais medicamentos caso exista, por exemplo, vestibulite ou herpes nasal.
  • Umidade ambiental: é necessário aumentar a umidade no ambiente, já que a secura do mesmo piora a lesão. Use umidificadores ou coloque recipientes com água perto de você nos cômodos onde passa mais tempo. Elimine também todo o pó do seu ambiente.
  • Férula nasal ou cirurgia: em caso de fratura, os médicos podem colocar o septo no lugar ou operar para corrigi-lo, colocando uma férula no nariz que permite que ele se mantenha no seu lugar até curar completamente e, assim,. evitar desvios.

Ferida no nariz que não sara

Se você tem uma ferida no nariz que não cicatriza mesmo com os conselhos indicados anteriormente e após tratamento médico, recomendamos que você consulte o médico de novo. Ele fará uma nova avaliação e determinará o que mais pode ser feito, já que você pode ter uma úlcera que é tratada de outro jeito e com mais cuidado e paciência.

Como curar ferida no nariz - métodos eficazes! - Como tratar ferida interna no nariz

Ferida no nariz por fora, como curar?

Quando a lesão é externa, os médicos podem recomendar o seguinte para curar ferida no nariz por fora:

  • Pomada antibiótica e cicatrizante: se existe ferida aberta, os antibióticos fazem parte do tratamento para evitar uma infecção. As pomadas cicatrizantes e hidratantes ajudam a ferida a fechar mais facilmente.
  • Pomada para herpes: se existe herpes nasal, o médico costuma receitar um medicamento tópico para aplicar na lesão e nas crostas até curarem completamente.
  • Deixar a ferida ao ar: quando a lesão está fora do nariz, exceto em casos graves, é melhor deixá-la destampada, evitando as tiritas ou gazes a maior parte do dia. O ar e o sol ajudam a cicatrizar e a curar.
  • Mudar de óculos: se o problema são os óculos, troque por uns mais largos ou opte pelas lentes, pelo menos por algum tempo.

Ferida no nariz com mau cheiro

Se a ferida no nariz está infectada, é necessário que seja avaliada por um médico para que ele possa recomendar o melhor tratamento de acordo com o seu caso. O tratamento pode variar, porém costumam ser recomendados medicamentos antibióticos tópicos para aplicar via intranasal. Caso a infecção se tenha espalhado muito, podem ser receitados antibióticos orais. O especialista também pode receitar produtos e alimentação para subir as defesas do paciente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar ferida no nariz - métodos eficazes!, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como curar ferida no nariz - métodos eficazes!

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Felipe dos Reis Lago
Estou com com isso,estou com inflamação e dor.Estou tentando cura,a minha ferida e por dentro


Como curar ferida no nariz - métodos eficazes!
1 de 4
Como curar ferida no nariz - métodos eficazes!

Voltar ao topo da página