menu
Partilhar

Como fazer para tirar água do ouvido

 
Por Redação umCOMO. 14 outubro 2021
Como fazer para tirar água do ouvido

Ficar com água nos ouvidos depois de mergulhar na piscina ou no mar é algo que pode acontecer e, a princípio, não representa nenhum perigo. No entanto, pode surgir uma sensação estranha. Como saber se estou com água no ouvido? Às vezes, detectar a presença dela é fácil. Em outras ocasiões, temos a sensação de uma espécie de "entupimento", que pode afetar a audição.

Em qualquer caso, é importante desobstruir o ouvido, tanto para evitar desconforto, como devido ao risco de infecções ou otites causadas por sua presença prolongada. Para fazer isso, tente remover a água sem danificar os ouvidos. Se você não puder fazê-lo, ou se sentir um desconforto grave, consulte um médico para tratar o problema. Em caso de um desconforto leve, você pode tentar algumas das seguintes dicas do umCOMO sobre como fazer para tirar água do ouvido.

Também lhe pode interessar: Como tirar água do ouvido

Introduzir a ponta da toalha

Se você está se perguntando como tirar água de dentro do ouvido, este é um dos remédios mais simples e eficazes. Consiste em inserir a ponta de um pano limpo, como um lenço ou uma toalha. A ideia é que o tecido, quando entra em contato com a água no ouvido, absorva-a, removendo-a assim. Somente a ponta do tecido deve ser inserida, sem empurrar ou apertar, para não danificar o canal auditivo.

Inclinar a cabeça

Sem dúvidas, o primeiro que você tem que fazer se entrou água no seu ouvido é tentar forçá-la a sair com o efeito da gravidade. Incline sua cabeça para a direita ou para a esquerda, dependendo da orelha que você notar que está bloqueada. Repita o movimento várias vezes, tentando forçar a água a sair pela força da gravidade. Você também pode tentar pular enquanto vira sua cabeça para tornar o movimento ainda mais eficaz.

Esticar o pavilhão auditivo

A menos que você tenha habilidades extraordinárias, a maioria de nós não pode mover nossos ouvidos, o que ajudaria a remover qualquer coisa que possa ter entrado nele.

O que podemos fazer é "esticá-los" com nossos dedos. Segure a ponta de sua orelha e puxe-a suavemente para cima (verticalmente). Depois faça o mesmo, mas puxe-o de lado (horizontalmente).

Repita os dois gestos várias vezes e depois incline a cabeça para o lado do ouvido que o está incomodando. O movimento pode ser capaz de mobilizar a água até que você consiga tirá-la.

Fazer uma massagem externa

Você se pergunta como tirar água de dentro do ouvido? Uma pressão suave sobre ele também pode ajudar a atingir seu objetivo. Se você notar que a água entrou na sua orelha, massageie a área lobular enquanto inclina sua cabeça para a direita ou esquerda.

Coloque seu dedo indicador atrás do lóbulo da orelha e coloque seu dedo anelar na frente dele, como se você fosse cobrir a sua orelha. Mova os dois dedos juntos em suaves movimentos circulares que ajudarão a extrair a água.

Como fazer para tirar água do ouvido - Fazer uma massagem externa

Secar com o secador de cabelo

Você pode usar um secador de cabelo para tentar secar a água presa no ouvido com o ar que ele libera, mas sempre com a devida cautela. Use o secador de cabelo na temperatura mínima, apenas por alguns minutos e a uma distância prudente do ouvido para evitar danos.

Tente a manobra de Valsalva

Mesmo que você não identifique pelo nome, provavelmente já fez a manobra de Valsalva em algum momento, principalmente se geralmente viaja de avião, durante a decolagem ou pouso, já que a mudança de altitude e pressão faz com que seus ouvidos fiquem bloqueados.

O que é manobra de Valsalva

A manobra de Valsalva consiste em respirar fundo e depois tentar expelir o ar com a boca fechada e o nariz tapado.

O efeito de desobstruir o ouvido é geralmente imediato e o mesmo gesto poderia ser eficaz para desobstruir os ouvidos após nadar ou tomar banho.

Descansar

Às vezes, a água resiste a sair, mas é apenas uma questão de tempo. Se o desconforto for suportável, tente descansar por algumas horas, deitando sua cabeça em um travesseiro na lateral da orelha bloqueada. Manter esta posição por um tempo, enquanto você relaxa, pode ajudar a água a escoar por si só.

Fazer uma ventosa com a mão

Este é um pequeno truque que também pode funcionar quando você se pergunta como tirar água do ouvido rápido. Pressione seu ouvido com a palma de sua mão. Consecutivamente, tire sua mão e pressione novamente, repetindo o processo em um ritmo constante. A ideia é criar um efeito de "vácuo", como se a sua mão fosse uma ventosa.

Bocejar

Abrir a boca e fechá-la novamente sucessivamente pode ajudar a água a escoar para fora. Boceje algumas vezes e depois incline sua cabeça para o lado afetado. Desta forma, o bocejo pode mobilizar a água no ouvido, que sairá quando você inclinar sua cabeça.

Como fazer para tirar água do ouvido - Bocejar

Mastigar

Comer algo ou mover a mandíbula, imitando o gesto que fazemos ao mastigar, é uma forma de mobilizar internamente a área do ouvido médio. Este simples gesto também pode funcionar bem para remover a água do ouvido rapidamente.

Usar líquidos ou aerossóis isopropílicos

Se estiver claro para você que seu desconforto auditivo é devido à retenção de água, pergunte ao farmacêutico sobre o uso de medicamentos específicos que podem ajudar a expulsá-la. Os mais comuns e eficazes são gotas ou sprays contendo álcool isopropílico. A consulta prévia com um médico é essencial antes do uso.

Se depois de usar o produto o bloqueio continuar, você deve considerar se isso pode ser devido à cera dos ouvidos. Neste outro artigo lhe dizemos como tirar cera do ouvido.

Como fazer para tirar água do ouvido - Usar líquidos ou aerossóis isopropílicos

Fazer uma compressa quente

A colocação de uma compressa, previamente umedecida com água morna, na orelha pode ajudar a dilatar os dutos internos, facilitando o escoamento da água retida. Você pode experimentar este recurso desde que não sinta nenhuma dor no ouvido.

O que não se deve fazer para tirar água do ouvido

Sempre que possível, tente evitar que a água entre na orelha. Se você nada ou pratica qualquer outro esporte aquático que envolva a submersão da cabeça, é aconselhável usar tampões para os ouvidos especificamente para este fim. Mesmo assim, se a água entrar em seus ouvidos, é importante tentar removê-la, tendo o máximo cuidado para não danificar o ouvido. Para fazer isto, tenha em mente estas dicas sobre o que não fazer para tirar água do ouvido:

  • Nunca inserir um objeto (garfos, seringas...) para tentar remover a água, nem mesmo as clássicas bolas de algodão. Você poderia involuntariamente empurrar a água mais para o ouvido médio ou se ferir.
  • Além disso, não tente usar líquidos desinfetantes por conta própria, tais como peróxido de hidrogênio, álcool sanitário, vinagre...
  • Não tome medicamentos sem o conselho de um médico ou de um farmacêutico.

Agora que você sabe como fazer para tirar água do ouvido, se além de notar a água, você detectar qualquer tipo de dor, zumbido, tontura, etc. .... vá a um especialista sem demora, pois pode ser uma infecção de ouvido.

Lembrando que todas as dicas utilizadas também servem para quando você se pergunta como tirar água do ouvido de criança, sempre levando em consideração que em caso do uso de medicamentos, um especialista deverá ser consultado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer para tirar água do ouvido, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer para tirar água do ouvido
1 de 4
Como fazer para tirar água do ouvido

Voltar ao topo da página