PARTILHAR

Como tirar água do ouvido

Como tirar água do ouvido

Entrou água no seu ouvido e não consegue ouvir bem? Muitas vezes quando nadamos ou quando tomamos banho o nosso canal auditivo fica com água, não saindo depois facilmente. Então, para conseguir eliminá-la facilmente, existem alguns truques que podem ajudar a isso como alguns remédios caseiros ou posições que contribuem para retirar o excesso de líquido. Neste artigo de umComo contamos-lhe como tirar água do ouvido de um modo eficaz e muito simples.

Também lhe pode interessar: Como fazer para tirar água do ouvido
Passos a seguir:
1

Uma boa forma que há de tirar a água do ouvido consiste em colocar a palma da sua mão sobre a zona afetada e empurrar suavemente para dentro e para fora criando um espaço oco. Com isto conseguirá criar um efeito como de bombeamento e a água acabará por sair do seu canal auditivo. Quando fizer este truque tem que ter a cabeça inclinada para baixo, de maneira a que o ouvido com água esteja em paralelo ao solo para fomentar a expulsão do líquido. Se não estiver assim, a água poderá entrar ainda mais para dentro e a dor poderá tornar-se mais intensa.

2

Outra forma eficaz de conseguir tirar a água do ouvido consiste em secar o ouvido diretamente para que o líquido evapore. Para isso, o mais recomendável, é que use um secador de cabelo a uma distância prudente para que não queime a pele. Também é recomendável que a potência do eletrodoméstico esteja baixa e o ar não esteja completamente quente. Aos poucos sentirá como a água começará a sair e o ouvido a destapar.

É importante que tire o quanto antes a água do ouvido, porque caso contrário poderá provocar uma infeção. No caso do ouvido estar a doer muito pode ver se tem algum sintoma das infeções de ouvidos e em caso afirmativo deverá recorrer a um especialista o quanto antes.

Como tirar água do ouvido - Passo 2
3

Também existe um remédio caseiro para destapar o ouvido e que pode preparar você mesmo em casa. Consiste em misturar álcool boricado, uma vez que este produto é ideal para conseguir absorver a água. Para levar a cabo este tratamento, terá que aplicar diretamente o álcool no ouvido afetado e deixar que atue cerca de 5 minutos durante os quais terá que procurar ter a cabeça inclinada para evitar que verta. Depois, terá apenas de virar a cabeça para permitir que o líquido saía e, assim, o seu ouvido ficará livre.

4

Também pode conseguir que a água saía deitando a cabeça de lado e dando golpes que conseguirão fazer com que a água acabe saindo. Pode dar você mesmo os golpes com a nuca ou, se água estiver muito profunda, tentar que saia saltando. Se fizer este truque e, ao mesmo tempo, puxar o lóbulo da orelha para baixo conseguirá abrir o canal auditivo e fazer com que a água saia do ouvido.

5

Outra forma eficiente consiste em se deitar de lado sobre a cama e esperar que a lei da gravidade acabe expulsando a água do ouvido. Tenha em conta que esse líquido se colou neste orifício por erro e que mais tarde ou mais cedo terá que acabar por sair. Se se deitar de lado conseguirá que a força de gravidade obrigue a que a água saia de forma natural e sem que tenha que fazer nenhum esforço.

Como tirar água do ouvido - Passo 5
6

Existe outro remédio caseiro menos conhecido mas que também é eficiente para poder tirar a água do ouvido. Trata-se de misturar em um recipiente a mesma quantidade de água e a mesma de vinagre, mexendo bem tudo para que ambas as substâncias se integrem e verta-o com a ajuda de um conta-gotas sobre o ouvido afetado. Deixe atuar durante uns 2 ou 3 minutos e depois volte a cabeça para que a água saia.

Neste artigo de umComo damos-lhe mais conselhos sobre como drenar líquido do ouvido.

Como tirar água do ouvido - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar água do ouvido, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Existem gotas para os ouvidos que são fórmulas comerciais para eliminar a água da orelha da mesma forma como o álcool. No entanto, o álcool é muito mais barato e igualmente eficaz.
  • Se é incapaz de tirar a água do ouvido desta forma, procure ajuda médica.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
57 comentários
A sua avaliação:
Gutemberg
Quando eu era pequeno e entrava água no meu ouvido, meu pai me ensinou a colocar umpouco de urina no ouvido (É, estranho pra karalho né? kkk, mas é vdd), e virar o ouvido pra cima, esperar a urina entrar ate ouvir um barulhinho tipo "Puff", depois rapidamente vire e de uns tapinhas que a água sairá completamente. Pode confiar!
A sua avaliação:
Garota do ouvido com água que ama cachorro
eu tentei a maioria e não sai... mas não sei exatamente se é água que está no meu ouvido.... quando acordei estava com um tom de voz diferente (só que era só pra mim) depois meu ouvido ficou tipo entupido sei lá! Eu tô de cabeça de lado desde que comecei a ler ! vou tentar fazer a de água com vinagre
Raiane
meu também tá assim
A sua avaliação:
Paloma
Não consigo tirar a água ...tem como a água entra por uma lado e sair por outro?
A sua avaliação:
kaua
nehum desses funcionaram comigo e eu to chorando ta muito ruim esse eco no meu ouvido
Matheus
No meu entrou, só que na mesma hora saiu a maior parte, tanto é que nem ta incomodando, mas se eu botar a cabeça de lado e bater nela ainda tem um pouco, tem problema?
Thays Farias
Obrigada, suas dicas me ajudaram muito.
João Victor
Entrou água no meu ouvido e dai eu não estou escutando muito bem com esse lado o que eu faço já tentei colocar aucool,água da boca e não saiu a água ainda
monique
no meu caso ja fiz de tudo tem cinco dias que sai do mar e a agua persiste em ficar .eu ja estou ficando louca

Junior
Acabei de fazer a primeira dica e de certo na hr
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Junior, ótimo! Ainda bem que conseguimos ajudar :)
Paula Oliveira
Fui tomar banho no rio com minha familia e quando pulei no rio a água entrou no meu ouvido, pulei e ñ r resolveu e agora quase 12 hr da noite e não conseguia dormir ai fui pesquisar e me deparei com essas dicas , fiz a primeira e deu super certo. Muito obrigado. Bjs
julia
tem que ser Álcool liquido.ou pode ser em gel.
valdirmarinho
o metodo mais simples para tirar agua do ouvido principalmente quando tomamos banhos em rios lagos piscinas e esse . no ouvido que ta com agua simplesmente coloca um pouco de agua na palma da mão jogue no ouvido que esta com agua e vire o ouvido no mesmo instante . vai sair a agua que voce colocou e a outra agua que ta no ouvido tambem sai . faço isto e da certo
Naninha
Nossa funciona mesmo estava dês de ontem não aguentava mais fiz agora é n hora que virei a cabeça saiu na hora a água
Adriana Fernandes
bom dia nossa muito obrigado pois fiquei o dia todo sem poder ouvir fiz isto e voltei a ouvir obrigado Fico muito agradecida pela ajuda
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Adriana, que bom saber que deu certo! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
helder
Olá boa noite meu ouvido tá doer pois desde de manhã que entrou água já tentei de tudo e nada
sandra elizabeth
Muito obrigada!Ja estva pensando que estava surda! Fiz a manobra de pular e virar a orelha e a agua saiu toda.Abraços!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Sandra, que bom saber que deu certo! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Antonio Ahtenilton Carneiro Araujo.
Bom dia.. Queria saber como faço para tirar agua do ouvido, no momento não consegui, agora tem um dia e o ouvido esta cheio de agua e com zunido estou completamente surdo. Aguardo desde já agradeço....
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Antonio, veja este artigo com dicas para desentupir o ouvido: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-desentupir-o-ouvido-2147.html Mas se ainda assim não conseguir, o melhor seria consultar o seu médico.
carla
Oi th kistos mucosos e o cepto torto e nao csg faxer desconpressao cheia de dores de cabeca o k faco
Marcos
obrigado mim ajudou bastante
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcos, que bom saber! Muito obrigada e continue nos acompanhando :)
janira sousa nascimento
Ola to com o ouvido,zumbando e eu tô um pouco surda,oque Fasso?
Alandson
Nossa eu estava desesperado, fiquei com muita raiva do meu ouvido kkkkkk graça a vocês com essas dicas nem ajudaram a solucionar meu problema, fico grato pela a ajuda desejo grandes realizações e sucesso para todos. :)
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alandson, que bom saber que as dicas deram certo! Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando! :)
bruna
um tratamento que realmente funciona pegar um pouco de agua colocar na boca por 30 segundos para esquentar depois pegue um pouco com a mão e coloque 2 gotas no ouvido
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Bruna, obrigada por partilhar a sua experiência conosco ;)
Como tirar água do ouvido
1 de 4
Como tirar água do ouvido

Voltar ao topo da página ↑