PARTILHAR

Como tirar a cera do ouvido naturalmente

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar a cera do ouvido naturalmente

Tem acúmulo de cera nos ouvidos? Ainda que a cera de ouvido seja algo natural que aparece no ouvido para proteger de bactérias e infecções, é verdade que em excesso pode nos atrapalhar, grudar no ouvido e dificultar a audição. Por isso, é importante manter uma boa higiene auricular e ir limpando o excesso de cera desta região do corpo. Uma opção para fazê-lo é consultar o médico e fazer um tratamento eficiente para eliminar a cera. Entretanto, se preferir, também é possível fazê-lo em casa, seguindo estes remédios caseiros que sugerimos. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como tirar a cera do ouvido naturalmente.

Também lhe pode interessar: Como limpar a cera dos ouvidos
Passos a seguir:
1

A cera aparece nos ouvidos como mecanismo natural de defesa que ajuda a proteger a área de infecções, sujeira e bactérias. É, portanto, um elemento imprescindível que ajuda a manter os nossos ouvidos saudáveis e protegidos contra agentes externos. Por isso, é importante não a eliminar por completo.

Há ocasiões em que acumulamos um excesso de cera e isto nos impede de escutar bem e sentimos um desconforto no ouvido; é quando podemos utilizar alguns destes remédios caseiros que nos ajudarão a limpar a cera e a destapar o canal auditivo. Deve-se ter muito cuidado na hora de aplicar estes tratamentos, pois se fizermos de um modo brusco podemos provocar uma infecção ou ocasionar algum dano.

Como tirar a cera do ouvido naturalmente - Passo 1
2

Um dos tratamentos mais populares para tirar a cera das orelhas é mediante o uso de água oxigenada que ajuda a desinfetar a zona ao mesmo tempo que suaviza a cera de ouvido. Para isso, introduza no canal auditivo algumas gotas desta solução com a cabeça inclinada para que o líquido entre bem; deixe que atue durante 2 ou 3 minutos e, em seguida, incline a cabeça fazendo com que o ouvido esteja paralelo ao solo, provocando, assim, que a cera saia das orelhas.

Quando a cera estiver saindo, entretanto, não use cotonetes: use papel absorvente e limpe pela superfície. É importante não introduzir elementos, nem objetos dentro do ouvido, pois poderia empurrar o tampão no tímpano e provocar uma infecção.

Como tirar a cera do ouvido naturalmente - Passo 2
3

Outro remédio caseiro para tirar a cera do ouvido é misturando água morna com um pouco de sal, já que as propriedades desinfetantes do sal conseguirão retirar o excesso de cera e a água irá amolecê-la. Você precisará de:

  • 1 colher de chá de sal;
  • 1/2 xícara de água morna;
  • Algodão.

Dissolva o sal na água e, em seguida, introduza o algodão na mistura. Incline a cabeça para o lado e espremendo o algodão para conseguir que esta solução salina entre no canal auditivo. Tente não colocar muita água, algumas gotas serão suficientes para limpar. Fique nessa posição durante 2 minutos e depois gire a cabeça para provocar a queda do líquido e da cera.

Como tirar a cera do ouvido naturalmente - Passo 3
4

A camomila também é uma boa forma de eliminar a cera do ouvido naturalmente. Trata-se de uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias e antissépticas que ajudarão a eliminar a cera e a limpar profundamente o ouvido. Para fazer este remédio caseiro precisará de:

  • Azeite de oliva;
  • Flores de camomila;.
  • 1 copo de água

O primeiro passo para fazer este tratamento consiste em preparar uma infusão de camomila. Aguarde até que esteja morna e depois, coloque algumas gotas de azeite de oliva, também morno, no ouvido; deixe que atue durante 5 minutos e, em seguida, aplique um pouco de camomila com a ajuda de um algodão embebido, deixando que caiam as gotas da infusão no canal auditivo.

Em umComo, mostramos quais são as propriedades medicinais da camomila para que veja por que é adequada para tratar o excesso de cera.

Como tirar a cera do ouvido naturalmente - Passo 4
5

Já comentamos que este tratamento deve ser feito com muito cuidado, pois o canal do ouvido é muito sensível e pode ser infectado muito facilmente. Por isso, você deve ter em conta uma série de recomendações que o/a ajudarão a desfrutar de uma saúde auricular mais satisfatória:

  • Nunca use os cotonetes no ouvido para fazer a limpeza diária. Estes empurram a cera para dentro e podem provocar infecções e, inclusive, tampar o ouvido. Neste artigo de umComo, contamos como limpar bem os ouvidos.
  • Se tiver alguma infecção no ouvido ou o tímpano perfurado, nunca tente limpar o ouvido sozinho. É importante que vá a um médico ou especialista para que o faça.
  • Nunca deve jogar diretamente um líquido dentro do ouvido, o melhor é aplicar gota a gota para que fique impregnado de solução mas sem força nem pressão.
  • Se os incômodos da cera persistirem, é recomendável que consulte um médico para que realize um tratamento médico e extraia a cera.
Como tirar a cera do ouvido naturalmente - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar a cera do ouvido naturalmente, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como tirar a cera do ouvido naturalmente
1 de 6
Como tirar a cera do ouvido naturalmente

Voltar ao topo da página ↑