PARTILHAR

Sensação de ouvido tampado, o que pode ser?

Sensação de ouvido tampado, o que pode ser?

Gripe, muita cera e problemas mais graves! A sensação de ter o ouvido entupido ou tampado pode ser muito incômoda - com certeza você já passou por isso. Esse é um sintoma que pode indicar um problema fácil de ser resolvido ou até mesmo alguma doença mais grave, como uma infecção por exemplo, que pode gerar diversas complicações caso não seja identificada e tratada o quanto antes. Por isso, é fundamental conhecer as causas da sensação de ouvido tampado. O que pode ser? Quais as causas e tratamentos? Respondemos essas e mais dúvidas no artigo de hoje em umCOMO. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como drenar líquido do ouvido

Excesso de cera no ouvido

A cera é um material produzido pelas glândulas do canal auditivo e servem para proteger o tímpano de agentes externos, como a poeira, por exemplo, além de dificultar a penetração e proliferação de organismos como vírus, bactérias e fungos.

A cera vai sendo expelida do corpo naturalmente, no entanto, quando há um excesso de acumulação de cera no ouvido ela pode causar a sensação de ouvidos tampados, trazendo um grande incômodo, dificuldade de escutar com clareza e até mesmo dor. Para evitar que isso aconteça, o ideal é manter uma rotina de higienização dos ouvidos periodicamente. Em nosso outro artigo "Como limpar bem os ouvidos" damos dicas de como realizar essa tarefa da melhor forma possível e com os materiais adequados.

Ouvido entupido e gripe

É comum que apareça uma infecção no ouvido como consequência de uma gripe, resfriado ou alergia. A sensação de ouvido entupido e o catarro também estão ligados e podem ser o início de uma otite. Além dessa sensação, o paciente apresenta sintomas como dor de ouvido, perda da audição, vômitos, dificuldade para dormir, mal-estar generalizado. É indispensável consultar um especialista, pois na maioria dos casos é necessário o uso de antibióticos.

Sinto uma pressão no ouvido - o que pode ser?

Caso você tenha a sensação de pressão no ouvido, comumente é por conta da mudança de altitude, como, por exemplo, na descida de uma serra ou na decolagem de um avião. Essa sensação de ouvido entupido é por conta da diferença de pressão entre a orelha externa e a média. Mas é algo perfeitamente normal e fácil de ser resolvido. Veja em nosso outro artigo "Como desentupir o ouvido - 8 técnicas super simples" maneiras de acabar com essa sensação de ouvido tampado.

Às vezes, a sensação de ouvido cheio pode ser por conta da água. Se você esteve no mar ou na piscina recentemente, isso ajuda a explicar. A água acaba entrando um pouco nos ouvidos, e sua saída pode não ser tão fácil assim. Você pode tentar tirar a água do ouvido em casa usando as dicas de nosso outro artigo "Como tirar a água do ouvido". Caso não consiga em casa, não tente por conta própria mais - pode acabar agravando o problema e aumentando os riscos de infecção. O melhor é procurar um clínico geral ou um médico otorrinolaringologista para que os possíveis danos possam ser avaliados com cautela.

Ouvido tampado e tontura

Se você apresenta a sensação de ouvido tampado, tonturas, enjoos, vertigens e a sensação de ouvir zumbidos, é possível que esteja com Doença de Ménière, um transtorno do ouvido interno que prejudica a audição e o equilíbrio. Não existe cura para essa doença, mas é indispensável o acompanhamento com o médico otorrinolaringologista para que ele prescreva a medicação adequada e oriente o paciente sobre as possíveis mudanças no estilo de vida.

Disfunção na trompa de Eustáquio

A trompa de Eustáquio estabelece a comunicação entre o nariz e o ouvido, e tem a função de ventilar e drenar o ouvido médio. Quando entupida, o ar não passa, o que provoca a sensação de ouvido tampado. Para realizar a desobstrução é necessária uma cirurgia, onde se introduz um balão de pressão no nariz por meio de um cateter, até o ouvido médio.

Caso as obstruções voltem a aparecer e sejam recorrentes, podem gerar complicações como uma infecção no ouvido, que pode levar à perda da audição e até mesmo à meningite.

Independente da causa da obstrução auricular, é importante não se automedicar e deixar que um médico especialista faça o diagnóstico e os exames necessários. Dessa forma se garante a eficácia do tratamento. Em casa, não introduza objetos no ouvido com a finalidade de desobstruí-lo, e tenha sempre cuidado ao fazer uso de hastes flexíveis.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sensação de ouvido tampado, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Marcelino António Rosa Piçarra
Reconheço a preciosa ajuda num campo tão vasto como é a "SAÚDE". Parabéns e m/obrigado.
Sensação de ouvido tampado, o que pode ser?
Sensação de ouvido tampado, o que pode ser?

Voltar ao topo da página ↑