Como desentupir o ouvido


Como desentupir o ouvido

Todos nós já passamos pelo menos uma vez por uma situação de ouvidos entupidos, e todos sabemos o quanto isso é incomodativo. Quando temos o ouvido entupido, não conseguimos ouvir bem dele e começamos a ficar impacientes, pois é uma sensação bastante desconfortável que nos atrapalha nas nossas tarefas. O entupimento pode surgir devido a cera, água, gripes e resfriados ou pressão na região interna das cavidades auriculares (pode acontecer depois de um voo). De seguida, mostramos-lhe em umComo.com.br alguns métodos de como desentupir o ouvido dependendo da sua causa.

Foto: hospitalflaviosantos.com.br

Instruções
  1. Passo 1 de 5 - <p>Se a causa do entupimento do ouvido for <strong>cera</strong> dever&aacute; misturar num recipiente 3 colheres de sopa de &aacute;gua oxigenada juntamente com 3 colheres de sopa de &aacute;gua morna. Mexa at&eacute; ficarem bem misturados. Com o aux&iacute;lio de um conta gotas ou de uma seringa coloque a solu&ccedil;&atilde;o no ouvido entupido. Pode pedir a algum familiar para o fazer, se for mais c&ocirc;modo. Pingue algumas gotas no canal auditivo, coloque uma bola de algod&atilde;o e fique deitado sobre o lado entupido durante cerca de 10 minutos. &Eacute; normal que, ao colocar a solu&ccedil;&atilde;o ou&ccedil;a algum barulho ou sinta efervesc&ecirc;ncia, isto acontece porque a &aacute;gua oxigenada est&aacute; a limpar as impurezas que est&atilde;o a causar o entupimento. No fim, <strong>limpe o ouvido</strong> com um cotonete.</p><p>Imagem: soltv.com.br</p>

    Se a causa do entupimento do ouvido for cera deverá misturar num recipiente 3 colheres de sopa de água oxigenada juntamente com 3 colheres de sopa de água morna. Mexa até ficarem bem misturados. Com o auxílio de um conta gotas ou de uma seringa coloque a solução no ouvido entupido. Pode pedir a algum familiar para o fazer, se for mais cômodo. Pingue algumas gotas no canal auditivo, coloque uma bola de algodão e fique deitado sobre o lado entupido durante cerca de 10 minutos. É normal que, ao colocar a solução ouça algum barulho ou sinta efervescência, isto acontece porque a água oxigenada está a limpar as impurezas que estão a causar o entupimento. No fim, limpe o ouvido com um cotonete.

    Imagem: soltv.com.br

  2. Passo 2 de 5 - <p>Se o entupimento do seu ouvido &eacute; originado por uma <strong>gripe ou <a href="http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-combater-um-resfriado-com-remedios-caseiros-3387.html">resfriado</a></strong>, &eacute; bastante simples desentupi-lo. Basta dirigir-se a uma farm&aacute;cia e adquirir um descongestionante nasal e aplic&aacute;-lo seguindo as instru&ccedil;&otilde;es da caixa. O descongestionamento possui uma a&ccedil;&atilde;o sobre o ouvido, eliminando as impurezas.</p><p>Imagem: dailymail.com.uk</p>

    Se o entupimento do seu ouvido é originado por uma gripe ou resfriado, é bastante simples desentupi-lo. Basta dirigir-se a uma farmácia e adquirir um descongestionante nasal e aplicá-lo seguindo as instruções da caixa. O descongestionamento possui uma ação sobre o ouvido, eliminando as impurezas.

    Imagem: dailymail.com.uk

  3. Passo 3 de 5 - <p>Quando viajamos de <strong>avi&atilde;o</strong>, &eacute; normal ficarmos com os ouvidos entupidos <strong>durante e ap&oacute;s o voo</strong> devido &agrave; press&atilde;o a&eacute;rea. Durante e ap&oacute;s o voo, masque chiclete, isto ir&aacute; ajudar a desentupir o ouvido. Tape as narinas com a m&atilde;o e force o ar contra as narinas, para permitir assim a abertura do ouvido. Tamb&eacute;m pode bocejar, o bocejo &eacute; uma das formas mais comuns para desentupir os ouvidos.</p><p>Imagem: nbcnews.com</p>

    Quando viajamos de avião, é normal ficarmos com os ouvidos entupidos durante e após o voo devido à pressão aérea. Durante e após o voo, masque chiclete, isto irá ajudar a desentupir o ouvido. Tape as narinas com a mão e force o ar contra as narinas, para permitir assim a abertura do ouvido. Também pode bocejar, o bocejo é uma das formas mais comuns para desentupir os ouvidos.

    Imagem: nbcnews.com

  4. Ficar com o ouvido entupido de água, é talvez a situação mais frequente. Isto pode acontecer depois de uma tarde na piscina ou de tomar banho na praia. Pode parecer estranho, mas para desentupir o ouvido de água precisará de colocar mais água lá dentro. Vá até ao chuveiro e deixe cair um pouco mais de água para dentro do ouvido afetado. Depois, vire a cabeça para o outro contrário e deixe escorrer o excesso de água pela ação da gravidade. Veja o nosso artigo sobre como remover a água do ouvido e descubra outras formas de o fazer.

  5. Outra situação que pode originar o entupimento do ouvido é a sinusite. Para desentupir o ouvido, pode recorrer a descongestionantes nasais, tal como para o ouvido entupido por gripes ou resfriados. Também pode colocar uma compressa ou a uma toalha de água quente, uma vez que o calor aplicado irá facilitar o escoamento do muco, que provoca a obstrução dos canais.

  6. Se deseja ler mais artigos parecidos a como desentupir o ouvido, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde do Ouvido, Nariz e Garganta.
Necessita
  • Água morna
  • Água oxigenada
  • Conta-gotas ou seringa
  • Bolas de algodão
  • Vasilha graduada de medição
Conselhos
  • Não recorra a estes métodos, se tiver uma infeção no ouvido.
  • Se a sensação de ouvido entupido persistir, consulte um médico, para um diagnóstico e tratamento adequado.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como desentupir o ouvido:


                

20 comentários


05-08-2014 Nicole disse:
eu acordei a uns 2 dias com entupimento na orelha e a única coisa que eu fiz foi mascar um chiclete e parou!! muito obrigada por esta dica e eu tenho apenas 9 anos
05-08-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Nicole, ainda bem que deu certo com você :)
31-07-2014 Zenaide disse:
Acordei com o ouvido entupido e estava procurando um ortorrino, quando encontrei essa matéria. Usei água oxigenada com água morna e meu ouvido desentupiu. Quero agradecer imensamente. Abraços!!!
01-08-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Zenaide, ficamos muito contentes por ter conseguido ajudar você :) Muito obrigada pelo seu comentário e continue a visitar-nos :)
05-07-2014 Vanessa Raquel disse:
Vanessa Lopes o meu ouvido entupiu através de uma gripe que peguei,eu tava olhando sua receita e é só botar o descongestionante nasal no nariz é? Desde já Agradeço!
08-07-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Vanessa, sim basta colocar o descongestionante no nariz, espero que resulte :) Obrigada pelo comentário e continue a visitar-nos :)
20-06-2014 Usuário anônimo disse:
Não especifica como sabemos se temos infecção ou não, logo tornando inútil as metodologias apresentadas, se não se tem a certeza se se tem infecção de ouvido ou não então não se vai aplicar esses métodos né
02-05-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Samuel, desde já agradeço o seu comentário. Quando você colocar essa solução no ouvido, o que vai acontecer é que ela vai fazer a cera amolecer para posteriormente sair do ouvido. Se estiver com receio de que 10 minutos é muito tempo, fique apenas deitado uns 2-3 minutos e veja como se sente.
01-05-2014 Samuel disse:
tem o risco da cera escorrer pra dentro enquanto estiver os 10 minutos deitado?
30-07-2014 Rafael Felipe disse:
Não, pois você irá deitar do lado do suposto ouvido, consequentemente a cera irá escorrer pra fora e não pra dentro.
22-04-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Carlos, muito obrigada pelo seu comentário :) Fico contente por ter conseguido ajudar!
21-04-2014 Carlos Lima disse:
Gostei mu into da sua dica agora desentupi meu ouvido obrigado
11-04-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Lavínia, desde já agradeço o seu comentário. Experimente, pode ser que ajude!
09-04-2014 Lavínia disse:
olá , já tentei o cerume mas não adiantou. Espero que a água oxigenada ajude. obrigado por ajudar :)
Vídeos em destaque
Rainbow Loom Magia revelada Desenhos dos Minions Experiências