Partilhar

Como acabar com o zumbido nos ouvidos

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como acabar com o zumbido nos ouvidos

Na medicina, "tinnitus" é o nome dado ao fato de perceber zumbidos, ruídos ou apitos nos ouvidos quando existe ausência de sons externos. Estes podem ser suaves ou fortes e ocorrer de forma casual e temporária ou, pelo contrário, ser algo mais constante. O aparecimento destes ruídos nos ouvidos pode ser devido a diferentes causas, por isso é importante identificá-los e iniciar o tratamento adequado se necessário, já que pode estar relacionado com problemas de saúde mais graves. No seguinte artigo de umComo, oferecemos a você algumas recomendações sobre como acabar com o zumbido nos ouvidos e como evitar que estes sons se agravem ou intensifiquem.

Também lhe pode interessar: Como tratar zumbido no ouvido
Passos a seguir:
1

Os zumbidos ou apitos podem aparecer de forma isolada e temporária, mas quando isso se converte em um problema recorrente e constante chega a ser verdadeiramente incômodo e angustiante para o paciente, pode inclusive afetar severamente o sono ou a capacidade de concentração.

Quando isso acontece, o melhor é consultar um médico o quanto antes para determinar a causa exata do tinnitus, que pode ser um sintoma de diversos fatores desde traumatismos, contraturas cervicais, condições ou doenças próprias do ouvido, exposição constante a ruídos muito fortes, problemas circulatórios, entre outros.

Como acabar com o zumbido nos ouvidos - Passo 1
2

Dependendo da causa dos zumbidos nos ouvidos, o tratamento que deverá receber será um ou outro, por isso será sempre conveniente ir a uma consulta médica e seguir as instruções do especialista. De qualquer forma, tendo em consideração alguns dos fatores desencadeantes, existem algumas recomendações que podem ser adotadas para tentar acabar com o zumbido nos ouvidos e combater este sofrimento quando ele é de caráter leve; anote o que explicamos nos seguintes passos.

Como acabar com o zumbido nos ouvidos - Passo 2
3

Muitas vezes, o aparecimento de zumbidos ou apitos nos ouvidos é devido a uma acumulação de cera nos mesmos, sendo aconselhável cuidar da limpeza e higiene. Para não causar danos importantes, o melhor é limpar apenas a zona externa do ouvido usando uma gaze úmida ou uma pequena toalha para retirar os restos de cera. No caso da parte interna do ouvido, não devem ser introduzidos cotonetes nem usar irrigações caseiras com água; é preferível usar um difusor de água marinha à venda em farmácias.

Se uma tampa de cera se formou no interior do ouvido, é o médico quem deverá aconselhar a você sobre a forma adequada de extração.

Como acabar com o zumbido nos ouvidos - Passo 3
4

Foi apontado que a hipertensão arterial também é uma das causas comuns do aparecimento de zumbido no ouvido, por isso nestas circunstâncias é recomendável manter os níveis de tensão arterial controlados e comprovar que se encontram dentro dos valores considerados normais, entre no nosso artigo para ficar a saber dos valores normais. Além disso, o médico especificará se precisa de algum tipo de medicação ou se só deve fazer algumas mudanças em sua alimentação e estilo de vida geral. Para os pacientes hipertensos, aconselha-se especialmente seguir uma dieta baixa em sódio, evitar comida de lixo, não beber álcool, fazer exercício físico de forma regular e manter um peso saudável.

Como acabar com o zumbido nos ouvidos - Passo 4
5

O estresse e o nervosismo também se relacionam com os zumbidos e, apesar de não serem um fator causador, podem piorá-los e fazer com que os zumbidos ou apitos se intensifiquem. Por isso, se estiver passando por situações que geram muito estresse em você, é importante que aprenda a controlar o nervosismo e a relaxar. Para isso, pode iniciar a prática de atividades relaxantes como ioga ou pilates, fazer exercício físico, ir a um massagista profissional de vez em quando, fazer algum tratamento relaxante, etc.

Como acabar com o zumbido nos ouvidos - Passo 5
6

Além destes conselhos, existem outros hábitos de vida saudáveis que têm a ver com a alimentação e que também devem ser considerados para evitar os zumbidos ou apitos nos ouvidos. É recomendável eliminar o café e os produtos com cafeína da dieta, já que este ingrediente é um estimulante que piora o tinnitus; também convém evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o cigarro.

Por outro lado, deve seguir uma dieta saudável e equilibrada onde não faltem alimentos ricos em vitamina B, pois uma falta da mesma pode originar zumbidos nos ouvidos, pois é essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico.

Como acabar com o zumbido nos ouvidos - Passo 6
7

Quando se sofre de tinnitus, também deve descansar bem e dormir as horas suficientes por dia (entre 7 e 8 horas). E para evitar que os zumbidos dificultem o descanso do paciente durante a noite, uma boa opção é dormir com a cabeça levemente elevada para que os ruídos não sejam tão notáveis.

Além disso, é importante proteger os ouvidos de forma adequada se tiver que se expor a sons estridentes de forma constante usando tapões para os ouvidos.

Como acabar com o zumbido nos ouvidos - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com o zumbido nos ouvidos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como acabar com o zumbido nos ouvidos

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Jair Alves de Queiroz
estive lendo as informações desta pagina e gostaria de receber informações mais detalhada sobre zumbido no ouvido e quais tipos de medicação posso usar. sou diabético.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Jair! Nestes dois artigos encontrará explicadas as causas dos zumbidos nos ouvidos assim como remédios caseiros para os tratar: http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-as-causas-dos-zumbidos-nos-ouvidos-13796.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/remedios-caseiros-para-os-zumbidos-dos-ouvidos-17071.html
Denise simões
Nao mencionaram a doença de menierie.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Denise! É verdade e a doença de Ménière também apresenta como um dos sintomas zumbido no ouvido afetado. Saiba mais sobre os sintomas desta doença aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-os-sintomas-da-doenca-de-meniere-14708.html

Como acabar com o zumbido nos ouvidos
1 de 8
Como acabar com o zumbido nos ouvidos

Voltar ao topo da página