Lipase alta no exame de sangue - O que pode ser?
Ir ao médico pelo menos uma vez por ano é muito importante para saber se você está saudável ou não. Dentre os diversos exames de rotina pedidos pelos médicos ao se fazer um check-up da saúde, o exame de sangue é um dos mais importantes. O popular exame de sangue serve para medir os níveis de diversos componentes fundamentais para o organismo, como o ferro, linfócitos, plaquetas, entre outros. Ele também pode ser utilizado para verificar os níveis de lipase no organismo. Mas o que é a lipase? Qual sua importância para um organismo saudável? Essa e outras dúvidas serão respondidas em “Lipase alta no exame de sangue - o que pode ser?” aqui em umCOMO.
O que é lipase?
A lipase ou lipase hormônio-sensível (HSL) é uma das diversas enzimas que existem no nosso organismo e que facilitam o processo digestivo. No caso da lipase, ela é produzida pelo pâncreas e atua como uma espécie de “detergente”, pois ajuda a quebrar moléculas de gordura, tornando a digestão dessa molécula de cadeia complexa mais simples, pois a quebra em moléculas menores. Com níveis normais de lipase, é possível apreciar uma porção de frango e batatas fritas sem problemas na digestão.
Existem dois tipos de lipases ácidas: a lipase lingual e a lipase gástrica. Tanto na boca quanto no estômago a atuação da lipase não é muito eficiente, dessa forma, a maior parte das moléculas de gordura vai ser quebrada posteriormente no duodeno pela ação da bile, que dá mais força à lipase. Também há a lipase lipoproteica, que atua quebrando moléculas de gordura menos densas.
Lipase e amilase
Assim como a lipase, a amilase também é uma enzima digestiva, atuando sobretudo na quebra dos carboidratos. A relação entre lipase e amilase pode indicar se há ou não um quadro de pancreatite (inflamação do pâncreas), dessa forma, se você está com amilase e lipase elevadas, é preciso procurar tratamento médico. Para evitar essa doença, veja nosso artigo como cuidar do pâncreas e previna-se.
Para verificar seus índices de lipase no exame de sangue, é necessário estar em jejum por no mínimo quatro horas. Dessa forma, evita-se interferências externas na averiguação do exame.
Amilase e lipase: valores de referência
Muitas vezes realizamos um exame de sangue e ficamos ansiosos em relação ao resultado. Essa situação é normal, pois é nossa saúde que está em jogo. Apesar de a opinião de um profissional da saúde ser imprescindível, é possível analisar alguns aspectos do exame de sangue por conta própria.
Podemos observar quais são os valores de referência para lipase e amilase num exame de sangue sem muitos problemas. No entanto, há outros elementos a serem considerados, portanto não deixe de levar o exame para seu médico e realizar o tratamento adequado.
Valores de referência da lipase
- O valor de referência da lipase para um adulto deve ser de 67 U/L ou menos.
- A lipase alta no sangue, possível indicativo de um quadro de pancreatite, está acima desse valor de 67 U/L.
- Em casos de lipase baixa é provável que o médico prescreva uma dieta especial e uso de polivitamínicos.
- Já os valores de referência da amilase (ou seja, índices normais) para adultos se encontram numa faixa que vai de 20 a 160 U/L.
Também é preciso levar em conta que às vezes a pancreatite também se manifesta em indivíduos com lipase alta e amilase normal, e não somente quanto os dois índices encontram-se elevados.
Lipase alta: sintomas
Quais os sintomas de lipase alta? Habitualmente, eles apenas se manifesta após o paciente desenvolver uma condição como a pancreatite. Se você experienciar os seguintes sinais, procure um médico e solicite um exame de sangue:
- Febre
- Dor abdominal
- Náuseas e vômitos
- Inchaço
- Perda de peso
- Fezes amareladas
- Fadiga
- Micção frequente
- Sede excessiva
- Sudorese
- Dor no meio do tórax
Lipase alta: o que pode ser?
O que quer dizer lipase alta? A lipase alta pode estar sendo provocada por:
- Presença de úlceras intestinais
- Intolerância a glúten
- Presença de tumores
- Problemas no pâncreas causados por consumo excessivo de álcool
- Uso de medicamentos como morfina e codeína e metacolina e colinérgicos
- Ser portador do vírus HIV
- Doença celíaca
- Alcoolismo
- Doença inflamatória intestinal
- Colecistite aguda
- Hemorragia intracraniana
Lipase alta: diagnóstico
Como mencionado antes, o teste de lipase consiste numa análise do sangue colhido de uma veia do cotovelo ou do dorso da mão. O médico pode pedir que você não coma nas 8 horas que antecedem o exame e para evitar a ingestão de medicamentos que comprometem os resultados, como é o caso de:
- Morfina
- Codeína
- Metacolina
- Betanecol
- Meperidina
- Indometacina
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Lipase alta no exame de sangue - O que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.
Conselhos
- Faça exercícios físicos regularmente. Eles auxiliam na perda de peso, evitando que a gordura se acumule no organismo e cause problemas de saúde.
- Parar de fumar também é fundamental para aqueles que desejam ter uma vida saudável. Procure um posto de saúde e se informe sobre as campanhas de auxílio a quem quer largar o cigarro.
- Evite doces e carboidratos simples, como sorvetes, biscoitos, pães, bolos, etc. Esses alimentos alteram os níveis de glicose no sangue e podem causar alterações metabólicas sérias a longo prazo.