Pancreatite

Como cuidar do pâncreas

Como cuidar do pâncreas
Imagem: otramedicina.imujer.com

O pâncreas é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, já que é o responsável por produzir a insulina, hormônio que regula os níveis de glicose no sangue. Cuidar do pâncreas é bastante importante, já que enquanto este órgão permanece saudável e em correto funcionamento, a pessoa tem um baixo risco de desenvolver diabetes, hipoglicemias ou hiperinsulinismo. Para que nunca lhe falte insulina, neste artigo de umComo contamos como cuidar do pâncreas.

Também lhe pode interessar: Como tratar a inflamação do pâncreas

Passos a seguir:

1

Ainda que o tabagismo esteja normalmente relacionado com o câncer de pulmão, também é uma das principais causas do câncer de pâncreas. Portanto, deixar de fumar é uma das melhores coisas que podem ser feitas para cuidar do pâncreas. 30% dos cânceres de pâncreas são originados pelo tabagismo.

Como cuidar do pâncreas - Passo 1
Imagem: static.ellahoy.es
2

Moderar o consumo de açúcar refinado e de carboidratos é uma excelente forma de cuidar do pâncreas. Quando temos uma alimentação rica em açúcares e farinhas, o pâncreas se vê forçado a produzir mais insulina para regular os níveis de glicemia no sangue, pelo que, se todas as suas refeições forem ricas em carboidratos e açúcares, você estará fazendo com que seu pâncreas trabalhe constantemente. Moderar o consumo de açúcares irá permitir-lhe prevenir a diabetes.

Como cuidar do pâncreas - Passo 2
Imagem: postresfacilesweb.com
3

Bem como o consumo de açúcar, também se deve moderar o consumo de bebidas alcoólicas para cuidar do pâncreas. A ingestão excessiva de álcool é a principal responsável por uma pancreatite crônica, que muitas vezes deriva em uma cirrose hepática. O recomendável é consumir dois copos em eventos sociais.

Como cuidar do pâncreas - Passo 3
Imagem: prensalibre.com
4

Aumentar o consumo de fibra é ideal para cuidar do pâncreas. Quando acrescentamos suficiente quantidade de fibra à nossa alimentação começamos a perder gordura, pois a fibra absorve a gordura do corpo. Isto ajuda o pâncreas a não ter que trabalhar excessivamente na hora da digestão. O consumo de fibra ajuda a prevenir níveis altos de colesterol e triglicérides no sangue, ideal para evitar a diabetes.

Como cuidar do pâncreas - Passo 4
Imagem: Colombia.interlatin.com
5

Aumentar o consumo de vegetais também é fundamental. Os vegetais verdes como a rúcula, a alface e o agrião são ideais para prevenir o câncer de pâncreas, além de serem ricos em antioxidantes.

Como cuidar do pâncreas - Passo 5
Imagem: buenasalud.net
6

Diga adeus ao sobrepeso. Quando as pessoas têm sobrepeso, o pâncreas deve produzir uma maior quantidade de insulina para regular os níveis de glicemia no sangue e dar energia ao corpo. O sobrepeso é uma das principais causas de diabetes e doenças relacionadas com a insulina.

7

Para cuidar do pâncreas nunca se deve deixar de tomar o café da manhã. Quando não tomamos o café da manhã, o pâncreas fica obrigado a utilizar mais insulina para queimar o açúcar da comida do seu almoço. Tome café da manhã todos os dias e se não tiver muito tempo, pelo menos coma uma fruta.

8

Um dos melhores segredos para cuidar do pâncreas é fazer exercício. O exercício ajuda a queimar gordura, e esta prejudica muito o pâncreas. Exercite-se pelo menos 45 minutos todos os dias.

9

Se você sofre de alguma alteração metabólica, como hiperinsulinismo, hipoglicemia ou síndrome metabólica, o melhor que você pode fazer para cuidar do seu pâncreas é seguir à risca as indicações do seu médico, ter uma alimentação saudável e hipocalórica e fazer exercícios todos os dias.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar do pâncreas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Neide
O que fazer quando a amilase esta alterada,quais os sintomas e prognóstico?? Obrigada!
francisco espedito rodrigues
porque o pancreas tem que produzir mais inssulina pos-almoço quando a pessoa nao toma cafe da manhã?
LAURO HENRIQUE FERREIRA
Boa noite. sofri uma pancreatite aguda neste ano de 2015 entrei no dia 31/12/2015 na UTI e sai no dia 23/01/2015.ate hoje estou fazendo regime alimentar da gordura e outros derivados , contrair a diabete tipo 1 e em veze de emagrecer estou ganhando peso,e segundo os exames medico estou com apenas 15% dp pancrea na ativa, como se cuidar melhor neste caso e se tem algum remedio para ajudar o pancrear a produzir mais insulina, no aguardo de uma resposta
Imagem: otramedicina.imujer.com
Imagem: static.ellahoy.es
Imagem: postresfacilesweb.com
Imagem: prensalibre.com
Imagem: Colombia.interlatin.com
Imagem: buenasalud.net
1 de 6
Como cuidar do pâncreas