Avaliação das enzimas do fígado

Por que tenho as transaminases elevadas

Por que tenho as transaminases elevadas

As transaminases, também chamadas aminotransferases, são um grupo de enzimas que têm um papel importantíssimo na produção de aminoácidos. Ainda que encontradas em todo o organismo, estas enzimas estão especialmente presentes no fígado. Portanto, seus valores costumam servir para indicar o estado de saúde deste órgão, evidenciando a possibilidade de sofrer de condições hepáticas muito variadas. Quer conhecer mais a respeito deste tema? Neste artigo de umComo explicamos as possíveis causas para quem tem as transaminases elevadas.

Também lhe pode interessar: Como baixar as transaminases

Passos a seguir:

1

Os níveis de transaminases no corpo são medidos através de uma análise de sangue simples, no entanto os valores normais destas enzimas variarão segundo o tipo. Nas análises, podemos encontrar vários tipos de transaminases:

  • Aspartato aminotransferase (AST), conhecida também como glutamato - oxalacetato transaminase (GOT). Seus valores normais vão de 10 a 34 UI/L.
  • Alanina aminotransferase (ALT) também conhecida como glutamato - piruvato transaminase (GPT). Seus valores normais vão de 10 a 40 UI/L.
  • Gama glutamil transferase (GGT), seus valores normais oscilam entre 0 e 51 UI/L.
Por que tenho as transaminases elevadas - Passo 1
2

As transaminases altas sugerem a presença de algum problema hepático, ainda que para chegar de forma definitiva a esta conclusão serão necessários outros exames e investigações médicas segundo o caso. Por isso, é importantíssimo que, caso uma análise de sangue identifique níveis de AST, ALT ou GGT mais elevados do que normal, consulte o seu médico com os resultados.

3

Se os seus exames de sangue identificarem transaminases AST e/ou ALT elevadas, as possíveis causas são:

  • Inflamação do pâncreas
  • Esteatose hepática ou fígado gordo
  • Hepatite
  • Mononucleose
  • Hemocromatose ou excesso de ferro no corpo
  • Doenças musculares ou trauma muscular
  • Ingestão de medicamentos ou substâncias tóxicas para o fígado
  • Cirrose hepática
  • Isquemia hepática ou falta de fluxo sanguíneo no fígado
  • Morte do tecido do fígado
  • Um tumor ou câncer no fígado
  • Infarto
Por que tenho as transaminases elevadas - Passo 3
4

Se está com as transaminases GGT elevadas, pode ser devido a várias das condições mencionadas anteriormente, mas estes níveis mais elevados apresentam-se em pacientes com:

  • Diabetes
  • Alcoolismo
  • Colestase ou bloqueio da bile para o fígado
  • Doença pulmonar
5

Apresentar as transaminases elevadas é uma doença muito séria e importante que requer imediata atenção médica, sendo fundamental determinar a causa desta doença que pode ser devida a uma patologia comum como o fígado gordo, a mononucleose ou a inflamação do pâncreas, ou problemas bem mais sérios que põem em risco a saúde do paciente. Uma vez que tenha os resultados da análise de sangue, recomendamos consultar o médico.

Por que tenho as transaminases elevadas - Passo 5
6

Muitas das doenças do fígado não apresentam sintomas, por isso, ter uma dieta balanceada, realizar atividade física e tomar as medidas necessárias para cuidar do nosso fígado é fundamental se a nossa meta é manter-nos saudáveis.

E se deseja conhecer mais a respeito deste tema, em nossos artigo como baixar as transaminases, fornecemos algumas recomendações que podem ser adotadas para consegui-lo, dependendo de seu estado de saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho as transaminases elevadas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
lourenço
GPT - 49,9 GOT- 9,5 Gostaria de saber se é um problema grave? explica-me detalhadamente.
julio alberto de almeida
Fiz exames o resultodos são esses transaminase piruvica183ml transaminase oxalacetica 117ml gama - giutamil 134ml. TENHO TIEROIDE. E TOMEIU 4 DOSES DA VACINA DE HEPATITE, DEVIDO A ESSAS DOSES DE VACINA PODEM ALTERAR OS EXAMES?
Reni Floro dos santos
Tou achando interessante . ta me ajudando muito. Tenho hepatite c.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Reni, que bom saber isso! Muito obrigada pelo comentário e as melhoras :)
vera madalena ferreira
fiquei muito interessada no artigo, tenho figado gordo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vera, que bom saber! Neste link encontrará mais informações de interesse acerca do fígado gordo: http://www.umcomo.com.br/search/index/cat/7758/q/figado%20gordo
1 de 4
Por que tenho as transaminases elevadas