Por que tenho as transaminases elevadas


As transaminases, também chamadas aminotransferases, são um grupo de enzimas que têm um papel importantíssimo na produção de aminoácidos. Ainda que encontradas em todo o organismo, estas enzimas estão especialmente presentes no fígado. Portanto, seus valores costumam servir para indicar o estado de saúde deste órgão, evidenciando a possibilidade de sofrer de condições hepáticas muito variadas. Quer conhecer mais a respeito deste tema? Neste artigo de umComo explicamos as possíveis causas para quem tem as transaminases elevadas.
Passos a seguir:
Os níveis de transaminases no corpo são medidos através de uma análise de sangue simples, no entanto os valores normais destas enzimas variarão segundo o tipo. Nas análises, podemos encontrar vários tipos de transaminases:
- Aspartato aminotransferase (AST), conhecida também como glutamato - oxalacetato transaminase (GOT). Seus valores normais vão de 10 a 34 UI/L.
- Alanina aminotransferase (ALT) também conhecida como glutamato - piruvato transaminase (GPT). Seus valores normais vão de 10 a 40 UI/L.
- Gama glutamil transferase (GGT), seus valores normais oscilam entre 0 e 51 UI/L.

As transaminases altas sugerem a presença de algum problema hepático, ainda que para chegar de forma definitiva a esta conclusão serão necessários outros exames e investigações médicas segundo o caso. Por isso, é importantíssimo que, caso uma análise de sangue identifique níveis de AST, ALT ou GGT mais elevados do que normal, consulte o seu médico com os resultados.
Se os seus exames de sangue identificarem transaminases AST e/ou ALT elevadas, as possíveis causas são:
- Inflamação do pâncreas
- Esteatose hepática ou fígado gordo
- Hepatite
- Mononucleose
- Hemocromatose ou excesso de ferro no corpo
- Doenças musculares ou trauma muscular
- Ingestão de medicamentos ou substâncias tóxicas para o fígado
- Cirrose hepática
- Isquemia hepática ou falta de fluxo sanguíneo no fígado
- Morte do tecido do fígado
- Um tumor ou câncer no fígado
- Infarto

Se está com as transaminases GGT elevadas, pode ser devido a várias das condições mencionadas anteriormente, mas estes níveis mais elevados apresentam-se em pacientes com:
- Diabetes
- Alcoolismo
- Colestase ou bloqueio da bile para o fígado
- Doença pulmonar
Apresentar as transaminases elevadas é uma doença muito séria e importante que requer imediata atenção médica, sendo fundamental determinar a causa desta doença que pode ser devida a uma patologia comum como o fígado gordo, a mononucleose ou a inflamação do pâncreas, ou problemas bem mais sérios que põem em risco a saúde do paciente. Uma vez que tenha os resultados da análise de sangue, recomendamos consultar o médico.

Muitas das doenças do fígado não apresentam sintomas, por isso, ter uma dieta balanceada, realizar atividade física e tomar as medidas necessárias para cuidar do nosso fígado é fundamental se a nossa meta é manter-nos saudáveis.
E se deseja conhecer mais a respeito deste tema, em nossos artigo como baixar as transaminases, fornecemos algumas recomendações que podem ser adotadas para consegui-lo, dependendo de seu estado de saúde.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho as transaminases elevadas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.