Função hepática anormal

Porque tenho a GGT Alta

Porque tenho a GGT Alta
Imagem: bioblogia.com

A gama glutamil transferase, comumente chamada de GGT, é uma enzima que se encontra nas células do fígado e que em um estado hepático normal se mantêm ali. Mas quando se apresentam determinados danos no fígado, a GGT passa à corrente sanguínea, sendo possível sua detecção através de um simples exame de sangue. Medir os níveis de GGT é um procedimento que se realiza em pacientes nos quais existe a suspeita de alguma condição hepática ou biliar, por isso se seu resultado foi elevado com certeza que lhe interessa saber porque você tem a GGT alta. Em umComo.com.br explicamos-lhe as possíveis causas destes valores.

Também lhe pode interessar: Por que tenho as transaminases elevadas

Passos a seguir:

1

Os valores normais de GGT vão de 08 a 61 UI/L (unidades por litro). Estas faixas podem variar ligeiramente de um laboratório a outro, por isso na análise costuma especificar sempre os níveis dentro dos quais deve ser encontrado a GGT.

2

Se sua GGT está alta pode ser devido a diversas condições, algumas delas vinculadas diretamente ao dano hepático e outras a diversas doenças que podem afetar seu fígado. A GGT elevada não é um valor que aparece em nossa análise de forma casual, por isso a avaliação de um médico será fundamental para encontrar suas causas.

3

A GGT alta pode se apresentar em pacientes com:

  • Alcoolismo, esta condição quando se encontra em estado avançado produz importantes danos ao fígado.
  • Uso de drogas ou medicamentos tóxicos para o fígado.
  • Cirrose hepática, uma condição ocasionada normalmente pela elevada ingestão de álcool, produzindo a cicatrização do fígado e o aumento da GGT.
  • Hepatite, outra condição hepática que altera os níveis desta enzima.
  • Os pacientes diabéticos, especialmente os que não seguem as recomendações médicas, podem sofrer danos hepáticos que fazem aumentar os níveis de GGT no sangue.
  • Insuficiências cardíacas.
  • Doenças pulmonares ou no pâncreas.
  • Problemas que impedem o adequado fluxo da bílis ao fígado.
  • Outras condições no fígado, como a necrose hepática, a isquemia ou um tumor na área podem ser os causadores da GGT alta.
4

São muitas as razões que produzem GGT elevada, por isso é fundamental consultar o seu médico se você apresenta valores anormais desta enzima. Só um especialista poderá indicar a você a causa exata deste resultado, bem como o tratamento adequado segundo sua condição.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque tenho a GGT Alta, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
39 comentários
klesia vasconcelos de medeiros
boa tarde fui ao medico genicologista ontem ele tinha mim passado varis exames e tinha esse ggt e o meu deu 132 não bebe e nem fumo mas tenho grastrite nervosa e tomo pantoprasol a muito tem e esses dias antes do exame tomei ranitil 150mg pra dor no estomago e ja fez varis exames não sei se ja tinha feito esse tipo de exames pois se fiz nunca deu auterado só agora que deu e tb o exame aspartado aminotransferase ast deu 39 o referencia é 34 e outro exame alanina aminotransferase alt deu 71 fator de referencia é 55 mim der uma orientação obrigada
Sibenon Munduruca de Almeida
fiz exame do TGO 35, TGP 61 e GGT 178, não bebo nem fumo, tomo Losartana potássica 100x25, Gostaria de saber o motivo do nível elevado
A sua avaliação:
Adilson
Olá, hoje eu passei em consulta com meu cardiologista e ao ver o resultado do meu Gama GT ( 142) ele até brincou perguntando se eu tinha bebido. Mas eu bebo de maneira muito moderada e as vezes passos semanas sem beber. Claro que nem na véspera e nem no dia do exame eu bebi. Já marquei uma consulta com um gastroenterologista, mas fiquei com dúvida se esse é o especialista correto.
ester gomes alves
intoxicação por inalação de produtos veterinários por ex: o triatox usado para combater carrapatos pode causar o aumento da GGT?


A sua avaliação:
flavio
mande informações sobre gama gt
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Flavio! Pode encontrar mais informações sobre o gama glutamil aqui: http://saude.umcomo.com.br/artigo/o-que-significa-gama-glutamil-transferase-1897.html
A sua avaliação:
Rodger
Eu venho acompanhando meu GGT à alguns anos já fui no gastro que me indicou a um infoecto, ja fiz tomo, ultrassom, diversos exames de sangue e nada. Não sou alcoólatra mas o ultimo medico me pediu para não beber nada alcoólico por um mês e depois fazer o exame de GGT, faltam 20 dias.
Flavio
peça um exame para detectar esquistossomose ( método Kato-Katz ) . Ele detecta se vc teve ou se há algo encubado . Essa verminose prejudica a veia Porta , automaticamente influencia no figado.
A sua avaliação:
luiza
tenho a ferritina alta e gordura no figado, pode ser esse o motivo do aumento do ggt
Cândida Maria
Minha ggt de 46 e a referência vai de 6_42. Tomo remédios todos os dias. Sou hipertensivos. Será esta a causa?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Cândida! Você deve ir ao seu médico e mostrar os resultados do exame, depois é que ele determinará o que está causando essa alteração de valores do gama gt. Obrigada pelo comentário!
lucicleide
Lucicleide o meu GGT deu 159 e normal
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lucicleide! Esse valor está acima dos valores de referência, por isso seria bom que consultasse o seu médico para que ele determine a causa desse aumento. Obrigada pelo comentário e tudo de bom!
Anilton
Minha gama GT deu 160 o medico falou que o normal é até 60. me passou uns comprimidos para a desintoxicação do figado. O interessante é que ele pediu que cortasse da alimentação legumes e frutas verdes e nas pesquisas que fiz diz justamente o contrario que esses alimentos fazem bem. Vocês poderiam me ajudar a esclarecer esta dúvida? desde já agradeço.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Anilton! Isso é realmente estranho, pois por norma os legumes são indicados para fazer uma desintoxicação do fígado, como pode verificar neste artigo: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-desintoxicar-o-figado-16390.html Sugiro que fale novamente com o seu médico para confirmar essa situação.
Magda
Meu GGT deu 70 ,fiz um ultrassom abdômen total e não constou nenhuma alteração.não fumo nem bebo nem tomo medicamentos e estou com 48 anos, estou com sobre peso...o que pode esta causando a alteração?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Magda! A minha recomendação é que vá mesmo no médico para que ambos descubram o que pode estar causando essa alteração nos valores. Obrigada pelo seu comentário!
Rosilene
O ggt do meu esposo estar. 87.0 quero saber ser estar alto
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rosilene, esse valor de gama glutamil está elevado. O melhor é ele ir ao médico para determinarem o que está causando esse aumento.
Perpetua reis
O meu GGT deu 46 ul/l esse resultado significa elevado, está alto devo procurar o medico novamente???
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Perpetua, o seu valor de gama glutamil está acima dos valores considerados normais, sugeria que consultasse o seu médico para que possa descobrir o que está causando esse aumento. Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
john souza
ola meu nome e john o meu deu 424 ta bem grave???
helenmayara
Minha ggt deu 31 significa que esta alta?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Helen, os valores considerados normais para mulheres estão entre os 05 e 36 U/L, por isso os seus valores estão dentro dos parâmetros considerados normais.
Benice Bomfim
Meu ggt alta 41U/L
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Benice, esses valores estão acima dos valores de referência, o melhor seria você consultar o seu médico para que juntos descubram o que estão causando essa alteração.
iris
Meu Cardiologista solicitou vários exames entre eles GAMA-GT, SORO. Minha surpresa o unico que deu alterado foi GAMA-GT,soro 127 u/l.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Iris, então o melhor a fazer é consultar o seu médico para conseguirem determinar a causa desse valor alterado. Obrigada por comentar e continue nos acompanhando :)
jorge luiz
Olá o meu ggt deu 221 o que devo fazer?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jorge, você deve consultar seu médico para saber qual o procedimento a seguir para baixar esse valor.
Renato peçanha
Olá, meu nome é Renato gostaria de saber sobre o ggt, pois meu exame deu 74 gostaria de saber se e preocupante esse valor ...
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Renato, esse valor do gama gt é um pouco elevado, você deverá consultar o seu médico para determinar a causa e indicar o tratamento aconselhado. Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando!
Luzia cristina
Boa tarde, meu exame de ggt deu alto e nao entendi, no meu resultado deu 337 U/L o o maximo é 81. isso é grave???
ALEX FABIANO DE SOUZA
meu GTT DEU ALTERAÇÃO 849 U L E SOU SORO POSITIVO RETIREI A VÍSICULA HA ALGUNS MESES E TOMO ANTI-RETROVIRAIS E GOSTARIA DE SABER SUA OPINIÃO
Imagem: bioblogia.com
Porque tenho a GGT Alta