O que significa Gama Glutamil Transferase


O que significa Gama Glutamil Transferase

A Gama Glutamil Transferase (ou Gama GT) é uma enzima hepática, normalmente presente no fígado. Esta enzima localiza-se dentro das células do fígado, e quando ocorre uma destruição das células hepáticas a enzima entra na corrente sanguínea. Assim, podemos detetar este nível da corrente sanguínea através de um exame de sangue. É através desta enzima que o nosso organismo é capaz de metabolizar as várias substâncias químicas no nosso organismo, desde aquelas que ingerimos até àquelas que se formam dentro do nosso corpo. O resultado do exame de sangue poderá ter resultados normais ou alterados (baixos ou altos).

  • Valores de referência


    Os valores de referência para a gama GT são (podem ocorrer pequenas variações nos valores dependendo do laboratório):

    Mulheres: 05 a 36 U/L

    Homens: 08 a 61 U/L

  • Valores diminuídos


    Algumas drogas podem reduzir os níveis da Gama GT, como a azatioprina, o clofibrato, os estrogêneos e o metronidazol.

  • Valores aumentados


    Quando os valores da Gama GT se encontram alterados (elevados) significa que existe algum tipo de lesão nas células que são ricas nessa enzima. Consumo de álcool, uso de drogas, use de remédios e medicamentos, doenças inflamatórias e infeciosas do fígado são as principais causas do aumento dos níveis de gama glutamil transferase.

  • Tratamento da Gama GT


    Tratamento da Gama GT

    As alterações dos níveis da Gama GT são consequência de uma causa base. Assim, o importante é descobrir o que está causando esta alteração, para obter o tratamento adequado.

    Imagem: faculdadefamesp.com.br

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a o que significa Gama Glutamil Transferase, recomendamos que entre na nossa categoria de A Saúde e o Sangue.
Conselhos
  • Sempre que tiver valores alterados da Gama GT, deverá consultar sempre o seu médico para que possa descobrir qual é a causa e prescrever-lhe o tratamento adequado.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre o que significa gama glutamil transferase:


                

90 comentários


30-09-2014 Reginaldo Batista da Silva disse:
Bom dia, o meu resultado deu 82 u/l, tenho 33 anos, não consumo bebida alcoólica e nem drogas. O que posso fazer para melhorar este índice?
30-09-2014 OSMAR GOMES disse:
MEU RESULTADO DEU 252 E PREOCULPANTE
22-09-2014 Antônia disse:
Existe algum alimento que ajude a regular essa enzima, já que a tenho muito alta, em razão de uso de medicamento que não posso interromper? Obrigada!
23-09-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Antônia, antes de suspender o uso de qualquer medicamento ou alterar hábitos alimentares, o melhor é consultar o seu médico pois é ele quem lhe pode dar as melhores indicações segundo o seu caso. Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
22-09-2014 Mario Soares de Oliveira disse:
Boa Tarde, TENHO 55 ANOS DE IDADE E 78 KILOS .E o meu resultado ficou em 22 u / l ESTA BOM OU NA MEDIA no momento meu muito obrigado
23-09-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Mario, esse valor de gama gt está dentro dos valores considerados normais. Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos :)
09-09-2014 Graça Klier disse:
meu exame deu Gama Glutamil transferase .........71 U/L gostaria de saber se esta taxa significa alteração.
09-09-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Graça, os seus valores do gama glutamil estão bastante aumentados, visto que os valores considerados normais para mulheres situam-se entre os 05-36 U/L. Você deve consultar o seu médico e mostrar-lhe os resultados dos exames. Obrigada por comentar!
04-09-2014 olimpio gabriel de carvalho disse:
Como e o tratamento de glutamiltranferase?
01-09-2014 Carlos Bortolato disse:
Estou com o meu GGT alterado (valores 127 em 2013 e 100 agora em 8/13). Apesar da que nos valores me preocupo porque não consumo alcool e não tenho históricos de doenças do figado, apenas consumo diariamente Ezetiniba para controle do colesterol. Ainda, segundo o que você nos comenta, estes valores podem indicar uma alteração nos padrões normais do figado, sendo assim, que especialidade médica você me indica para uma verificação mais detalhada?
02-09-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Carlos, vá ao seu médico de família, pois é ele que lhe indicará os próximos passos a dar.
26-08-2014 Ariadina Cruz Diniz disse:
bom foi realizado no dia 11/08/2014 o exame de Gama Glutamil Transferase, e tive o valor de referencia do resultado 621,4 u/l (37 graus) gostaria de saber o porque de um resultado tão alto, e quais as consequências Por Favor aguardo uma resposta boa noite
26-08-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Ariadina, um valor do gama glutamil elevado pode significar doenças inflamatórias e infecciosas no fígado, um consumo excessivo de álcool ou o uso de algum determinado medicamento. Você deve mostrar esses resultados ao seu médico, para que juntos determinem a causa. Obrigada por comentar e boa sorte :)
26-08-2014 Lilian cardoso disse:
boa noite, estou preocupada meu exame Gama GT deu 109,3 e o meu de Bilirrubinas tatal deu 0,63 indireta 0,32 e a direta deu 0,31 a direta deu alterada. tbm tenho muita dor embaixo do seio esquerdo, o que pode ser?
22-08-2014 EdcarlosVituriano Andrade disse:
Boa noite, estou muito preocupado pois meu exame de sangue deu muito alta a Gama GT, nas referência do exame indica o normal entre 13 a 55 porem o meu deu 315 o que pode acontecer comigo?
26-08-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá EdcarlosVituriano, o gama gt elevado pode ter várias causas, desde o uso de determinados medicamentos e remédios, a doenças infecciosas de fígado. Você deve mostrar os resultados do exame ao seu médico, para determinarem o que estão causando esse valor elevado. Obrigada por comentar e continue a acompanhar-nos ;)
Vídeos em destaque
Rainbow Loom Magia revelada Desenhos dos Minions Experiências