O que significa Gama Glutamil Transferase


O que significa Gama Glutamil Transferase

A Gama Glutamil Transferase (ou Gama GT) é uma enzima hepática, normalmente presente no fígado. Esta enzima localiza-se dentro das células do fígado, e quando ocorre uma destruição das células hepáticas a enzima entra na corrente sanguínea. Assim, podemos detetar este nível da corrente sanguínea através de um exame de sangue. É através desta enzima que o nosso organismo é capaz de metabolizar as várias substâncias químicas no nosso organismo, desde aquelas que ingerimos até àquelas que se formam dentro do nosso corpo. O resultado do exame de sangue poderá ter resultados normais ou alterados (baixos ou altos).

  • Valores de referência


    Os valores de referência para a gama GT são (podem ocorrer pequenas variações nos valores dependendo do laboratório):

    Mulheres: 05 a 36 U/L

    Homens: 08 a 61 U/L

  • Valores diminuídos


    Algumas drogas podem reduzir os níveis da Gama GT, como a azatioprina, o clofibrato, os estrogêneos e o metronidazol.

  • Valores aumentados


    Quando os valores da Gama GT se encontram alterados (elevados) significa que existe algum tipo de lesão nas células que são ricas nessa enzima. Consumo de álcool, uso de drogas, use de remédios e medicamentos, doenças inflamatórias e infeciosas do fígado são as principais causas do aumento dos níveis de gama glutamil transferase.

  • Tratamento da Gama GT


    Tratamento da Gama GT

    As alterações dos níveis da Gama GT são consequência de uma causa base. Assim, o importante é descobrir o que está causando esta alteração, para obter o tratamento adequado.

    Imagem: faculdadefamesp.com.br

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a o que significa Gama Glutamil Transferase, recomendamos que entre na nossa categoria de A Saúde e o Sangue.
Conselhos
  • Sempre que tiver valores alterados da Gama GT, deverá consultar sempre o seu médico para que possa descobrir qual é a causa e prescrever-lhe o tratamento adequado.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre o que significa gama glutamil transferase:


                

67 comentários


23-07-2014 nelsi disse:
fiz exame e gama GT esta 173,00U/L tomo hidantal a anos q devo fazer?
15-07-2014 marcia trindade disse:
o resulta do meu Gama GT deu 63,00 u/l e a dosagem de carbamazepina 7,6 ug/ml estou correndo algum risco de ter doenças hepática.faço uso de carbamazepina desde de 2010 e não posso parar o tratamento.
13-07-2014 luiz rosa lima disse:
fiz o exame de gama gt e deu 68 u/l tá alterado?
15-07-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Luiz, no seu caso tem o valor do gama gt um pouco elevado, dado que os valores normais para homens se situam entre os 08 e 61 U/L. O melhor é consultar o seu médico, para descobrirem a causa deste valor elevado. Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos ;)
12-07-2014 antonio cesar de brito ramalho disse:
o meu Gama-GT deu muito alto 76,0. Quais os cuidados prioritarios devo temor.
09-07-2014 iran caetano disse:
o resultado do exame GGT é de 77 UL maior do que o normal o que poderá causar o aumento GGT no sangue.
11-07-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Iran, o consumo de álcool ou drogas, o uso de remédios e medicamentos, doenças inflamatórias e infeciosas do fígado podem ser as causas dos valores do gama GT aumentados. Obrigada pela sua visita :)
03-07-2014 bruno cirqueira disse:
ola meu gama gt era de 105 ul me consultei e medica disse que era por causa de bebida alcolica parei já tem 2 meses e baixou para 80 mas sinto ainda tonturas e dores abdominais , em quanto tempo essa gama gt volta ao normal e qual o remédio eu posso tomar.
03-07-2014 Leine Marta Do Carmo disse:
Boa Noite,Gostaria de saber quando por que fiz o exame GAMA GT e minha taxa deu 35 não fumo,fumo,e nem uso drogas gostaria de saber o que ocorre ???
30-06-2014 juliana anderle kindel disse:
Oi meu teve pênfigo bolhoso,agora melhorou dessa doença só que ele tem q tomar o azatioprina continuo e ele fez os exames o resultado d gama gt deu o primeiro 2204 e fez mas duas vezes 2085 o último 3060 isso é grave teve outors exames q derão alterados os médicos dele estão investigando hepatite foi feito e não deu e ele nunca teve.
30-06-2014 Carlos F C Pinto disse:
Ainda em tratamento, sou ou era, portador do vírus da Hepatite C. (genótipo 1) No último exame quantitativo foi praticamente foi eliminado. No entanto o GGT, apesar de ter reduzido um pouco, está em 644. Pelo que li, isso significa uma lesão no fígado. Tenho 65 anos. Dá para conviver com isso sem maiores preocupações que não sejam acompanhamentos periódicos?!
27-06-2014 Vanessa Lopes disse:
Olá Reginaldo, obrigada pelo seu comentário! Outros fatores que podem causar o gama gt elevado são o uso de remédios e medicamentes e doenças inflamatórias e infeciosas do fígado. O melhor é ver com seu médico o que está causando esses valores elevados.
Vídeos em destaque
Rainbow Loom Dicas de costura Veterinário Experiências