Exames de sangue

O que significa TGO e TGP

O que significa TGO e TGP
Imagem: drjeffchandler.com

Você sabe o que significa TGO e TGP? Nós em UmComo.com.br podemos te ajudar a definir este conceito! Você já realizou algum exame que continha as siglas TGO e TGP? Por meio dos valores obtidos nestes exames, os médicos podem diagnosticar possíveis danos no fígado e outas doenças que podem estar causando risco a sua saúde. Continue lendo este artigo de umComo e descubra o que significa TGO e TGP.

Também lhe pode interessar: O que é a anisocitose - Valores e causas

O que é TGO e TGP

O TGO é uma sigla utilizada para se referir a transaminase glutâmico-oxalacética e o TGP é uma sigla designada para se referir a transaminase glutâmico-pirúvica. Estas substâncias são enzimas denominadas de transaminases (também conhecidas com aminotransferases).

A enzima TGO está presente em várias células de nosso corpo como: fígado, miocárdio (músculo cardíaco), músculo esquelético, pâncreas, rins e glóbulos vermelhos, elas ficam localizadas no interior das células destas estruturas, ou seja, ela está bem presente em nosso corpo não é mesmo? Já a TGP pode ser encontrada somente nas células que compõe o fígado. Estas enzimas agem realizando a metabolização de algumas proteínas existentes em nosso organismo, como por exemplo as proteínas L-aspartato, alfacetoglutarato e alanina.

Existem alguns sinônimos que podem ser utilizados para se referir as enzimas TGO e TGP. As enzimas TGO podem possuir como sinônimo a sigla AST que significa aspartato aminotransferase e, as enzimas TGP podem possuir como sinônimo a sigla ALT que significam alanina aminotransferase.

O que significa TGO e TGP - O que é TGO e TGP
Imagem: blogdalucianaleite.blogspot.com.br

Para que serve a identificação dos valores normais destas enzimas na circulação sanguínea?

A comparação dos valores destas enzimas proporcionadas pelos exames de sangue com os valores de referência, permitem o diagnóstico de doenças que podem estar afetando organismo das pessoas como: doenças no hepatobiliar, no pâncreas, e podem promover a identificação de um infarto agudo do miocárdio. Ou seja, exames que contêm a identificação destas enzimas podem ser importantes para manter sua saúde e bem estar.

É válido ressaltar, que nem sempre os valores acima do normal podem indicar danos presentes no fígado, tudo vai depender dos sintomas e quadro clínico que o paciente apresenta. O médico irá realizar uma avaliação e a partir de seus conhecimentos estabelecer o diagnóstico que se adéqua a situação em questão.

Consulte um médico periodicamente e não espere uma doença aparecer para se preocupar com sua saúde. Saiba que a prevenção é o melhor remédio!

Entendeu o significado destas siglas? Fique atento aos próximos exames que você vá realizar e caso haja anormalidades não deixe de retirar todas as dúvidas que você tiver com um médico.

O que significa TGO e TGP - Para que serve a identificação dos valores normais destas enzimas na circulação sanguínea?
Imagem: saomatheuslab.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa TGO e TGP, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Gostou das informações? Tem algo a acrescentar? Comente!

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
cleiton
Eu gosto muito,foi esclarecedor já que sou diabético e sofro dores,mas os exames de tgo e tgp estão sempre normais
Raquel
Hola quisiera saber que significan los valores TGO AST y TOP ALT en Bioquimica de sangre
A sua avaliação:
Jose Rubem de Oliveira Souza
Fiz exames a (04) meses atrás e meu TGP estava normal 38 no dia 01/12/2016 refiz os exames e o TGP apresentou 68 estou preocupado é grave.
A sua avaliação:
Artur sebastião da silva filho
meu exame que fiz hoje o resultado de gama glutamail transferase de 31 e normal
A sua avaliação:
AILTON DE paula
BOM DIA O MEU TGO ESTA NORMAL PORÉM O MEU TGP DE 69U/L.VOCÊ PODE INFORMA QUAL SERIA MEU POBLEMA
IZABELA
Maravilhoso esse site amei.. me ajudou muito na minha pesquisa acadêmica.
Editor umComo.com.br
Oi Izabela! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
cleusa
meu exame de gama gama-gama-glutamiltransferase- ggt deu 74 u\L sendo que o valor de referencia é 43 sou diabética po ´posso ter alguma doença grave no figado? por favor me responda tomo muito medicamentos e sou obesa.
Rosana
Eu tenho leucopenia e tive dengue. Tomo muitos analgésicos. Devo procurar um médico? Qual especialista?
Edvaldo Ferreira Rodrigues
Quer sabe quais são as causas que faz com que o tgp fique baixo ?
ANTONIO CARLOS SAMPAIO
MEU TGP E TGO DEU 90 FAZER O QUE PARA BAIXAR
LUIZ XAVIER DA SILVA
O MEU TGO-AST DEU 25 U/L. E O TGP-ALT DEU 20U/L , PERGUNTO ESTA NORMAL .
Heloisa Xavier
Meu tgp deu 68 e o tgo 55 e muito ruim
Janete resende
O meu TGO 126 e TGP150 são bem altos eu sei mais quais a gravidade, o meu GAMA deu bem alto também 558 u/l estou muito mal ou tenho salvação ainda.
Kleiton santos inacio
meu TGP deu 69 como faço para baixar ate ficar normal?
vera nascimento
o que pode causar em uma pessoa o gama glutamil transferase a 141 u l, que consome bebida alcoolica diariamente
Alana Martins
Olá Vera, o consumo de bebida alcoólica pode ser uma das causas do aumento dos valores do gama glutamil. Se quiser saber mais sobre esta enzima, consulte este artigo: http://saude.umcomo.com.br/articulo/o-que-significa-gama-glutamil-transferase-1897.html Obrigada pelo seu comentário e continue a visitar-nos! ;)
Imagem: drjeffchandler.com
Imagem: blogdalucianaleite.blogspot.com.br
Imagem: saomatheuslab.com.br
1 de 3
O que significa TGO e TGP