menu
Partilhar

O que significa Gama Glutamil Transferase - Valores e tratamento

O que significa Gama Glutamil Transferase - Valores e tratamento

A Gama Glutamil Transferase (ou Gama GT) é uma enzima hepática, normalmente presente no fígado. Esta enzima localiza-se dentro das células do fígado, e quando ocorre uma destruição das células hepáticas a enzima entra na corrente sanguínea. Assim, podemos detectar este nível da corrente sanguínea através de um exame de sangue. É através desta enzima que o nosso organismo é capaz de metabolizar as várias substâncias químicas no nosso organismo, desde aquelas que ingerimos até àquelas que se formam dentro do nosso corpo. O resultado do exame de sangue poderá ter resultados normais ou alterados (baixos ou altos). Continue lendo este artigo do umCOMO e saiba mais sobre o que significa Gama Glutamil Transferase.

Também lhe pode interessar: O que é a anisocitose - Valores e causas

Gama Glutamil Transferase - Valores de referência

Os valores considerados de referência para o gama glutamil transferase variam consoante o sexo, assim para:

  • Mulheres: 05 a 36 U/L
  • Homens: 08 a 61 U/L

Quando um resultado de um exame apresenta valores entre os indicados é considerado normal. Caso o exame apresente valores ligeiramente aumentados, deve-se repetir o exame passado algum tempo, pois dependendo do laboratório podem ocorrer pequenas variações nos valores do gama glutamil transferase.

Valores diminuídos: Gama Glutamil Transferase baixo

Quando o paciente apresenta valores do gama GT diminuídos, isso pode significar que está tomando algum tipo de droga que está diminuindo os valores. Drogas como a azatioprina, o clofibrato, os estrogêneos e o metronidazol podem reduzir estes valores. Por isso, quando consultar o seu médico para mostrar os resultados do exame, informe sempre sobre os medicamentos que está tomando.

Nesta situação e de maneira de repor os valores do gama GT, normalmente é feita a substituição do medicamento que está causando esta descida. É importante que suspenda e substitua o medicamento sempre com orientação médica.

Valores aumentados: Gama Glutamil Transferase alto

Quando os valores da Gama GT se encontram alterados (elevados) significa que existe algum tipo de lesão nas células que são ricas nessa enzima. As principais causas que levam a um aumento dos níveis do gama glutamil transferase são:

  • Consumo de álcool;
  • Uso de drogas;
  • Use de determinados remédios e medicamentos;
  • Doenças inflamatórias e infeciosas do fígado.

Sintomas de Gama Glutamil Transferase alto

Por não ser considerado uma doença e sim uma enzima com valores de referência alterados não existem sintomas comuns a essa variação e sim os sintomas que podem estar relacionados aos problemas que têm como consequência ou sintoma essa alteração nas enzimas. Se a causa do Gama-GT alto for um problema no fígado, por exemplo, pode acontecer do paciente sentir fraqueza, falta de apetite, enjoo, dores abdominais e alguns destes outros 15 sinais que podem indicar problemas no fígado.

Gama-GT elevado isoladamente

Notar os valores de Gama-GT elevados isoladamente em relação às outras enzimas é comum em muitas análises. Ao observar essa alteração, ela não necessariamente é específica para o fígado e pode também ser um sinal de doenças no pâncreas, rins, pulmões ou abuso/consumo de remédios como paracetamol ou outras substâncias químicas.

Sugestão: Porque temos fosfatase alcalina baixa e como aumentá-la

Tratamento para Gama Glutamil Transferase Alto: como tratar?

As alterações dos níveis da Gama GT são consequência de uma causa base. Assim, o importante é descobrir o que está causando esta alteração, para obter o tratamento adequado.

Gama-GT alto, como diminuir?

Para diminuir os valores do gama GT existem alguns medicamentos que podem ser utilizados. No entanto, o mais importante é tratar a causa do aumento do gama GT. Então se a causa for o álcool, deverá parar de ingerir bebidas alcoólicas, se for devido a algum medicamento, deverá substituí-lo e se for alguma doença, deve-se tratar a doença. Todas estas alterações devem ser feitas sempre sob orientação médica.

Veja também: Valores normais de gasometria arterial e venosa

O que significa Gama Glutamil Transferase - Valores e tratamento - Tratamento para Gama Glutamil Transferase Alto: como tratar?
Imagem: faculdadefamesp.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa Gama Glutamil Transferase - Valores e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Sempre que tiver valores alterados da Gama GT, deverá consultar o seu médico para que possa descobrir qual é a causa e prescrever-lhe o tratamento adequado.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
298 comentários
A sua avaliação:
antonio carlos gonçalves
a mais de treis anos meus valores estão acima dos 230 estou com 67 anos como devo fazer para abaixar estes valores
A sua avaliação:
Octavio Carrillo Junior
gama gt 116
Frederico
164 de GGT, o que fazer
164 de GGT
164 de GGT é muito alto é perigoso? O que fazer?
Alcidinez Rangel Manhaes
Fui diagnosticado com Gama-Glutamiltransferase excessivamente alta, 386 UI/L, fiz vários outros exames e não foi encontrado nada além de um inchaço no testículo direito e pes . lido com isso a mais de 15 anos, ande percebo que a cada exame que faço ele altera para mais, pula de 341 p/ 386 no ano. ja não sei o que fazer. Não bebo, não fumo e nem uso drogas.
maria das graças araujo
já fui operada da visicula, as vezes sinto pequena dor abaixo da costela próxima do estomago, e tenho tido muitos roncos na regiaõ do abdomen. qdo. fui operada o médico disse que quase tive pancreatite.
no exame da visicula ele disse que deu negativo que podia ficar em paz. Após a cirurgia da visicula, percebi que comer salsicha não era legal. Acabei de fazer exames de sangue, mas quero ouvir 2 avaliaçõe, do meu médico e de outro especialista. Motivo pelo qual estou escrevendo. Foram 6 tipos de exames, somente esse achei alterado. Resultado 56 UL, tenho 70 anos mas sou jovem e ativa. Sou negra. Citei a cor porque li algo sobre a cor. obrigada.
Sônia
O médico me diagnosticou o meu exame de sangue e constatou
Solange Fátima de Moraes.
O resultado de meu exame: Gama Glutamil transferase-GGT resultado 95U/L
O que devo fazer?
A sua avaliação:
Sandra
O meu valor deu 46. É muito alto? Qual o tratamento
MARIA CRISTINA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS
quando o exame de gama glutamil está no valor de 37 o que devo evitar?
maria olivia rodrigues
Estou a tratar uma pneumonia com levoflaxicina. As análises de sangue revelaram em gama glutamil transferase o valor 213. Tenho que tomar por mais 4 dias ( 14 dias de tratamento). O que devo fazer?
IVONETE SANTOS
Fiz o exame de sangue e o meu GGT deu 299U/I
Mari
Meu GGT deu alterado (151)..Fiz uma ecografia e apareceu pedra na vesícula.Essa alteração pode ser provocada pelas pedras ?

Rodrigo Oliveira
O meu deu 304 em um mês. O médico pediu ultrassonografia e não encontrou qualquer alteração no fígado. Repeti o exame nessa semana e subiu para 374. Já passei por 3 médicos e ninguém descobre o que tenho. Estou com várias manchas vermelhas no corpo e com linfonodos. Estou começando a ficar desesperado.
A sua avaliação:
Solange Silvério de Oliveira
Oi meu esposo fez alguns exames e o GGT deu 164U/1 pois o mesmo toma alguns medicamentos para convulsão pois sofreu 2 avcs hisquemico em Julho de 2015.medicação Fenitoína,valproato de Sodio e lamotrigina fora as medicações para hipertenção.
VALQUIRIA MENEZES DA SILVA
GOSTEI DA INFORMAÇÃO ,O CONTEÚDO FOI BEM CLARO
Editor umComo.com.br
Oi Valquiria! Valeu pelo comentário. Continue acompanhando nossos artigos!
Ana Celia dos Santos Barros
boa tarde que medico devo consultar para tratar Gama Glutamil Transferase elevada?
antonio
O MEU ESAME DE GAMA GT DEU 189,5
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Antonio! Os seus valores do gama gt estão acima dos valores normais, por isso seria bom consultar o seu médico para saber o que pode estar causando esse aumento. Obrigada pelo comentário!
MARCELO C.DE MELO
FIZ MEU EXAME DE GAMA GLUTAMIL TRANSFERASE E DEU 75 UL É GRAVE ??? OBRIGADO E AGUARDANDO RESPOSTA M.DE MELO
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcelo! Os valores de gama gt normais encontram-se entre 8 e 61 U/L, por isso os seus valores estão um pouco elevados para o considerado normal. O indicado é consultar o seu médico para tentar perceber o que pode estar aumentando esses valores. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
ELIANA CRISITINA RAGONEZI
MEU EXAME gama- gt-GLUTAMIL TRANFERASE DEU RESULTADO DE 5 A 50 VEZES ACIMA DO NORMAL QUE QUER DIZER ISSO TOMO CERVEJA DE CEZ EM QUANDO FIM DE SEMANA TOMO MUITO REMEDIO ORA DOR ,SERIA O CASO?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Eliana! Existem alguns fatores que podem aumentar o valor do gama glutamil, por isso é importante consultar seu médico para que juntos descubram o que pode estar aumentando esses valores. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
everaldoose moreira
:todos exames que faco sempre da alterado , prq
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Everaldoose! Se os resultados do seu exame mostram resultados alterados, o melhor que você tem a fazer é ir no médico para que juntos descubram o que pode estar causando esse aumento. Obrigada pelo seu comentário!

O que significa Gama Glutamil Transferase - Valores e tratamento
Imagem: faculdadefamesp.com.br
1 de 2
O que significa Gama Glutamil Transferase - Valores e tratamento

Voltar ao topo da página