Partilhar

O que significa Gama Glutamil Transferase - Valores e tratamento

A Gama Glutamil Transferase (ou Gama GT) é uma enzima hepática, normalmente presente no fígado. Esta enzima localiza-se dentro das células do fígado, e quando ocorre uma destruição das células hepáticas a enzima entra na corrente sanguínea. Assim, podemos detectar este nível da corrente sanguínea através de um exame de sangue. É através desta enzima que o nosso organismo é capaz de metabolizar as várias substâncias químicas no nosso organismo, desde aquelas que ingerimos até àquelas que se formam dentro do nosso corpo. O resultado do exame de sangue poderá ter resultados normais ou alterados (baixos ou altos). Continue lendo este artigo do umCOMO e saiba mais sobre o que significa Gama Glutamil Transferase.

Também lhe pode interessar: O que é a anisocitose - Valores e causas

Gama Glutamil Transferase - Valores de referência

Os valores considerados de referência para o gama glutamil transferase variam consoante o sexo, assim para:

  • Mulheres: 05 a 36 U/L
  • Homens: 08 a 61 U/L

Quando um resultado de um exame apresenta valores entre os indicados é considerado normal. Caso o exame apresente valores ligeiramente aumentados, deve-se repetir o exame passado algum tempo, pois dependendo do laboratório podem ocorrer pequenas variações nos valores do gama glutamil transferase.

Valores diminuídos: Gama Glutamil Transferase baixo

Quando o paciente apresenta valores do gama GT diminuídos, isso pode significar que está tomando algum tipo de droga que está diminuindo os valores. Drogas como a azatioprina, o clofibrato, os estrogêneos e o metronidazol podem reduzir estes valores. Por isso, quando consultar o seu médico para mostrar os resultados do exame, informe sempre sobre os medicamentos que está tomando.

Nesta situação e de maneira de repor os valores do gama GT, normalmente é feita a substituição do medicamento que está causando esta descida. É importante que suspenda e substitua o medicamento sempre com orientação médica.

Valores aumentados: Gama Glutamil Transferase alto

Quando os valores da Gama GT se encontram alterados (elevados) significa que existe algum tipo de lesão nas células que são ricas nessa enzima. As principais causas que levam a um aumento dos níveis do gama glutamil transferase são:

  • Consumo de álcool;
  • Uso de drogas;
  • Use de determinados remédios e medicamentos;
  • Doenças inflamatórias e infeciosas do fígado.

Sintomas de Gama Glutamil Transferase alto

Por não ser considerado uma doença e sim uma enzima com valores de referência alterados não existem sintomas comuns a essa variação e sim os sintomas que podem estar relacionados aos problemas que têm como consequência ou sintoma essa alteração nas enzimas. Se a causa do Gama-GT alto for um problema no fígado, por exemplo, pode acontecer do paciente sentir fraqueza, falta de apetite, enjoo, dores abdominais e alguns destes outros 15 sinais que podem indicar problemas no fígado.

Gama-GT elevado isoladamente

Notar os valores de Gama-GT elevados isoladamente em relação às outras enzimas é comum em muitas análises. Ao observar essa alteração, ela não necessariamente é específica para o fígado e pode também ser um sinal de doenças no pâncreas, rins, pulmões ou abuso/consumo de remédios como paracetamol ou outras substâncias químicas.

Sugestão: Porque temos fosfatase alcalina baixa e como aumentá-la

Tratamento para Gama Glutamil Transferase Alto: como tratar?

As alterações dos níveis da Gama GT são consequência de uma causa base. Assim, o importante é descobrir o que está causando esta alteração, para obter o tratamento adequado.

Gama-GT alto, como diminuir?

Para diminuir os valores do gama GT existem alguns medicamentos que podem ser utilizados. No entanto, o mais importante é tratar a causa do aumento do gama GT. Então se a causa for o álcool, deverá parar de ingerir bebidas alcoólicas, se for devido a algum medicamento, deverá substituí-lo e se for alguma doença, deve-se tratar a doença. Todas estas alterações devem ser feitas sempre sob orientação médica.

Veja também: Valores normais de gasometria arterial e venosa

O que significa Gama Glutamil Transferase - Valores e tratamento - Tratamento para Gama Glutamil Transferase Alto: como tratar?
Imagem: faculdadefamesp.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa Gama Glutamil Transferase - Valores e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Sempre que tiver valores alterados da Gama GT, deverá consultar o seu médico para que possa descobrir qual é a causa e prescrever-lhe o tratamento adequado.

Escrever comentário sobre O que significa Gama Glutamil Transferase - Valores e tratamento

295 comentários
Frederico
164 de GGT, o que fazer
Alcidinez Rangel Manhaes
Fui diagnosticado com Gama-Glutamiltransferase excessivamente alta, 386 UI/L, fiz vários outros exames e não foi encontrado nada além de um inchaço no testículo direito e pes . lido com isso a mais de 15 anos, ande percebo que a cada exame que faço ele altera para mais, pula de 341 p/ 386 no ano. ja não sei o que fazer. Não bebo, não fumo e nem uso drogas.
maria das graças araujo
já fui operada da visicula, as vezes sinto pequena dor abaixo da costela próxima do estomago, e tenho tido muitos roncos na regiaõ do abdomen. qdo. fui operada o médico disse que quase tive pancreatite.
no exame da visicula ele disse que deu negativo que podia ficar em paz. Após a cirurgia da visicula, percebi que comer salsicha não era legal. Acabei de fazer exames de sangue, mas quero ouvir 2 avaliaçõe, do meu médico e de outro especialista. Motivo pelo qual estou escrevendo. Foram 6 tipos de exames, somente esse achei alterado. Resultado 56 UL, tenho 70 anos mas sou jovem e ativa. Sou negra. Citei a cor porque li algo sobre a cor. obrigada.
Sônia
O médico me diagnosticou o meu exame de sangue e constatou
Solange Fátima de Moraes.
O resultado de meu exame: Gama Glutamil transferase-GGT resultado 95U/L
O que devo fazer?
A sua avaliação:
Sandra
O meu valor deu 46. É muito alto? Qual o tratamento
MARIA CRISTINA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS
quando o exame de gama glutamil está no valor de 37 o que devo evitar?
maria olivia rodrigues
Estou a tratar uma pneumonia com levoflaxicina. As análises de sangue revelaram em gama glutamil transferase o valor 213. Tenho que tomar por mais 4 dias ( 14 dias de tratamento). O que devo fazer?
IVONETE SANTOS
Fiz o exame de sangue e o meu GGT deu 299U/I
Mari
Meu GGT deu alterado (151)..Fiz uma ecografia e apareceu pedra na vesícula.Essa alteração pode ser provocada pelas pedras ?

Imagem: faculdadefamesp.com.br
1 de 2

Voltar ao topo da página