Fígado gordo

15 sinais que podem indicar problema no fígado

15 sinais que podem indicar problema no fígado

Há diversos sintomas que podem indicar que existe algo de errado com o fígado, sendo que eles, em geral, estão associados à má alimentação, inclusive ao excesso de gordura e álcool. Quando o órgão fica sobrecarregado, ele não é apenas prejudicado, mas também outras funções vitais. Por isso, é importante estar atento aos 15 sinais que podem indicar problema no fígado. Para saber quais são eles, veja as informações que o umComo.com.br tem sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Como cuidar do fígado

Passos a seguir:

1

O fígado é responsável por encaminhar os nutrientes aos seus respectivos lugares depois que os alimentos são ingeridos. Assim, quando algum deles é consumido em excesso, é esse órgão quem deve trabalhar mais, o que pode sobrecarregá-lo, levando aos sinais que podem indicar problema no fígado, muitos dos quais estão associados a doenças graves. O sintoma típico de que o órgão está com dificuldades de funcionar é a dor abdominal do lado direito, onde o fígado está localizado. Esse sinal é comum nos casos de hepatites agudas.

15 sinais que podem indicar problema no fígado - Passo 1
2

O segundo sinal é o inchaço da barriga, a barriga d’água, corretamente denominada ascite, mais comum nos casos de cirrose hepática e esquistossomose (infecção por parasitas de águas doces contaminadas). No entanto, embora sejam típicos, são indicativos de que o problema está evoluindo, uma vez que a dor é devido à inflamação pela qual o órgão já está passando, que provoca o seu aumento. Por isso, mesmo sendo importantes, é preciso conhecer os sinais que podem anteceder esses principais indicativos.

3

Quando o indivíduo está no grupo de risco de doenças do fígado, ele pode apenas ter os sintomas leves que indicam problemas no órgão e que podem aparecer quando ingere muitos alimentos gordurosos, álcool e mesmo alguns medicamentos. Além disso, pessoas que estão acima do peso e que não praticam exercícios são mais propensas a ter os sinais que indicam danos no fígado. Assim, é possível eleger a tontura, dor de cabeça, enjoo, vômito, diarreia, cansaço excessivo e perda de apetite como sintomas.

4

Esses sintomas, entretanto, são comuns em muitos outros quadros, assim, é preciso identificar quais os sinais menos comuns que também indicam problemas no fígado. Como outros sintomas é possível listar quatro sinais que costumam aparecer juntos: icterícia, coceira generalizada, fezes claras e urina escura. Isso acontece porque quando o fígado está doente ele não consegue metabolizar a bilirrubina (produzida pelo baço depois de destruir os glóbulos vermelhos). Assim, a substância se acumula no sangue, deixando a pele, mucosas e olhos amarelados.

15 sinais que podem indicar problema no fígado - Passo 4
5

Além disso, a bilirrubina acumulada provoca irritação das terminações nervosas, resultado em coceira por todo o corpo. Ao não ser enviada ao intestino como deveria, a bilirrubina deixa de dar às fezes a sua coloração normal, marrom, e por isso ficam claras. Já pelo motivo da substância estar em excesso no sangue, sendo filtrada pelos rins, a urina fica escura. Esses sintomas são frequentes em hepatites e cirrose.

6

O décimo quarto sinal é a equimose, manchas roxas na pele, que aparecem porque o fígado tem a função de enviar as proteínas ingeridas para as diversas partes do corpo, mas quando o órgão está doente, não faz isso com eficiência, prejudicando a coagulação do sangue. Essas manchas e até sangramentos, no entanto, só aparecem se ocorrerem traumas, mesmo que pequenos. Por fim, o décimo quinto sintoma é a ginecomastia, quando aumenta as mamas nos homens. Acredita-se que isso se deva ao desequilíbrio de estrogênio no sangue, já que é o fígado que metaboliza esse hormônio. Também pode ser efeito colateral dos medicamentos usados para tratar a ascite em pessoas com cirrose.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 15 sinais que podem indicar problema no fígado, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Maria Isabel Martins Alves
NENHUM SE INQUADRA NO MEU VALOR DE ANALISES. NÃO BEBO BEBIDAS ALCOOLICAS E NÃO COMO EXCESSO DE GORDURAS E TENHO UM RESULTADO DE 46 NAS MINHAS ANALISES PORQUÊ?
Maria Cláudia De oliveira martins
Fígado gordo só aparece em homem? Como tratar?
André Luis Magalhães Macedo
Meu exame deu GGT em 254 e apresento cansaço excessivo, perda de peso, falta de apetite, manhas rochas no corpo e coceira. O que fazer?
neisa
Só o médico pode ajudar!
1 de 3
15 sinais que podem indicar problema no fígado