Avaliação das enzimas do fígado

Por que a bilirrubina aumenta

Por que a bilirrubina aumenta

A bilirrubina é um pigmento de cor amarela que é produzido por nosso fígado, localizando-se na bílis. Existem dois tipos, a bilirrubina direta ou conjugada e a indireta ou não conjugada, ambas contam com determinadas faixas de normalidade que caso sejam ultrapassadas poderiam indicar a presença de diversas condições que é importante conhecer. Sua bilirrubina está alta e você quer saber mais a respeito deste assunto? Em umComo.com.br explicamos a você por que a bilirrubina aumenta.

Também lhe pode interessar: Como baixar a bilirrubina

Passos a seguir:

1

Os valores normais de bilirrubina dependerão do tipo. Estes níveis são uma referência que podem variar dependendo do laboratório:

  • Bilirrubina direta ou conjugada: de 0 a 0.3 mg/dL (miligramas por decilitro)
  • Bilirrubina indireta ou não conjugada: 0.1 a 0.5 mg/dL (miligramas por decilitro)
2

O aumento da bilirrubina, conhecida como hiperbilirrubinemia, costuma produzir o aparecimento de uma condição denominada icterícia, um sintoma claro de que algo em nosso corpo não anda bem com a bilirrubina. Esta condição caracteriza-se por fazer com que a pele e as mucosas tenham um tom amarelo fora do normal.

3

À pergunta de por que a bilirrubina aumenta, a resposta variará dependendo do tipo. Caso se trate da bilirrubina direta, as causas mais comuns de tal aumento podem ser:

  • Hepatite;
  • Cirrose hepática;
  • Obstruções biliares;
  • Outras condições hepáticas;
  • Em casos menos comuns, esta condição pode ser devido à presença de Síndrome de Dubin-Johnson ou síndrome de Rotor.
4

Nos casos em que a bilirrubina indireta se encontra alta, pode ser devido a:

  • Anemia hemolítica;
  • Anemia perniciosa;
  • Condições pouco comuns como a Síndrome de Gilbert ou a Síndrome de Crigler-Najjar.
5

Se nas análises de sangue aparecem acima do normal os níveis de bilirrubina, a recomendação é procurar nosso médico ou um hematologista para um check-up e avaliação dos resultados.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que a bilirrubina aumenta, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
natalia julia
o exame do meu bebe deu bilirrubina total deu 4,6 o direta 0,1 indireta 4,5 ele ta amarelo
A sua avaliação:
marco nather
minha bilirrubina direta esta 0,53 ela esta muito alta o que fazer pra baixar?
Jefferson
Olá. Tomo Pharmaton (complexo multivitamico) e os resultados para bilirrubina apresentaram alterações; bilirrubina direta : 0.59 mg/dl indireta : 1,53 mg/dl total : 2,12 mg / dl Preciso parar de tomar a vitamina? Meu retorno com o médico é só em Janeiro e gostaria de uma resposta caso possa colaborar. Aguardo resposta. Obrigado Jefferson
Por que a bilirrubina aumenta