A bilirrubina

O que pode ser pele amarelada

O que pode ser pele amarelada
Imagem: agentleelectrolysis.com

A aparência da nossa pele reflete muitas vezes o estado da nossa saúde. Prestar atenção a alguma alteração no nosso corpo é essencial, para podermos prevenir ou detetar doenças. Se você nota que sua pele está ficando amarelada, saiba que isso pode ter diversas causas. Desde deficiências de vitaminas, a um consumo excessivo de alimentos ricos em betacarotenos, como o mamão ou a cenoura, ou outras doenças podem causar amarelamento e manchas. Continue lendo este artigo de umComo e saiba mais sobre o que pode ser pele amarelada.

Também lhe pode interessar: Por que tenho os olhos amarelos

Passos a seguir:

1

O amarelamento da pele é normalmente causado pela acumulação do pigmento de bilirrubina no fígado. Uma das doenças que podem causar pele amarela é a icterícia, mas a icterícia não é propriamente uma doença mas sim uma demonstração de que algo está mal no nosso organismo. A icterícia ocorre quando a bílis fica detida em seu curso e não pode passar para o intestino. Além da pele amarela, a icterícia também pode causar olhos amarelos, urina marrom ou de cor escura e fezes esbranquiçadas.

O que pode ser pele amarelada - Passo 1
Imagem: dicasdesaude.info
2

Outra condição que pode deixar sua pele amarela é a anemia falciforme. Neste tipo de anemia ocorre uma malformação dos glóbulos vermelhos, que causa uma deficiência no transporte de oxigênio para as células do corpo. Outros sintomas associados são dor nos ossos e articulações e vermelhidão e inchaço dos pés e mãos.

O que pode ser pele amarelada - Passo 2
Imagem: oestadoce.com.br
3

Os cálculos biliares, ou pedras na vesícula biliar, também podem causar pele amarela. Para além de febre, náuseas, vômitos, dor na região do abdômen, dor nas costas e perda de apetite. Os cálculos biliares são cristais duros que se formam na vesícula biliar e que, ao aumentarem de tamanho e causarem bloqueio geram desconforto.

O que pode ser pele amarelada - Passo 3
4

A pele amarela também pode ser causada por insuficiência hepática, que ocorre quando o fígado não é capaz de desempenhar as suas funções normais de metabolizar se sintetizar proteínas. Para além de pele amarela, o indivíduo pode apresentar odor corporal, sangramentos e acumulação de líquidos no abdômen.

5

A anorexia nervosa também pode causar pele amarela, para além de perda de cabelo e perda exagerada e repentina de peso. É um transtorno alimentar que pode se tornar bastante perigoso para quem sofre dele.

O que pode ser pele amarelada - Passo 5
Imagem: minddisorders.com
6

Outras das causas da pele amarelada pode ser:

  • Hepatite;
  • Cirrose hepática;
  • Cisto no fígado;
  • Consumo excesso de betacaroteno, presente na cenoura, mamão, brocólis, abóbora e tomate.
7

A pele amarelada também pode ocorrer em bebês nos primeiros dias de vida, devido ao excesso de bilirrubina na corrente sanguínea. Nestes casos, o bebê terá de fazer fototerapia, que consiste na exposição do bebê a uma luz durante alguns dias para normalizar os valores de bilirrubina.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que pode ser pele amarelada, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Caso apresente pele e olhos amarelados, deve ir de imediato ao pronto-socorro.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Karla
Pele amarelada pode ser alguma doença
Maria Adelia
Minha filha apresenta amarelamento no nariz nas mãos e pés,algumas vezes ela evacuou as fezes pálidas com aspecto e textura estranha, o que pode significar isto?
Imagem: agentleelectrolysis.com
Imagem: dicasdesaude.info
Imagem: oestadoce.com.br
Imagem: minddisorders.com
1 de 5
O que pode ser pele amarelada