Partilhar

O que comer se tenho o fígado inflamado

Por Nelson Ferreira. Atualizado: 27 junho 2017
O que comer se tenho o fígado inflamado

O fígado inflamado ou inflamação hepática é uma condição que acontece quanto este órgão atinge um tamanho maior que o normal e que pode ter origem em diferentes motivos como por exemplo infeções bacterianas ou virais, hepatite A e C, um consumo excessivo de álcool, fígado gordo, intoxicação por alimentos, entre outras. Seja qual for o fator desencadeador, é fundamental receber um tratamento médico e realizar algumas mudanças nos hábitos de vida começando pela alimentação, que é essencial para garantir uma saúde hepática ótima. Preste atenção ao seguinte artigo do umComo para saber o que comer se tem o fígado inflamado.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para o fígado inflamado

Importância da dieta para o fígado inflamado

O fígado inflamado é uma condição que no começo pode não ocasionar sintomas, mas à medida que avança o paciente terá mal-estar generalizado, dores musculares, dores abdominais, náuseas e febre. Nos casos mais avançados, é possível que também apareça icterícia, ou seja a pele adquire um tom amarelado. Perante qualquer suspeite de fígado inflamado será sempre imprescindível que visite o seu médico.

Além do possível tratamento médico, uma das primeiras recomendações para os pacientes com fígado inflamado é que façam mudanças na sua dieta diária, é que uma boa alimentação é fundamental tanto para combater os sintomas como para garantir o bom funcionamento do fígado, uma vez que é o órgão encarregado por eliminar aquelas toxinas prejudiciais para o organismo que obtemos através da alimentação, além de regular os níveis de aminoácidos e gorduras.

O que comer se tenho o fígado inflamado - Importância da dieta para o fígado inflamado

Dieta recomendada para o fígado inflamado

Para favorecer a desinflamação do fígado e cuidar deste órgão vital adequadamente, é necessária uma dieta equilibrada, mas sobretudo baixa em gorduras, e devemos apostar naqueles alimentos depurativos e diuréticos. Em seguida, mostramos em detalhe que alimentos comer para o fígado inflamado.

  • Verduras: alcachofras, cenouras, brócolis, couve-flor, espinafres, beterraba, cebola. Consuma pelos menos duas porções diárias cruas ou cozinhadas a vapor para aproveitar todas as suas propriedades
  • Frutas: maçã, laranja, limão, morangos, toranja, uvas, abacate, mirtilos. São excelentes antioxidantes naturais e favorecem a depuração do fígado
  • Carnes brancas: frango, pato, peru. Devem ser cozinhadas na chapa ou a vapor
  • Peixes brancos: linguado, merluza, mero, tamboril, rodovalho
  • Óleo de peixe
  • Azeite de oliva extra virgem
  • Cereais integrais e aveia
  • Lácteos sempre desnatados e em quantidade moderada
  • Infusões de cardo-mariano, dente-de-leão, boldo e chá verde
  • Beber bastante água durante o dia

Deve ter em conta que as verduras e as frutas devem ser frescas e os alimentos têm que ser preparados com pouca gordura, preferindo cozinhá-los na chapa, a vapor, cozidos ou no forno.

O que comer se tenho o fígado inflamado - Dieta recomendada para o fígado inflamado

O que NÃO é aconselhável comer com o fígado inflamado

Se tem o fígado inflamado é aconselhável que na sua dieta evite o consumo de alimentos e bebidas como:

  • Carnes vermelhas
  • Frutos do mar
  • Frituras
  • Alimentos muito gordurosos como embutidos, manteiga, bolos...
  • Alimentos congelados
  • Lácteos sem ser desnatados ou integrais
  • Refrigerantes
  • Bebidas alcoólicas

Dica: Acesse também esse artigo e descubra quais são os alimentos prejudiciais ao fígado.

O que comer se tenho o fígado inflamado - O que NÃO é aconselhável comer com o fígado inflamado

Conselhos para cuidar do fígado

O fígado inflamado é uma condição que requer a sua atenção no dia a dia para ajudar a que se desinflame e funcione corretamente. Além disso, existem bons remédios e preparações naturais que pode colocar em prática para favorecer a limpeza e depuração deste órgão interno vital. Convidamo-lo a descobrir esses remédios consultando os seguintes artigos:

O que comer se tenho o fígado inflamado - Conselhos para cuidar do fígado

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que comer se tenho o fígado inflamado, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre O que comer se tenho o fígado inflamado

O que lhe pareceu o artigo?

O que comer se tenho o fígado inflamado
1 de 5
O que comer se tenho o fígado inflamado

Voltar ao topo da página