Como limpar o fígado de forma natural
A principal função do fígado é filtrar todas as toxinas e substâncias nocivas que são prejudiciais para a saúde do nosso organismo e que podem chegar a colocá-lo em risco. É por isso que é tão importante cuidar deste órgão através de hábitos de vida saudáveis e prestar atenção em sua limpeza e depuração para favorecer a expulsão de toxinas acumuladas, protegendo o seu correto funcionamento a todo o momento. Preste atenção aos conselhos deste artigo de umComo e descubra como limpar o fígado de forma natural.
Passos a seguir:
Fazer mudanças na dieta é fundamental para limpar o fígado de forma eficiente e, principalmente, para cuidar da sua saúde e garantir que suas funções sejam realizadas adequadamente. Para isso, evite uma alimentação rica em gorduras e calorias e opte por ingredientes que favoreçam a eliminação de toxinas e a purificação deste órgão. Assim, garanta que em sua dieta não faltem alimentos como:
- Verduras: ajudam a revigorar o fígado e a depurá-lo favorecendo a expulsão de substâncias tóxicas. Destacam-se as alcachofras, as cenouras, o espinafre, a beterraba e o brócolis, e recomenda-se o consumo em forma crua para não acabar com as enzimas que são essenciais para a limpeza hepática.
- Frutas: são fundamentais para limpar o fígado e prevenir o aparecimento de problemas de fígado graças às suas propriedades antioxidantes e seu valor vitamínico elevado. Principalmente, aconselha-se o consumo de limão, laranja, toranja, mexericas, mamão e maçãs.
- Peixe azul: peixes como o salmão, o atum, a truta ou as sardinhas também são grandes aliados para manter o fígado saudável e melhorar o processo de eliminação de líquidos do organismo.
- Cereais integrais: os cereais refinados devem ser substituídos pelos integrais, já que não possuem gorduras e protegem tanto a função dos intestinos como do fígado, além de ajudar a reduzir os níveis de colesterol.
Além disso, existem alguns alimentos que convém evitar e eliminar da dieta já que não são recomendados para a saúde do fígado, entre eles destacam-se as carnes vermelhas, as frituras, as salsichas, o açúcar branco, o leite de vaca, as bebidas alcoólicas e com cafeína.
Em uma dieta adequada para a limpeza do fígado você deve adicionar o consumo de 2 litros de água diários. Desta forma, o fígado estará sempre bem hidratado e fará com que possa filtrar muito melhor todos os resíduos que se acumulam e que acabam aumentando seu trabalho. E não é só isso, a ingestão de água abundante favorece a sua regeneração celular e a sua saúde estará garantida.
Incluir, ainda, o consumo de sucos naturais à base de algumas frutas e verduras é uma magnífica alternativa para limpar o fígado de forma natural e reduzir de maneira considerável a quantidade de gorduras que este órgão interno possui. Para que funcione ainda melhor, recomenda-se beber os sucos em jejum durante pelo menos uma semana, ou ocasionalmente quando tiver cometido alguns "excessos" alimentares. Os que podem oferecer bons resultados são o suco de beterraba e limão; um suco rico em vitamina C à base de toronja, limão e laranja; ou um suco elaborado com a mistura de laranja e gengibre. Descubra a receita de todos eles consultando o artigo Como fazer sucos para limpar o fígado.
Da mesma forma, existem ervas que a natureza nos presenteia e que possuem excelentes propriedades purgantes, depurativas e estimulantes da bílis, muito recomendadas para fortalecer e purificar o fígado. Entre elas, as mais eficientes são o dente-de-leão, o cardo-mariano, a sálvia, o boldo e a bardana. O melhor é consumir uma infusão destas plantas duas ou três vezes por dia após a refeição, durante um período aproximado de cinco dias. Não é conveniente ingerir por períodos de tempo prolongados e sem ter consultado previamente o seu médico. Amplie esta informação no artigo sobre Quais são as infusões para limpar o fígado.
Seguindo todas estas recomendações não será nada difícil limpar o fígado naturalmente e favorecer a sua saúde a longo prazo, prevenindo possíveis doenças como o fígado gordo, a inflamação hepática ou a cirrose.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar o fígado de forma natural, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.