Dieta para os problemas do fígado

Como fazer sucos para limpar o fígado

Como fazer sucos para limpar o fígado
Imagem: blog.carritus.com

O órgão responsável por eliminar as toxinas de nosso corpo é o fígado, por isso é importante cuidar dele garantindo sua saúde e correto funcionamento. Mas às vezes, devido a uma dieta desequilibrada e pouco saudável, nosso fígado pode ter dificuldades para eliminar todos os detritos que não precisamos. No entanto, algumas soluções caseiras e naturais podem ser a solução para consegui-lo de forma eficaz. Quer saber mais? Em umComo.com.br explicamos a você como fazer sucos para limpar o fígado.

Também lhe pode interessar: Verduras para limpar o fígado

Índice

  1. Por que um fígado limpo é importante
  2. Suco de beterraba e limão para desintoxicar o fígado
  3. Suco de toronja, limão e laranja para desintoxicar o fígado
  4. Suco de laranja e gengibre para desintoxicar o fígado

Por que um fígado limpo é importante

O fígado tem a importante função de eliminar as toxinas que acumulamos em nosso corpo e que se geram devido a uma dieta incorreta, a ingestão de determinados medicamentos, substâncias ou bebidas alcoólicas. Além disso, este órgão também participa na síntese de proteínas e colesterol, por isso seu correto funcionamento garante em parte nossa saúde.

São várias as condições que podem nos afetar se não damos a nosso fígado um bom tratamento, as mais comuns são:

Todas estas condições se produzem por excessos alimentares e de substâncias como o álcool. Por isso, fazer uma dieta equilibrada e ingerir sucos para limpar o fígado nos ajudará a garantir a saúde deste órgão. Pode consumi-los em jejum durante 7 dias ou de forma ocasional quando sentir que cometeu algum excesso alimentar.

Suco de beterraba e limão para desintoxicar o fígado

A beterraba conta com um grande poder antioxidante graças às betaínas, as substâncias que dão a este alimento sua característica cor roxa, ajudando a eliminar de nosso corpo os metais pesados e a prevenir condições como o câncer de fígado. Por sua vez, o limão é um alimento cheio de benefícios que, entre outras coisas, ajuda a limpar o fígado e o cólon de forma eficiente.

Por isso um excelente suco para desintoxicar o fígado é o de beterraba e limão. Para prepará-lo você precisará:

  • Uma beterraba grande
  • Um limão grande ou dois pequenos

Lave, descasque e pique a beterraba. Esprema o suco dos limões e depois junte com a beterraba, acrescente um pouco de água e coloque tudo no liquidificador ou processador de alimentos. Beba recém-feito.

Como fazer sucos para limpar o fígado - Suco de beterraba e limão para desintoxicar o fígado

Suco de toronja, limão e laranja para desintoxicar o fígado

Os cítricos, devido ao seu conteúdo de antioxidantes e pectinas, são ideais para eliminar as gorduras e toxinas de nosso corpo mediante a limpeza do fígado e o cólon. Além disso, ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a melhorar a saúde, por isso combinar três cítricos como a toronja, o limão e a laranja, é ideal para desintoxicar o fígado e melhorar seu funcionamento.

Para fazer este suco você precisará:

  • 2 toranjas descascadas e sem sementes
  • 2 limões descascados e sem sementes
  • 1 laranja descascada e sem sementes
  • 1 colher de chá de azeite de oliva

Acrescente todos os ingredientes no liquidificador ou processador de alimentos, misture e caso necessário acrescente meio copo de água. Consuma recém-preparado, de preferência em jejum.

Como fazer sucos para limpar o fígado - Suco de toronja, limão e laranja para desintoxicar o fígado

Suco de laranja e gengibre para desintoxicar o fígado

Ainda que a alternativa anterior seja excelente para limpar o fígado, nem sempre é fácil conseguir toronjas, ao invés disso, a laranja é uma fruta bem mais popular e disponível durante todo o ano. Por isso, pode optar por um suco para desintoxicar o fígado de laranja, gengibre e azeite de oliva.

Ao poder antioxidante da laranja acrescentam-se as propriedades do gengibre, que ajuda a melhorar patologias digestivas, desinflamar e prevenir alguns tipos de câncer. Para elaborar este suco você precisará:

  • Uma xícara de suco de laranja natural e recém-espremido.
  • Uma colher de chá de gengibre fresco ralado.
  • Uma colher de sopa de azeite de oliva.

Misturar no liquidificador ou processador de alimentos e beber em seguida. Pode ser ingerido antes de dormir durante 3 noites seguidas. Em caso de limpezas mais profundas pode ser tomado durante 7 noites seguidas.

Como fazer sucos para limpar o fígado - Suco de laranja e gengibre para desintoxicar o fígado

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sucos para limpar o fígado, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
56 comentários
A sua avaliação:
Juliana
Ótimos esclarecimentos sobre tratamento para gordura localizada
Sônia Maria Araujo Barboza Lima
Estou com gordura no figado e gostaria de saber qual o melhor suco e por quanto tempo eu tomo e quantas vezes por dia. desde já agradeço Sônia
jeorgiane pinheiro andrade
suco para limpar o figado com gordura quero mais imfomacao sobre isso eu tenho quero limpar
Editor umComo.com.br
Oi Jeorgiane! Conferiu as indicações do texto?
silvio
Bom dia! Depois de procurar medicamentos p/limpar o figado gordo, eis q encontro aqui nesta secçao varias alternativas q me serao mto uteis, obrigado por essa materia.
Editor umComo.com.br
Oi Silvio! Que bom que gostou das dicas. Continue acompanhando os nossos artigos! :)
A sua avaliação:
Edileuza Nascimento dos santos
so daabetica e estou com o figado muito inflamado quero saber se o suco detox faz bem para desentoxicar
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Edileuza! Esses sucos referidos no artigo são recomendáveis para desintoxicar o fígado. No caso do fígado inflamado pode experimentar esses remédios caseiros: http://saude.umcomo.com.br/artigo/remedios-caseiros-para-o-figado-inflamado-11424.html
A sua avaliação:
luciene
muito boa matéria
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Luciene! Que bom saber que as informações foram do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
cesarina simba
tenho hepatomegalia hemogenia, e excesso de gases. o que fazer me ajude
A sua avaliação:
Cláudio
Quero cuidar do meu figado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Cláudio! Nesse artigo poderá encontrar algumas dicas para saber cuidar do fígado: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-cuidar-do-figado-5875.html
maria
Ola tenho esteatose hepática grau ll faço uso de atorvistatina e usei vitamina e . Gostaria que vocês me mandassem as receitas dos sucos . Aqui não tem toranja então mandem os outros mais simples. Amei as receitas quero fazer. Tgo e tgp estão entre 38 39 obrigada
Amiga.
Estou com a minha mãe com o fígado com aumento de tamanho e metáfora já tenho todos exames mas que trata com remédios naturais ?E está com muitas dores o que fazer me ajude ?
lore
estou com figado gordo e amei essas receitas de sucos
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lore! Que bom saber que as receitas foram do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando as nossas dicas :)
jejuina
Olá pessoal! Gostei deste artigo, de hoje em diante passo a usar esses sucos e cuidar melhor meu fígado.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jejuina! Que bom saber que você gostou! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Anderson viegas
Posso limpar o figado,sendo portador de Hepatite B e C?
Andreia
Oi. No final do ano fiz por vários dias suco de limão maçã cenoura gengibre e couve para limpar o figado . Resultados eu não podia mais engravidar por que estava com ovário poliscistico e segundo os médicos só com tratamento . Hoje estou grávida de 18 semanas. Será que isso tem a ver com os sucos?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Andreia! É verdade que os ovários policísticos aumentam a dificuldade de engravidar, mas não quer dizer que seja impossível, pode acontecer você conseguir engravidar. Quanto aos sucos, não acredito que tenham sido a causa. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Maria Rorigues leite
Tenho gordura no fígado e estou com excesso de gases é desse problema?
Izabel Costa
Muito bom saber sobre esses sucos. Estou fazendo o suco com lima da persia, mas esta fruta nao tem em qualquer lugar e é cara. Viu passar a fazer essa receita com beterraba e limao. Obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Izabel! Que bom saber que as receitas de sucos foram do seu agrado. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Sandra Marília de Moura Carvalho
Boa noite. Os artigos vistos neste site foram extremamente importantes para mim, devido a esteatose adquirida recentemente. Adorei as dicas de chás e sucos naturais. Muito obrigada e que Jesus os abençõe sempre.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Sandra! Que bom saber que as informações foram úteis para você e do seu agrado. Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Shirlei
Venho sofrendo com isso muito tempo.mas agora ja sei como melhorar obrigado pelas sugestões.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Shirlei! Que bom saber que as dicas foram úteis para você. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Sandra Regina Miranda
Olá queridos, site maravilhoso: muito clara as explicações. Estou amando. Retirei a vesícula há1 mmês, cirurgia normal com corte superior abdômen e constatou suspeita de uma esteatose leve. Perguntas: posso viver com qualidade de vida sem vesícula? Posso começar esse tratamento alimentar para meu fígado? Ainda estou na dieta alimentar, mas tenho bastante azia. Aceito com muito carinho a ajuda que me derem. E também, posso tomar esses sucos todos os dias variando as frutas recomendadas? Aguardo retorno.
JANE
AGRADECIDA POR TANTAS INFORMAÇÕES... OBRIGADA...
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jane, muito obrigada pelo seu comentário! Continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: blog.carritus.com
1 de 4
Como fazer sucos para limpar o fígado