Partilhar

Como curar o fígado gordo

Como curar o fígado gordo

A esteatose hepática, também conhecida como fígado gordo, é uma condição na qual devido a determinados hábitos ou doenças a gordura se acumula em nosso fígado, produzindo em princípio uma inflamação, que se com o tempo não for tratada leva à degeneração deste órgão e a sofrer de graves doenças como a cirrose hepática. Tratado a tempo, o fígado gordo pode melhorar sem afetar a qualidade de vida do paciente, mas para isso é importante mudar de forma profunda nossos hábitos. Quer saber mais a respeito deste tema? Em umComo.com.br explicamos como curar o fígado gordo.

Passos a seguir:
1

São muitas as causas que produzem fígado gordo, mas sem dúvida uma das mais frequentes é o consumo excessivo de gordura na alimentação, o que nos faz mais propensos a sofrer esta condição. Os pacientes com triglicérides e colesterol altos e com diabetes também são propensos a sofrer de esteatose hepática.

Por isso é fundamental para curar o fígado gordo modificar nossos hábitos alimentares de forma importante. Recomendamos que você:

  • Reduza o consumo de gorduras em sua alimentação, um passo fundamental para tratar esta doença.
  • Controle também a ingestão de açúcar, pastelaria, comida 'trash' e alimentos industrializados.
  • Esteja atento aos seus níveis de triglicérides e colesterol. Se você os tiver altos deverá realizar as mudanças em sua alimentação necessárias para baixá-los.
  • Aumente a ingestão de vegetais e frutas. Ao consumir proteínas animais opte pelo peixe e pelas carnes magras como o frango e o peru, com bem menos gordura.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra quais são os alimentos prejudiciais ao fígado.

Como curar o fígado gordo - Passo 1
2

A obesidade é outro dos detonantes do fígado gordo, pois quem sofre de sobrepeso é altamente propenso a sofrer disso. Se este for o seu caso, é muito importante que, uma vez que você tenha sido diagnosticado com esteatose hepática, inicie um dieta alimentar que te permita perder peso e ganhar saúde. O mais recomendável é ir a um nutricionista para realizar as mudanças necessárias e melhorar sua qualidade de vida.

Como curar o fígado gordo - Passo 2
3

O álcool é um dos principais detonantes do fígado gordo, sendo uma doença comum em quem sofre de alcoolismo. Mas não só as pessoas dependentes de bebida sofrem desta condição, todo mundo que por alguma razão consuma licor de forma habitual põe em risco seu fígado.

Se você foi diagnosticado com esteatose hepática você deve reduzir e se possível eliminar o consumo de álcool; esta medida ajudará a curar o seu fígado gordo bem mais rápido.

Como curar o fígado gordo - Passo 3
4

É importante para curar o fígado gordo deixar de lado o sedentarismo e praticar atividades físicas. O exercício ajuda além do mais a regular nossos níveis de colesterol, triglicérides e a melhorar a pressão arterial, favorecendo também a queima de calorias e o consumo de gordura em nosso corpo, o que ajuda a acelerar a cura do fígado.

Começar um plano de exercícios é fundamental não só para se recuperar, mas também para estar mais saudável em geral.

Como curar o fígado gordo - Passo 4
5

O fígado é um órgão muito importante encarregado de metabolizar as gorduras, proteínas, colesterol, bílis e também os medicamentos. Muitos deles podem prejudicar nosso fígado inflamando-o, por isso é necessário que você controle a ingestão de medicamentos para evitar aumentar o dano hepático.

A não ser que seja estritamente necessário, durante o seu período de tratamento para curar o fígado gordo não consuma medicamentos com ou sem receita médica, salvo se seu médico assim o indicar.

Como curar o fígado gordo - Passo 5
6

Além disso, não se esqueça que para curar o fígado gordo é importante seguir as indicações do seu médico, desta forma conseguirá se recupera rapidamente e ter uma saúde boa. Para além destas recomendações pode incorporar algumas soluções naturais que lhe ajudarão a facilitar a rápida recuperação.

Para descobrir as melhores alternativas convidamos você a ler os nossos artigos:

Como curar o fígado gordo - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar o fígado gordo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como curar o fígado gordo

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Itjuba
Eu tinha gordura no fígado e me curei com glifage 1000mg (cloridiato de metformina ) por dia , receitado por médico endocrinologista .
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Itjuba! Muito obrigada por fazer essa partilha conosco!
Marcos
Olá Itjuba, poderia por gentileza compartilhar mais informações sobre a sua cura, estou com esteatose grau 3. Obrigado.
José Barros
Itjuba, vc tinha glicemia alta? Ou o medicamento ajuda no tratamento mesmo quando a glicemia é normal?
juju
é só pra vender livro se vocês quisessem ajudar mesmo falariam sem interesse financeiro.
gilda
Gostei,pois goste de ficar antenada .
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Gilda, ficamos contentes por ter gostado :) Obrigada pelo seu comentário e continue a visitar-nos ;)

Como curar o fígado gordo
1 de 7
Como curar o fígado gordo

Voltar ao topo da página