Fígado gordo

As melhores infusões para o fígado gordo

As melhores infusões para o fígado gordo

O fígado gordo ou esteatose é uma doença em que, devido à ingestão abundante de gordura na dieta, a problemas de saúde como o colesterol alto ou a resistência à insulina, ou ainda ao consumo excessivo de álcool, este órgão acumula gordura comprometendo de forma importante sua saúde e funcionamento. Fazer mudanças profundas na alimentação e nos hábitos é fundamental para curar o fígado gordo, no entanto algumas soluções naturais também podem funcionar para este objetivo. Por isso, em umComo.com.br damos uma lista com as melhores infusões para o fígado gordo.

Também lhe pode interessar: Como curar o fígado gordo
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que é importante esclarecer é que para curar o fígado gordo é importante determinar a causa e atacar o problema de frente. Esta doença coloca a saúde deste órgão em um grande risco, conduzindo a complicações maiores como fibrose local, inflamação hepática ou cirrose.

Mudar de forma determinante a dieta, consumindo alimentos bons para o fígado, eliminar a ingestão de álcool e manter uma vida ativa realizando exercício de forma frequente é fundamental para manter o fígado saudável.

2

Entre as melhores infusões para o fígado gordo destaca-se o dente-de-leão, uma planta depurativa que favorece a eliminação de toxinas, regulando de forma eficiente a presença de gordura no fígado. Além disso, ajuda a regular os níveis de colesterol alto, beneficiando a saúde cardíaca.

Esta planta pode ser conseguida facilmente nas lojas naturais. A infusão é preparada misturando uma colher de sopa de dente-de-leão em uma xícara de água muito quente; deixe repousar 5 minutos antes de beber. Você pode tomar duas vezes por dia, de manhã e à noite, após cada refeição.

Não devem tomar dente-de-leão:

  • Os pacientes com pedra na vesícula.
  • Quem sofre de úlcera, gastrite ou azia.
  • Pessoas que consomem diuréticos, lítio ou suplementos com potássio.
  • Mulheres grávidas ou lactantes.
As melhores infusões para o fígado gordo - Passo 2
3

O boldo é conhecido como a planta do fígado pelos muitos benefícios que traz a este órgão. Como favorece e regula a secreção de bílis, esta opção natural facilita a eliminação de gordura do fígado, sendo muito recomendável para pacientes com fígado gordo.

Esta infusão pode ser preparada acrescentando uma colher de chá de boldo em uma xícara de água muito quente. Deixe repousar por 10 minutos antes de beber; recomenda-se consumir como máximo 3 xícaras por dia, sempre antes de cada refeição principal. A ingestão recomendável é durante 5 dias; caso seja mais do que isso, é necessário consultar um médico. Não ingira por mais de 3 semanas seguidas.

A infusão de boldo não é recomendado para pessoas que:

  • Sofrem de diarreias frequentes, pois trata-se de um forte laxante.
  • Pacientes que consomem anticoagulantes, pois esta planta é um anticoagulante natural.
  • Mulheres grávidas ou lactantes.
  • Pessoas com problemas nos rins.
As melhores infusões para o fígado gordo - Passo 3
4

O cardo-mariano é outra infusão ótima para o fígado gordo, pois favorece a eliminação de toxinas acumuladas neste órgão, regulando a presença de gordura e potenciando sua saúde. Entre as várias propriedades que possui, destaca-se também a redução da inflamação, muito favorável para pacientes com esteatose.

Tome 3 xícaras por dia misturando uma colher de sopa de sementes de cardo-mariano para cada xícara de água quente. Apesar do sabor muito amargo, não é recomendável adoçar a infusão.

A infusão de cardo-mariano não é recomendável para:

  • Mulheres grávidas ou lactantes.
  • Pessoas diabéticas.
  • Pessoas hipertensas.
As melhores infusões para o fígado gordo - Passo 4
5

A alcachofra é um diurético natural muito forte que, além de tudo, reduz a absorção de gordura do corpo, melhorando a saúde do fígado. Você pode somar este alimento à sua dieta em preparações leves, cozido ou assado no forno; no entanto, a forma mais simples da consumir a alcachofra é em infusão.

Adquira suas folhas em uma loja natural, misture uma colher de chá em uma xícara de água muito quente e tome 3 xícaras por dia.

6

Outra infusão altamente eficiente para o fígado gordo e fácil de elaborar é a infusão de limão. Este ingrediente é conhecido por favorecer a eliminação de gordura do corpo, ajudando a limpar o fígado e a melhorar a saúde.

Elaborá-la é muito simples, você só precisa adicionar a casca de um limão e sua polpa em um litro de água. Recomenda-se ingerir uma xícara grande e morna, em jejum, cada manhã; os resultados são excelentes! Além de melhorar o trânsito intestinal, limpa o intestino e favorece a eliminação de toxinas.

As melhores infusões para o fígado gordo - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a As melhores infusões para o fígado gordo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
luiza
o que comer se estou c figado gordo?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Luiza! Confira essas dicas de alimentação no caso de fígado gordo: http://saude.umcomo.com.br/articulo/o-que-comer-se-tenho-figado-gordo-13449.html Lembrando que deve seguir sempre as indicações do seu médico. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
luis ferreira
ola bom dia quais os chas que devo tomar para curar figado gordo e quais as capsulas enviar resposta obrigado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Luis, quanto aos chás poderá encontrar essa informação acima. No que diz respeito às cápsulas, a minha recomendação é consultar sempre o seu médico antes de começar a tomar alguma.
1 de 5
As melhores infusões para o fígado gordo