Partilhar

Quais são os valores normais de eosinófilos no sangue - Função e causas

Por Sara Viega. Atualizado: 14 dezembro 2017
Imagem: pulsetoday.co.uk

Os eosinófilos são células do sangue que se desenvolvem na medula óssea e que são responsáveis por defender o organismo contra parasitas e certos tipos de infecções. Em pessoas normais, os eosinófilos constituem entre 1 e 6% dos glóbulos brancos, sendo possíveldetectar sua presença em um exame de sangue. O nível normal de eosinófilos varia entre 0 e 4%, ou seja entre 50 e 500 ml, mas o que acontece quando os valores são diferentes? No umCOMO explicamos isso.

Também lhe pode interessar: Quais os valores normais de hematócritos

Eosinófilos altos

O aumento na porcentagem de eosinófilos no sangue pode ser devido a condições como:

  • Uma reação alérgica;
  • Asma;
  • Uma infecção parasitária intestinal ou de outro tipo;
  • Doença vascular do colágeno;
  • Transtornos da medula óssea;
  • Inflamações na pele como a dermatite;
  • Apesar de ser menos frequente, pode indicar também a presença de células anormais, como certos tipos de câncer.

Os sintomas do aumento de eosinófilos no sangue serão os da doença que o produz, isso quer dizer que se for uma infecção intestinal por parasitas o paciente sofrerá de diarreia, dor abdominal, mal-estar, etc. Por isso o tratamento será destinado a tratar diretamente a doença que produz o aumento desses glóbulos brancos.

Eosinófilos altos, como tratar?

O nível alto de eosinófilos é conhecido como a condição de eosinofilia, que é detectada a partir de uma análise sanguínea. O tratamento exato só pode ser prescrito quando se sabe qual é a doença que altera estes níveis no sangue e pode variar muito: de um antialérgico a uma quimioterapia.

E a partir dessas informações, com os eosinófilos acima do normal, muita gente quer saber:

Ter eosinófilos altos é grave?

A resposta para essa pergunta também dependerá da causa dessa alteração nos valores. Fato é que ter os valores alterados significa que algo não vai bem com a sua saúde. Sabendo disso, um médico deverá te avaliar e analisar o exame para chegar a um diagnóstico que pode tanto alertar para uma reação alérgica temporária, parasitas ou então uma doença mais grave como as citadas anteriormente.

Dica: Confira também o que pode ser lipase alta no exame de sangue.

Eosinófilos baixos

Um baixo nível de eosinófilos inferior a 50 ml indica que o sistema imunológico do paciente pode estar comprometido de forma importante. Isto pode ser devido a:

  • Reações alérgicas agudas;
  • Reação depois de uma cirurgia importante;
  • Se aparecer na gravidez pode ser por causa da eclampsia;
  • Doenças que comprometem o sistema imunológico, como o HIV.

Eosinófilos zero

Algumas pessoas poderão notar no exame de sangue os valores do eosinófilos 0. Saiba que os limites de referência para a contagem de eosinófilos incluem o zero. Eles só são considerados baixos quando estão abaixo disso

Se seus valores de eosinófilos estiverem alterados, o mais recomendável é visitar um hematologista para uma revisão completa.

Informe-se também: O que significa Gama Glutamil Transferase

Basófilos

Na análise em que se observa os eosinófilos também podem aparecer os valores dos basófilos, que são as células brancas provenientes da medula óssea e ajudam no combate a infecções. Eles circulam pelo corpo todo e reagem contra infecções em conjunto com outras células. O normal é que uma pessoa saudável tenha a contagem baixa de basófilos, mas se esse índice for muito baixo pode ser um sinal de imunidade baixa.

Já os valores alterados altos de basófilos pode indicar alergias, infecções ou transtornos do sangue. Para acessar os valores de referência, informe-se com o artigo sobre Quais são os valores normais dos basófilos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os valores normais de eosinófilos no sangue - Função e causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Quais são os valores normais de eosinófilos no sangue - Função e causas

46 comentários
alessandro bork
oi assim meu filho tem 5 anos fara 6 em setembro o eosinofilos dele deu 600 mas ele quando fex ja estava com infecçao respiratoria e naquela senama ja tinhamos no medico e receitaram antibiotico ,sera que foi por ele estar com infecçao respiratoria que deu alto ?? o normal seria de 0 a 300
FATIMA NONATO MATIAS BONIFACIO
CRIANÇA COM 12 ANOS COM DIABETES TIPO 1 EOSINOFILIA DISCRETA 15% 1023m. E PARA SE PREOCUPAR?
Janaína Santos
Fiz um exame de sangue e o eosinófilos deu alterado 29 ,o que significa
AGOSTINHO FORTES B PEREIRA
Em um hemograma que fiz o resultado foi: eosinófilos.....935/mm3...11% Estou um pouco preocupado porque já fui a dois médicos e êles não me deram nenhum ddiagnóstico
janaina
Boa noite,o valor no exame do meu filho de 7 anos deu Eosinófilos 14 sendo que na referência esta de 2 á 4 será que devo ficar preocupada já que existem outras alterações nos exames?
esmeraldo furtiuna caiombo
Qual é a célula com mais números
Santos
No exame que fiz apareceu o eosinófilos como valor de 592 será que é normal?
Felipe
Meu exame deu esionófilos 1,4 e 81, o q seria considerado normal comparado nesse site. Mas os VR no meu exame marcam de 2 a 5 e de 100 a 300, indicando abaixo se comparar. Agora não sei o que pensar...
mayck lima
boa tarde meo eosinofilos deu 0 e 0 em uma escala de 2 a 8 esta muito baixo me explica, e meu linfocitos deu 12 em uma escala de 25 a 60... obg
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Mayck! São várias as condições que podem causar valores de eosinófilos baixos, pelo que o melhor é consultar o seu médico para que juntos descubram a causa desta descida de valor. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
regina
meu exame de sangue deu 0 Eosinofilos o que significa/
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Regina! Um valor de eosinófilos abaixo de 50 ml pode significar que algo está errado no sistema imunológico, por isso é muito importante ir no médico e mostrar o resultado dos exames feitos.

Imagem: pulsetoday.co.uk

Voltar ao topo da página