A medula óssea

Quais são os valores normais dos basófilos

Quais são os valores normais dos basófilos
Imagem: tusaludesvida.com

Os basófilos são células brancas que se originam na medula óssea, fazem parte da família dos pequenos grânulos já que contêm alguns grânulos dentro das membranas celulares. Esses grânulos englobam peças de interesse para o sistema imunológico que lhe permitem dar resposta perante uma infecção ou inflamação. Quando existe uma suspeita de infecção, os basófilos libertam histamina e heparina como resposta para tal suspeita de infecção. Em umComo.com.br explicamos quais são os valores normais dos basófilos.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas de bico de papagaio

Índice

  1. Valores normais de basófilos
  2. Valores baixos de basófilos
  3. Valores altos de basófilos

Valores normais de basófilos

Os basófilos circulam por todo o corpo pela corrente sanguínea com a capacidade de passar para diversos tecidos quando for necessário. Quando o sistema imunológico detecta uma infecção, os basófilos dão resposta junto às outras células, embora sua atividade seja inferior por só constituir um 1-2% dos glóbulos brancos.

Os valores de normalidade no sangue são entre 0 e 183 células/ml (100 células/Litro).

Valores baixos de basófilos

Em uma pessoa saudável, a contagem de basófilos costuma ser muito baixa, mas quando o conteúdo é inferior ao normal, ocorre a produção de basopenia (20 células/Litro). Um conteúdo baixo de basófilos pode significar leucopenia, infecção abrumadora, ingestão de medicamentos que reduzem o sistema imunológico, a urticária ou o possível sinal da ovulação na mulher.

Valores altos de basófilos

A basofilia é o aumento deste tipo de células brancas acima do valor normal: 183 células/ml. Quando a basofilia é produzida, ocorre uma liberação aumentada de histamina que pode levar à produção de reações corporais inflamatórias e alérgicas que conduzem a transtornos: doenças respiratórias como a asma, infecções e transtornos do sangue.

Veja também: Quais são os valores normais dos eosinófilos no sangue

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os valores normais dos basófilos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Creuza Maria De Carvalho
Meus Basófilos estão com 1% no sangue, li a respeito, parece-me que o normal é dev 4%
sandra
Como me tratar ,o que posso tomar de medicamento?
Lucia
Bom dia meu basofilos esta 0,68% esta normal? e o eosinófilos 0,74
virgínia dinis
olá boa tarde...o meu filho tem 20 anos e fez recentemente análises pedidas por mim num laboratório porque não temos médico de familia...ele ás vezes sente indisposições...eu acho que os valores estão normais menos os basófilos...estão 0,7% -38 será que está muito alto? fiquei preocupada....obrigado se pudessem esclarecer...cumprimentos
Imagem: tusaludesvida.com
Quais são os valores normais dos basófilos