Partilhar
Partilhar em:

O que pode ser dor na clavícula

2 vezes partilhado
 
O que pode ser dor na clavícula

Sentir dor na zona da clavícula e não saber com certeza a que se pode dever é algo que pode ser preocupante e incômodo. São várias as possíveis causas da dor na clavícula, mas são sobretudo frequentes as que estão relacionadas com as articulações desta. A clavícula está unida ao esterno na parte central e nos extremos está articulada com o ombro. É nestas últimas articulações, as dos ombros com a clavícula onde costumamos sentir dor que relacionamos com este osso. Se se estiver perguntando o que pode ser dor na clavícula, continue lendo este artigo do umCOMO e descubra as possíveis causas destes incômodos.

Fraturas na clavícula

Um dos motivos mais claros pelos quais pode sentir dor na clavícula é ter se fraturado. Se teve um acidente ou um bom golpe nesta parte do corpo é bastante provável que tenha uma rachadura no osso da clavícula ou que inclusive o tenha quebrado. No caso de ter tido uma forte contusão deverá ir de imediato ao hospital para lhe fazerem um diagnóstico adequado. Com alguns movimentos e com radiografias poderão diagnosticar a fratura ou rachadura da clavícula. Depois imobilizam esta parte do corpo para se curar corretamente.

As crianças e os adolescentes são os mais propensos a sofrer deste tipo de fratura, visto que os seus ossos ainda estão crescendo e acabando de se formar. Pelo que não é de estranhar que uma criança após uma queda brincando com os seus amigos possa fraturar este osso. Se detetar que o seu filho ou familiar tem a zona da clavícula inchada ou se queixa com dores na zona, deve ir rapidamente com ele ao hospital para os médicos fazerem o diagnóstico e imobilizarem esta zona. É muito importante não ignorar uma rachadura ou fratura da clavícula, pois se o osso crescer para se curar em uma má posição depois este osso ficará torcido.

Claro que, além de seguir o tratamento e respeitar o tempo de repouso indicados pelo seu médico, quando já estiver começando a se recuperar da fratura deverá fazer fisioterapia para recuperar bem a mobilidade deste osso e as suas articulações.

Ciática no pescoço

A ciática no pescoço ou nevralgia cervicobraquial é uma inflamação que ocorre no nervo que percorre a parte do pescoço e braço. Esta inflamação do nervo pode ser provocada por uma compressão ou uma irritação deste nervo.

Os sintomas da nevralgia cervicobraquial são a dor no pescoço, no parte alta da coluna, o ombro, o braço e também a dor na clavícula. Por isso, se sente dor na zona deste osso e também em alguma outra destas partes do corpo, é provável que tenha o nervo do pescoço irritado ou comprimido. Neste caso, também é recomendável que perante os primeiros sintomas de incômodos consulte o seu médico para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento o quanto antes, visto que esta condição é bastante dolorosa e requer um tratamento específico.

Normalmente este problema de saúde é causado por uma lesão nas vértebras cervicais, mais concretamente entre as vértebras C5, C6 e C7. Esta lesão nas cervicais que acaba por provocar ciática do pescoço com consequente dor na clavícula e braço, pode ser resultado de um acidente ou um gesto mal feito, ou pode se dever a uma hérnia discal ou artrose cervical que produzam um nódulo ou protuberância que comprima o nervo do pescoço.

Contratura muscular na clavícula

Se é uma pessoa nervosa, com facilidade para acumular tensão, é possível que alguma vez se pergunte por que sente dor na clavícula, neste caso o mais provável é que tenha acumulado bastante tensão muscular e como resultado disto ocorre uma contratura muscular. Se lhe dói a clavícula mas percebe que é mais uma dor muscular que do próprio osso, deverá consultar o seu médico para lhe recomendar o tratamento mais indicado. É provável que tenha ocorrido uma contratura no trapézio, músculo que vai do pescoço ao ombro, ou no subclávio, músculo debaixo da clavícula, e em ambos os casos deverá seguir as indicações do médico e consultar um fisioterapeuta para aliviar a dor.

É possível que não tenha apenas uma contratura muscular, pois se a tensão acumulada tiver afetado muito o músculo ou se aconteceu várias vezes no mesmo tempo e se lhe dóis de forma constante, é provável que tenha uma distensão muscular. Neste artigo do umCOMO explicamos-lhe qual a diferença entre contratura muscular e distensão muscular.

Lesão na articulação do ombro

A articulação do ombro é a que une a cabeça do úmero, à escápula e à clavícula e, às vezes, é possível que devido a um acidente, um gesto mal feito ou um gesto brusco, sobrecarga de peso, entre outras coisas, façamos uma lesão na articulação do ombro.

Se se tratar apenas de um gesto mal feito, o mais provável é que seja uma dor passageira que nos invada todo o ombro e se estenda aos músculos ao redor da articulação e chegue à clavícula. Com um pouco de repouso e evitando sobrecarregar com peso esta zona, a dor acabará passando em pouco tempo. Também pode ser que lhe doa o ombro e a clavícula devido a um golpe ou uma sobrecarga de peso durante demasiado tempo, nestes casos deve ir ao médico visto que seguramente esta dor que sente na clavícula, no ombro e escápula, pode se dever a uma luxação ou fratura da articulação que deverá ser tratada devidamente.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que pode ser dor na clavícula, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre O que pode ser dor na clavícula

O que pode ser dor na clavícula
1 de 4
O que pode ser dor na clavícula