Partilhar

Como tratar uma fratura do esterno

Por Sara Viega. Atualizado: 18 junho 2018
Como tratar uma fratura do esterno
Fonte: steadyhealth.com

O esterno é um osso localizado no tórax que ajuda a proteger o nosso coração e pulmões. Às vezes os golpes fortes podem fazer que se frature, este quadro se observa muito em acidentes de trânsito por causa do uso do cinto de segurança. Embora estas lesões sejam comuns, sua presença requer atenção médica para garantir que nenhum órgão sofreu dano. Em umComo.com.br explicamos como tratar uma fratura de esterno para que você melhore o antes possível.

Passos a seguir:
1

Se você se envolveu em um acidente de trânsito grave ou leve deve ir imediatamente a uma emergência para uma revisão completa. Ao usar o cinto de segurança qualquer impacto forte pode fazer com que nossa coluna, costelas e esterno se movam de forma brusca, e é que a sua função é justamente impedir que saiamos projetados do carro; por isso é comum que se apresentem estas lesões. Só um exame completo poderá garantir que você está em perfeito estado.

2

Se depois de sofrer um golpe brusco na área do peito ou do torso você começar a ter mal-estar e dores agudas, é importante que visite um médico imediatamente para descartar uma fratura de esterno. Isto se aplica especialmente às pessoas que praticam esportes de contato como o rugby.

3

As fraturas de esterno, bem como as de costelas, detecta-se com um simples exame de raios X. Uma vez diagnosticada, você deverá seguir o tratamento médico recomendado e ter em conta algumas sugestões para se recuperar rápido desta lesão.

4

Como este tipo de fratura não pode ser curada com o gesso, o normal é a prescrição de anti-inflamatórios, analgésicos e muito, muito repouso, um aspecto importante para diminuir a dor e evitar que a lesão se agrave.

5

Durante algum tempo você não poderá realizar atividades que envolvam grandes movimentos para o esterno, como praticar esportes, por exemplo. No entanto, alguns dias depois de sofrer a lesão é conveniente dar pequenos passeios em casa para que a fratura cure de forma adequada. Também é necessário descansar em uma cama cômoda e adequada que permita diminuir a dor, em vez de agudizá-la.

6

As fraturas de esterno levam algum tempo para curar, é uma recuperação lenta que requer cuidado e paciência. Após algumas semanas é possível que você possa voltar a suas atividades, tendo em conta algumas considerações. Certamente não poderá carregar peso, fazer atividades com muito movimento, ou passar muito tempo trabalhando no escritório, mas lembre-se que a meta é sarar adequadamente, ainda que demore.

7

É normal que os médicos recomendem a fisioterapia nos casos de fratura do esterno para que o paciente possa recuperar a força na região do peito; se for assim, não se aflija, estes encontros lhe ajudarão a sentir-se melhor. Só em casos de fraturas mais severas se recorre à cirurgia para consertar o esterno.

8

É verdade que uma fratura de esterno pode produzir uma dor muito aguda, mas é muito importante controlar o consumo de analgésicos para não criar um vício. Se você sente que a situação sai de controle, fale com alguém ou consulte o seu médico para procurar soluções alternativas.

9

Siga o tratamento para curar a fratura de esterno, repouse e descanse o suficiente e seja paciente. Se tiver qualquer dúvida, mal-estar ou dor muito forte, não hesite em consultar um especialista.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra o que pode ser dor na clavícula.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar uma fratura do esterno, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como tratar uma fratura do esterno

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Carlos Eduardo Ferreira de Andrade
tive uma pequena fratura no osso esterno da caixa torax em 14 de novembro de 17 tirei 06 radiografias as quais nada contavam neste ano depois de muita dor também dificuldade de respirar fiz uma tomografia a qual constatou-se essa fratura só que ainda a noite não consigo dormir por dor e ja desde o inicio tomei muito remedios ainda tenho dor e falta de ar
Camila da silva
Quanto tempo de repouso para a fratura do esterno?
Thiago
Me envolvi em um acidente de e depois de alguns dias senti um dor no peito e noite um inchaço do lado direito ao respirar fundo,espirar doi um pouco tem algun analgésico leve recomendado e repouso qual a media de tempo,tambem estou aflito pois pratico musculação e não consigo treinar sinto as dores bem???
Gelcione
Sou lutador de Jil Jitssu e Fasso corrida de ruas, apresentou uma dor no esterno e um ardo no lado esquerdo do peito e quando respiro profundo ou es torço meu corpo da uns etalos, ja batie 5 Raio x mais nao foi encontrado nada e ja esta com 5 meses sera o que e??
viviane
Tenho uma trauma no esterno, sinto muitas dores e falta de ar, artrite e artrose também, oque fazer para aliviar tanta dores?.
Atalívio Mendrico
Devido a um forte trauma do toráx ( fui atinjido na nuca por um contentor metálico com mais de 300 klg, progétou-me o maxilar de encontro ao toráx) , daí resultando a fratura do esterno e de 3 vértebras no enfiamento do mesmo. Passado o susto inicial e ao fim de uma semana, o meu maior temor são os espirros, (provocam uma dor lacinante), gostava de saber como evitá-los e como acelerar todo o processo de cura. Obrigado.
wolney
Olá Atalivio, da mesma forma que vc, fiz pesquisa e me deparei com essa excelente URL mas, verifico que não existe respostas as questões. Como advogado, não tenho como lhe passar as informações solicitadas. Entretanto as paginas informam sobre o tempo médio de recuperação, bem como aconselham repouso e o uso de antinflamatorios cc e analgésicos; Vamos ver se, com esta resposta se animam os demais a respostas. Abraços e estimo suas melhoras
moyses
qual o maior prazo de cura do osso esterno? eu já estou a 44 dias e ainda sinto muitas dores oque fazer?

Como tratar uma fratura do esterno
Fonte: steadyhealth.com
Como tratar uma fratura do esterno

Voltar ao topo da página