Cóccix quebrado

Como aliviar a dor no cóccix

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. 3 fevereiro 2017
Como aliviar a dor no cóccix

A dor no cóccix, a região que fica no final das costas e sobre os glúteos, pode se manifestar por diversos e diferentes motivos. Entre eles traumatismo, parto, práticas esportivas, obesidade e até muito tempo sentado em um assento duro ou posição inadequada. Casos de traumatismo e lesões devem ser tratados com fisioterapia, mas algumas mudanças na rotina e alternativas caseiras podem te fazer sofrer bem menos com a coccigodínea, termo técnico para esse tipo de dor. Para te ajudar, o umCOMO reuniu informações sobre como aliviar a dor no cóccix.

Também lhe pode interessar: Causas de dor no cóccix

Passos a seguir:

1

A primeira providência a ser tomada para aliviar a dor no cóccix é saber a origem do problema. Como existem muitas possibilidades, inclusive a de ser uma fratura, só um médico poderá diagnosticar a causa e talvez até indicar uma cirurgia.

2

Ao sentir a dor na região no final das costas, é importante ter certeza que se trata do cóccix. Repare se é o cóccix ou a lombar, a parte mais baixa da coluna, que está doendo. Além disso, dor no cóccix se caracteriza por incômodo ao se levantar e passa uma sensação de alívio quando se senta sobre uma das pernas.

Como aliviar a dor no cóccix - Passo 2
3

Em casos de dores muito fortes, os medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios ajudam a aliviar os sintomas. Seu médico deve receitar o remédio mais adequado de acordo com as suas necessidades

4

Compressas de gelo ajudam a aliviar a dor no cóccix principalmente para lesões recentes ou inflamadas. Se não tiver uma bolsa de gelo, coloque pedras de gelo dentro de um saco plástico, enrole com uma toalha e deixe sobre a região do cóccix por 20 minutos. Faça isso pelo menos três vezes por dia.

5

Bolsas de calor também podem aliviar a dor no cóccix. Assim como o gelo, 20 minutos de compressa por, pelo menos, três vezes por dia ajudam. Quem não tem bolsa de calor pode usar como alternativa compressas mornas e banhos quentes deixando cair bastante água sobre a região.

6

Já existem almofadas disponíveis no mercado que são exclusivas para pessoas com dor no cóccix. O formato delas lembra o de um assento de vaso sanitário. Se você não encontrou uma específica para essa situação, pode confeccionar a sua própria almofada em casa com um pedaço de espuma recortado no formato de assento. Use elas sobre a cadeira que você se senta.

Como aliviar a dor no cóccix - Passo 6
Imagem: aliexpress.com
7

Corrigir a maneira de se sentar é uma simples atitude que pode fazer a diferença e, sim, aliviar a dor no cóccix. A postura ideal para prevenir e aliviar esse incomodo consiste em coluna e pescoço eretos. Preste sempre atenção na maneira em que você está sentado e evite jogar todo o peso para o final das costas.

8

Evite colchões e sofás muito moles para dormir e repousar. Mesmo que você goste, para aliviar a dor no cóccix as superfícies duras são as mais recomendadas para dormir ou ficar deitada por um longo período de tempo.

9

Se você tem um trabalho onde passa o dia todo sentado, as cadeiras ergonômicas que têm uma abertura perto do cóccix são ideais para prevenir e aliviar dor no cóccix. Quem anda de bicicleta também pode procurar um assento anatômico para aliviar a dor.

10

Sapatos confortáveis e anatômicos fazem toda a diferença para aliviar a dor no cóccix mais rapidamente. As mulheres devem evitar saltos enquanto sentem dor no cóccix.

11

Alguns casos só podem ser resolvidos com fisioterapia sendo que o tempo de tratamento varia de acordo com a causa. A fisioterapia pode tratar essa coccigodínea com exercícios de fortalecimento, relaxamento muscular e técnicas que envolvem uso de calor no local.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar a dor no cóccix, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: aliexpress.com
1 de 3
Como aliviar a dor no cóccix