Partilhar
Partilhar em:

Como saber se quebrei o pé

Passo a Passo
 
Como saber se quebrei o pé

O pés são estruturas complexas que contêm mais de 25% da totalidade de ossos no nosso corpo. Cada pé possui 26 ossos que suportam todo o peso aplicado durante caminhadas, corridas, saltos e danças. Assim, os ossos dos pés estão muito sujeitos a fraturas ou torções. A maior causa de fraturas no pé é um impacto forçado em um dos seus ossos, sendo que o osso quebrado pode variar de acordo com muitos fatores como a natureza do impacto e a existência de doenças que enfraquecem a estrutura óssea. Apesar de podem acontecer com qualquer pessoa, as crianças possuem uma maior vulnerabilidade em relação a este tipo de fraturas. Isso acontece porque, na infância, os tendões e ligamentos são mais fortes do que os ossos e as cartilagens. Geralmente, as fraturas dos pés são fácil e rapidamente tratadas. Contudo, a falta de tratamento de um osso quebrado pode levar a complicações como infeção de estruturas próximas como tendões, nervos e artérias, artrite e outros problemas que podem necessitar de cirurgia corretiva!

Se você está experienciado sintomas e acha que pode ter quebrado o pé, o ideal é consultar um médico para que ele possa fazer um raio-X e comprovar se existe uma fratura. Contudo, o umCOMO tem umas dicas que ajudam a responder à pergunta "Como saber se quebrei o pé?" antes de fazer uma visita ao hospital. Continue lendo e descubra!

Também lhe pode interessar: Como saber se quebrei o dedo do pé
Passos a seguir:
1

Como saber se quebrei o pé? Alguns sintomas de fratura podem ser facilmente identificados para diagnosticar uma fratura. Se você suspeita que quebrou um osso no pé, o sintoma mais aparente e imediato é a dor. O osso em si não possui receptores de dor, mas o inchaço dos tecidos moles em torno do mesmo e a ruptura da membrana que reveste a sua superfície podem ser muito dolorosos.

Espasmos nervosos e musculares também provocam muita dor, indicando que pode ter quebrado o pé. Apesar de ser descrita como insuportável, a tolerância à dor varia de pessoa para pessoa e é essencial consultar o médico para comprovar se o osso quebrou ou não.

A dor de uma fratura tem tendência para aumentar com a atividade e melhorar com o descanso. Confira esse artigo e descubra como aliviar dor no tornozelo.

2

Outro sintoma que também indica que você fraturou seu pé de um jeito muito evidente é a presença de saliências na pele. Um osso que sai da pele necessita de ser tratado com urgência, uma vez que corre o risco de infeccionar, além de ser extremamente doloroso!

3

Se quebrou o pé, é muito provável que a área em torno do osso inche bastante. Esse inchaço é provocado pelo sangramento no tecido circundante e pode durar entre 2 e 3 semanas, dependendo de cada caso.

4

Em caso de fratura do osso do pé, também é comum que apareçam contusões (também chamadas de hematomas) no local da fratura. Se o seu pé apresenta marcas roxas, amarelas ou esverdeadas provocadas pela acumulação de sangue, é possível que você tenha quebrado seu pé.

5

Caso você esteja tentando saber se quebrou o seu pé, confira se consegue caminhar. Um osso quebrado, quase sempre, provoca uma limitação da mobilidade.

6

Se você apresenta um ou mais sintomas dos que foram indicados anteriormente, você deve pegar carona de alguém para o hospital ou chamar um veículo de emergência (ambulância). Não tente conduzir, pois isso só vai provocar mais dor e piorar a sua situação!

O médico examinará o seu pé e, através de raio-X, poderá analisar a gravidade e extensão da sua lesão. Ele também pode pedir outros exames como uma tomografia, caso seja necessário. Caso você tenha quebrado seu pé, esteja preparado para ser tratado com gesso, botas para caminhar, cadeira de rodas ou muletas. Contudo, tudo isso será temporário caso não existam complicações no seu caso.

Para aprender a fortalecer os seus ossos e prevenir fraturas futuras, você pode fazer algumas alterações na sua rotina de exercícios e nos alimentos que ingere diariamente. Agora que respondeu à questão "como saber se quebrei o pé?", confira os seguintes artigos do umCOMO e descubra algumas dicas úteis:

Espero que se sinta melhor bem rapidinho! Não se esqueça de compartilhar a sua experiência nos comentários abaixo!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como saber se quebrei o pé, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como saber se quebrei o pé

O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se quebrei o pé
1 de 4
Como saber se quebrei o pé