As fraturas de osso

Como tomar banho com gesso

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tomar banho com gesso

Ao sofrer lesões em uma parte do corpo, como perna ou braço, as atividades do dia a dia tornam-se verdadeiros desafios, entre eles, como tomar banho com gesso. No entanto, existem algumas dicas simples que podem ajudar a facilitar a realização das suas tarefas. Veja as dicas que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto para você.

Também lhe pode interessar: Como dormir com a mão engessada
Passos a seguir:
1

É bem provável que uma das recomendações do seu médico tenha sido a de não molhar o local fraturado ao tomar banho com gesso, não é mesmo? Falar é fácil, mas e fazer isso? Você até pode encontrar em farmácias algum modelo de protetor de gesso para colocar sobre ou envolta do gesso com o objetivo de não molhá-lo ao tomar banho, mas isso pode ser feito com uma sacola plástica, como as de supermercado.

Como tomar banho com gesso - Passo 1
2

Pode ser preciso mais do que uma sacolinha, mas a questão é que ela pode ser amarrada ou mesmo colada com uma fita adesiva sobre o gesso. Um saco de lixo grande, como os na cor preta ou azul, podem ser ainda melhores, sendo que para evitar que a água entre pelas frestas do saco é possível enrolar ainda um plástico do tipo filme de PVC transparente, que fica bem rente à pele. Se o seu pé também estiver engessado, pode colocá-lo dentro do saco, senão, basta fazer um recorte no seu fundo e assim fica mais fácil de deixar a sacola em volta do gesso.

3

Nesse caso, o truque consiste em enrolar o pé em filme plástico PVC, depois colocar uma toalha pequena ao seu redor e, por fim, usar as sacolas plásticas como já sugerido, presas com esparadrapo na pele ou outra fita adesiva. Outro cuidado que provavelmente o médico lhe orientou a ter é o de manter o membro engessado imobilizado, sendo que a melhor posição para o banho da perna ou do braço vai depender de acordo com o local exato da lesão.

4

Para tanto, em alguns casos é possível colocar no box do banheiro uma cadeira ou banco para que a sua perna fique sobre pela, apoiando-a. Você também pode sentar na cadeira, mas certifique-se de que ela está bem firme. Mesmo assim, muitas vezes pode ser necessário ter a ajuda de uma pessoa para que você tome banho, pelo menos para que ela ajude você a se apoiar. Quem possui banheira em casa encontra mais facilidade em tomar banho com gesso sem molhar, pois consegue controlar melhor a água, porém, conforme o local do gesso pode ser difícil de manter o local imobilizado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar banho com gesso, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como tomar banho com gesso